Voltar à página principal |
As receitas das Festas do Espírito Santo nos Açores |
|
Esta devoção diz ter vindo do Continente que recebeu da Alemanha. Foi introduzida no séc. XIII pela
Rainha Isabel e o Rei D. Dinis. Numa cerimónia especial o Rei e a Rainha coroavam os mais pobres e
faziam acompanhar a cerimónia com uma festa. Os fidalgos pediram autorização para fazerem cerimónia
idêntica nas suas propriedades a partir de uma réplica da coroa do Rei. Nos Açores ainda se mantém muito acesa a Coroação e nas vilas e aldeias é com muita honra que o povo colabora em tais festejos. É preparado um quarto onde fica em exposição a coroa. O responsável cada ano é eleito e tem a seu cargo distribuir aos pobres e aos que se inscrevem e colaboram, Massa Sovada, carne e vinho de cheiro. São também servidas nas festas do Império e do Espírito Santo as tradicionais sopas, feitas com carne fresca benzida pelo Padre. É obrigatório distribuir 50 esmolas de carne, pão e vinho pelos pobres. Servem também arroz doce. | ||
A página web das Festas do Espírito Santo | ||
Index: A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z | ||
Suspiros do Corvo Ingredientes:
Batem-se as claras em castelo bem firme e junta-se aos poucos o açúcar até ficar bem duro. Coloca-se às colheres num tabuleiro untado e coze em forno fraco. Massa sovada do Corvo Ingredientes:Fermento:
Junte os ingredientes e amasse bem. Deixe repousar até subir 4 dedos. Massa:
Mistura-se tudo com o fermento já preparado e amassa-se com a casca de limão e a água de canela. Junta-se a manteiga e ovos, amassando bem (1 hora). Cobre-se e deixa-se levedar. Pode-se fazer roscas, pães ou bolos. Massa sovada de S. Jorge Ingredientes:
Dissolve-se o fermento em água e junta-se 250 grs de farinha. Deixe repousar até levedar. A restante farinha coloca-se numa tigela e junta-se o fermento depois de lêvedo, os ovos e a manteiga derretida. Amassa-se tudo e junta-se o açúcar amassando até a massa ficar bem fofa. Cobre-se e deixa-se levedar 3 horas. Coloca-se a massa num tabuleiro untado e vai a cozer em forno quente que se reduz a temperatura 3 vezes. Massa sovada ou biscoitos S. Jorge Ingredientes:
Batem-se os ovos com açúcar, a casca de limão e 2 cls sopa manteiga. Dissolve-se o fermento em leite e água morna. Mistura-se a farinha e amassa-se. Junta-se leite para ficar a massa fina. Aos poucos junta-se a restante manteiga derretida e quente. Cobre-se a massa e deixa-se levedar. Formam-se bolos e vão a cozer em tabuleiros untados e forno quente. Pode-se colocar em folhas de inhame, de couve ou de conteira. Bolo de véspera de S. Jorge Ingredientes:
Bate-se os ovos com o açúcar e o sal dissolvido em água. Junta-se o fermento dissolvido em leite e a farinha. Amassa-se bem. Cobre-se e deixa-se levedar. Torna-se amassar - bate, estica, rola. Formam-se bolas que se decoram com os símbolos do Espírito Santo e coloca-se uma prenda. Faz-se um buraco no meio. Deixa-se em repouso 2 horas e vai ao forno aquecido. Vésperas do Pico Ingredientes:
Batem-se os ovos com o açúcar e junta-se as manteigas derretidas. Junta-se a farinha e fermento desfeito em água. Amassa-se bem e se necessário junta-se água para a massa ficar mais macia. Divide-se a massa em 12 bolas e amassa-se um de cada vez. Fazem-se bolos e decora-se com os símbolos do Espírito Santo. Deixa-se levedar. Faz-se um furo no meio. Vai em forno aquecido médio. Rosquilhas da noite S. Jorge Ingredientes:
Batem-se os ovos com o açúcar e junta-se a farinha, manteiga e fermento. Amassa-se durante 2 horas .
Cobre-se e deixa-se levedar. Formam-se umas bolas com um corte ao centro e deixa-se levedar novamente. Sopa do Espírito Santo Ingredientes:
Lavam-se as carnes e colocam-se numa panela com água a ferver. Deixe cozer ou use a panela de pressão. Numa terrina coloque as fatias de pão e por cima o caldo da sopa. Numa travessa coloque as carnes cortadas acompanhadas de batata cozida, cenouras e arroz. Na Terceira não usam vegetais com esta sopa. Sopa do Espírito Santo de São Jorge Ingredientes:
Cozem-se as carnes com água e com todos os temperos. Quase no fim junta-se as couves até cozer. Numa terrina coloca-se o pão, a hortelã e rega-se com o caldo bem quente. Pode-se servir a carne junta ou separada. Sopa do Espírito Santo da Graciosa Ingredientes:
Coloca-se a cebola, alho, pimenta e louro num saco de casa, gaze ou fazenda fina Cozem-se as carnes temperadas de sal numa panela de ferro juntamente com a couve. Quando bem cozida retira-se as carnes e na água coloca-se os restantes ingredientes até cozer. A linguiça coze-se à parte. Aquece-se o caldo e vaza-se por cima das fatias de pão e do sangue esfarelado e do fígado cortado assim como as batatas. A seguir à sopa serve-se as carnes com a couve e cenouras e batatas. Carne assada do Pico Ingredientes:
Tempera-se a carne com os alhos picados, e restantes temperos. Rega-se com a água e o vinho e fica para o dia seguinte. Coloca-se numa assadeira com a manteiga, banha e marinada. Vai ao forno e vira-se para assar de todos os lados. Arroz doce do Pico Ingredientes:
Coze-se o arroz com água com a casca de limão e a manteiga. Quando bem cozido junta-se o leite quente e o açúcar voltando ao lume até derreter o açúcar. Retira-se do lume e depois de frio junta-se as gemas previamente batidas, indo depois ao lume para cozer as gemas. Coloca-se na travessa e com a canela decora-se como gostar. Arroz doce Ingredientes:
Lave o arroz e coloque ao lume com o dobro do seu volume em água. Quando o arroz estive cozido junte leite qunte, açúcar, manteiga mexendo bem. Deixe ferve 5 minutos sempre mexendo. Junte pequenas porções de arroz aos ovos batidos e leve novamente ao lume para enxugar. Sirva polvilhado de canela. Massa Sovada da Lagoa Ingredientes:
Fermento:
Prepara-se esta massa e abafa-se até levedar bastante (1hora) Leva-se metade do leite ao lume com o açúcar e vaza-se num cantinho da tigela indo misturando lentamente dobrando a massa, até ficar toda fina. Está bem amassada quando ao abrir os dedos faz uma película fina. Abafa com um plástico e cobertor, colocando uns paus para não colar. Amassando ás 10 da manhã só à noite está pronta para amassar novamente. Unte as formas, molhe as mãos ou unte em manteiga e depois de amassar coloque nas formas e abafe novamente até ao dia seguinte. Leve então ao forno até cozer. Sopa do Espírito Santo Faial Ingredientes:
Forra-se a panela com folhas de couve. Por cima as carnes com sal, alho, cebola, pimenta até cozer. Junta-se o vinho as batatas e o repolho. Na terrina coloca-se o pão partido com a mão e a canela. Dita-se o caldo e leva outra camada de pão. Põe-se a hortelã e a manteiga e o caldo da carne assada. E fica a ensopar. A parte serve-se o repolho, as batatas e as carnes cortadas aos pedaços. Alcatra de Peixe Coloca-se num alguidar cebolas às rodas e toucinho. Alterna-se as camadas de peixes: goraz, garoupa, pargo, rocaz, chicharros, congro e cavala, cebola passada previamente em azeite, tomates pelados, sendo a última de tomates. Azeite. Alcatra Porto Judeu Ingredientes:No alguidar cebola às rodas, alho, louro, pimenta da jamaica, 250 grs toucinho fumado, 1 cl sopa banha, 125 grs manteiga. Peixe de várias qualidades 1 cl sopa massa de tomate e sal dissolvidos em 2 copos de vinho branco. Deixe cozer. Sopa de couve com carne de porco ou vaca São Jorge Ingredientes:
Escalde a carne. Coloque numa panela com água e quando levantar fervura junte a couve picada para calado verde, cebola picada, colorau, folha de louro e sal. Ferve até cozer. Junte batatas descascadas e cortadas aos quadrados. |
||
Optimizado para o Microsoft Internet Explorer 3.0 e defenição de ecran de 800 x 600 pixels. © Pierre de Sousa Lima 1996, 1997. Todos os direitos reservados Última actualização: 31/Jul/97 Concepção e desenho de: Pierre de Sousa Lima Página alojada na Tenha a sua Home Page grátis |