Crateras
O Passado é Incerto



 

Crateras de Meteoros

As crateras de meteoros são uma constante no sistema solar. As fotos tiradas pelas naves de exploração comprovam isto. As fotos de Mercúrio mostram uma paisagem idêntica à Lua. Mesmo as pequenas luas de Marte são cravejadas de crateras. A Terra não seria diferente, porém a erosão vai apagando os vestígios mais evidentes e fica difícil encontrá-las.

No Brasil estão catalogadas quatro cicatrizes deixadas por meteoritos em um incerto passado distante.

Riachão, MA: Lat. Sul 7° 43' - Long. Oeste 46° 39' - Diâmetro 4,5 km - Idade <200 Ma

Araguarinha, MT: Lat. Sul 16° 47' - Long. Oeste 52° 59' - Diâmetro 40 km - Idade 244 Ma

Vargeão, SC: Lat. Sul 26° 50' - Long. Oeste 52° 7' - Diâmetro 12 km - Idade < 70 Ma

Serra da Cangalha, TO: Lat. Sul 8° 5' - Long. Oeste 46° 52' - Diâmetro 12 km - Idade <300 Ma

Destas, a que mais se assemelha ao que conhecemos com a clássica cratera lunar é Serra da Cangalha.
É um testemunho de uma catástrofe ocorrida há cerca de 300 milhões de anos e tem um certo romantismo nisto.
Para mim é uma espécie de chamado. Eu tenho que ir lá ver de perto. O solo reagiu como se fosse d'água atingida por uma pedra. As fotos mostram que o terreno formou ondas concêntricas.

Expedição

Estou levantando dados para fazer uma visita ao local. Já descobri que há ônibus direto de Araguaína para Campos Lindos. Da estrada pode-se ver a Serra da Cangalha. A estrada é asfaltada nuns 50 primeiros quilômetros depois é de terra, mas trafegável todo o ano e é preferível viajar nos meses de julho a setembro quando não chove. O lugar é muito visitado por cientistas de todo mundo que vêm pesquisar justamente a cratera. Obtive estas informações por telefone com pessoal que trabalha em Araguaína com transporte coletivo.
Quem puder acrescentar mais informações não somente é bem-vinda sua ajuda como estará automaticamente convocado para integrar a expedição.

Mapas

Neste mapa pode-se ver claramente a cratera e adjacências.
Há uma imagem de grande definição com cerca de 55 MBites impossível de reproduzir aqui, mas obtenível na internet no endereço http://www.zee.ma.gov.br/
As fotografias foram obtidas nos endereços abaixo e os mapas rodoviários são fotos do Guia 4 Rodas 2003 http://www.unb.ca/passc/ImpactDatabase/
http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/

1