As cores e armas de Portalegre


Na sua obra "Portalegre a Cidade e a Serra" (Introdução, revisão e notas de Luís Bacharel, edição de "A Cidade", Portalegre, 1982), o ilustre pedagogo e jornalista Angelo Monteiro referiu-se sumáriamente á bandeira, cores e armas desta cidade capital de Distrito. Do livro em questão transcrevem-se os dois parágrafos alusivos a estes distintivos simbólicos que todos os portalegrenses devem conhecer:
"Por parecer da associação de arqueólogos, em 31 de Março de 1934, foi superiormente determinado que a bandeira municipal tenha as cores amarela e negra, com listal branco e dizeres a negro. O amarelo reprezenta a terra e exprime firmeza e honestidade.
As armas da cidade são de prata, com pano de muralha ameiado e flanqueado por duas torres, também ameiadas, tudo negro. As torres são iluminadas de oiro. O pano da muralha tem uma porta de oiro pregada e ferrolho negro. "Em chefe", as quinas de Portugal. "Coroa mural de cinco torres".
Este curioso e interessante texto de angelo Monteiro tem como base a portaria nº7798, publicada na 1ªsérie nº75, do "Diário do Governo" de 31 de Março de 1934. O diploma oficial, assinado por António Raul da Mata Gomes Pereira, ao tempo ministro do interior de um dos governos de Salazar, era precisamente dedicado à Constituição Heráldica das Armas, Bandeira e selo do Município de Portalegre. Eis a sua transcrição Integral:
MINISTÉRIO DO INTERIOR
Direcção Geral de Administração Política e Civil
Tendo em vista o parecer da Secção Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e atendendo ao que apresentou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Portalegre: Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Interior, que a constituição heráldica das armas, bandeira e selo daquele Município seja o seguinte:
-ARMAS-De prata, com pano de muralha ameiado e flanqueado por duas torres, também ameiadas, tudo negro. As torres são iluminadas de oiro. O pano da muralha tem uma porta de oiro pregada e com ferrolho negro. Em chefe, as quinas de Portugal. Coroa mural de cinco torres.
-BANDEIRA-Quarteirada de amarelo e negro. Cordões e borlas de ouro e negro. Lança e haste de ouro.
-SELO-Deve ser circular, tendo ao centro as mesmas peças das armas sem indicação de esmaltes e em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres Cidade de Portalegre.
in "Boletim Municipal" nº1, Câmara Municipal de Portalegre, Janeiro de 1991

Ir para o Index 

voltar à pagina inicial


© 1997 jncc@mail.telepac.pt
1