Home Page Roberto > Contra todas as utopias, inclusive contra a utopia de não ter utopias!
Contra todas as utopias, inclusive contra a utopia de não ter utopias! / última atualização em 18/09/1998 |
por Roberto Tietzmann / todos os direitos reservados, reprodução proibida.
obs. Texto publicado originalmente no NÃO! nº 58.
Basta de utopias! Ao fogo com elas! Vemos a vida com mais clareza se conhecermos as armadilhas e arapucas que a sociedade falida plantou por aí para capturar nossa atenção. Em um verdadeiro serviço de inutilidade pública, o autor deste artigo parte para destruir todas as utopias que passarem por perto e lança as bases de um manual de alerta aos povos. Cuidado! A bestificação começa desde criancinha!
Papai Noel não existe. É um instrumento de adestramento social das famílias de classe média. Se os golfinhos derem cambalhotas, ganham peixe. Se as crianças forem boazinhas, ganham presentes. O princípio é o mesmo. E você caiu nessa, não caiu?
O Coelhinho da Páscoa também não. Foi inventado pelos fabricantes de ovos de chocolate (que nunca se preocuparam em saber como nascem os coelhos!) e depois licenciado pela Duracell. Portanto, não passa de um serviçal das empresas de creme anti-espinhas, que são as conseqüências naturais da páscoa moderna.
A garotinha mais bonita da classe não está dando bola para você. Não, ela só está fazendo ciúme para o cara que ela quer realmente namorar. E, a propósito, você NUNCA vai conseguir responder ao questionário dela. E quando você for tirá-la para dançar nas reuniões dançantes, ela vai se jogar no chão, levar as duas mãos ao tornozelo e pedir para ser retirada de maca da festa!
O marinheiro Popeye é um viciado, e não um exemplo de nutrição. A força dele vem do espinafre, e não de exercícios ou de outras coisas. Inclusive a força moral para dar um cacete no Brutus! Tire o espinafre do lobo do mar e sobra o quê? Um fumante com cara de bunda!
Aprenda inglês senão... in a moment everyone in your house will be speaking it and you will not know how to say a word. Not even ask for coffee. Chico Buarque used to sing "I was the cowboy and my horse spoke only english.". You see, my friend. In the USA even horses know how to speak!
A festa que você não foi. Foi sensacional. Inesquecível. Virou uma orgia enlouquecida e onde todo mundo se deu bem. Inclusive a guria que tu tá a fim não parava de falar em ti, mas como tu não foi, ela teve de dar para três caras. A mitologia das festas perdidas é sempre contada no passado. E nunca se repete. Você acaba nunca indo a uma festa tão boa quanto aquelas que você deixou de ir!
A fita pirata secreta que ninguém tem, exceto um primo de um amigo seu, com um show do Pink Floyd em um buteco do Panamá tocando músicas do ABBA. Ah, isso pode deixar a escola inteira aos seus pés! É só você não deixar NINGUÉM ficar sozinho com a fita (ela pode ser copiada! paranóia! paranóia!) e dizer para todo mundo que nunca ouviu coisa melhor que isso.
Só porque você roubou o carro do seu pai... está achando que vai conseguir traçar aquela guria que tu tá de olho desde o primário? Necas! Ela quer sim ir na festa com você. Ela e mais seis amigas inseparáveis. Que na volta querem carona para casa também. Pode escolher qual delas vai estar de pileque para porquear no estofamento do carro!
A faculdade garante um emprego... para quem dá aula na faculdade e trabalha lá! Não pra você! Assistir aula dá você uma grande experiência e competência para... assistir MAIS AULA. Ou para se tornar o campeão da sinuca no DA. Ou do jogo da velha rabiscado na classe mesmo. Ou de cerveja no bar. Ou da acrobacia observacional dos decotes daquela gata que você está de olho faz uns dez anos. E que está noiva, de casamento marcado com um fuzileiro naval. Mas ela ama você de paixão. Só ela que não sabe!
Quanto mais você souber, melhor qualificado estará... para vencer um game show de perguntas e respostas. Certamente NÃO para encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Até terminar de decorar tudo que precisa praquele concurso, todas as vagas já vão ter sido ocupadas.
A informática aumenta a produtividade... da grana do Bill Gates (ou do pirata de plantão de quem você comprou o Office 98 baratinho). Pra não deixar você chegar mais perto de usar o computador menos tempo, esses escroques minam o sistema com joguinhos altamente viciantes. Resultado: para fazer o serviço no tempo que sobrou depois de ter batido seu recorde no paciência cinco vezes é necessário comprar um Pentium mais rápido. E a CPU só roda com o Windows novo. Que roda lento, pois é mais pesado que o que você tinha. Que precisa de uma CPU mais rápida pra rodar bem. Que daí vai dar conflito com a placa de som, de vídeo e do mouse, etc. etc. E quem paga o mic(r)o, digo, a conta é você.
A única lei de que não duvido é a da gravidade. Bem que tentei (aconselho você a repetir a experiência; assim se constrói o conhecimento da humanidade!) mas acabei todo quebrado no hospital. Duvide de tudo que te dizem. Creia em tudo que lê. Acreditou? Pois não devia. A maior parte do que anda por aí é mentira. Mas se a maior parte das pessoas acredita vira verdade. Ou pelo menos daria uma boa propaganda na TV.