TV Crítica
23/05/02
Aprovada a "Salvação da Lavoura"
O senado aprovou ontem em segundo turno a emenda 5/2002 que permitira a venda de ate 30% do capital das empresas de comunicação para grupos estrangeiros. A sessão foi tumultuada e por pouco não foi adiada. No final, valeu a pressão das empresas de comunicação, que mostraram todo o seu poder. Para conseguir o apoio da oposição, a presidência do Senado implantou o Conselho Nacional de Comunicação, que terá a função de fiscalizar o setor. Mesmo assim, o PDT colocou-se contrário a aprovação da emenda. Segundo Lauro Campos (PDT-DF), a emenda não será suficiente para salvar a GloboCabo da falência. Entretanto, já é em parte de grupos estrangeiros e a venda de 30% da Rede Globo poderá evitar que a holding Globo entre em colapso, beneficiando indiretamente a GloboCabo.
Record x Rede TV!
O clima ontem era de guerra total entre a Rede TV! e a Rede Record. Durante praticamente todo o programa Note e Anote foi exibida uma matéria onde um senhor admitia ter forjado um caso para o programa de João Kleber. Assim, teria sido simulado um falso caso de conflito familiar. Enquanto a Record explorava o assunto, João Kleber, em seu programa, realizava acusações contra a Record e prometia vingança. Até o caso do chute na santa foi relembrado. João Kleber ainda contou que teria recusado uma recente proposta da Record. Para o apresentador, a atitude da Record seria motivada pela ida de Datena para a Rede TV! e as recentes derrotas na disputa pela audiência.
Não é nenhuma novidade o uso de casos forjados é programas populares. A própria Rede Record já foi acusada de ter se valido dos serviços de uma agência especializada em criar tais encenações. No momento, esta é uma prática comum, disseminada em todas as emissoras. Até os telejornais se utilizam de situações forjadas. Talvez a intervenção do Procon, como foi defendido pelo Note e Anote, possa evitar que o público continue sendo enganado.