A Costa Marítima e o Polo Petroquímico

São Gonçalo tem uma das maiores bacias pesqueiras do mundo, isso é de grande importância no momento em que o estado concentra investimento na despoluição da baía de Guanabara.

A costa gonçalense fez pesar na decisão da Petrobrás que estava interesada em instalar uma distribuidora no Estado e São Gonçalo foi a cidade escolhida entre outras como Magé, Itaboraí e Niterói. Além da facilidade de acesso a cidade, existe a proximidade com a ilha D'água onde estão os depósitos de derivados de petróleo da Petrobrás.

A distribuidora foi o ponto de partida para a instalação do polo que pretende ser formado pela instalação de indústrias como a Shell, Esso, Texaco, etc. A princípio, será uma área petroquímica mas sem nenhuma restrinção à indústrias de outros setores de produção. Na verdade, a intenção é criar um polo industrial em Guaxindiba, melhor opção por já ser uma zona industrial. A área fica longe do grande centro e próximo a estrada o que facilita o escoamento de 60% da produção do Rio de Janeiro. É o local ideal para ser instalado e não acarretará nenhuma alteração ao meio ambiente.

1