RODBARD' S FAMILY
Willian Rodbard, segundo relatos feitos por meu pai (Edgard Vianna Rodbard *10/01/1920, +08/08/03), foi o primeiro Rodbard vindo da Europa (Inglaterra-Liverpool), para o Chile, junto com os filhos Herbert Rodbard, Thomas Rodbard e as irmãs Hellen, Mabel, Mary e Gessy Rodbard. Willian administrava uma mina de cobre em Valparaízo no Chile. Por volta de 1850/60, os integrantes da família embarcaram com destino ao Brasil, desembarcando em Paranaguá e trazendo na bagagem um Locomóvel (motor a vapor). Após o desembarque em Paranaguá, seguiram para Porto Amazonas, local no qual fixaram residência. Lá passaram a trabalhar com um barco fazendo navegação no rio Iguaçu, transportando erva-mate e madeira. Em uma destas viagens, Thomas foi dado como desaparecido, supondo-se ter morrido afogado no rio Iguaçu.
Das irmãs de Hebert: Hellen Rodbard casou-se com Sr. Kocflache, tiveram um filho de nome Augusto Kocflache que era pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba e outros filhos que não sabemos nada sobre eles. Gessy se casou com Osório Portela da cidade de Campo Largo, Mabel se casou com Terêncio de Paula da cidade de Cantagalo-Guarapuava, tiveram um filho de nome João Rodbard de Paula e outros, Mary, que não se casou era professora de Inglês e Piano na cidade de Prudentópolis-Pr.
Herbert Rodbard veio de Porto Amazonas para Curitiba, onde trabalhou numa fábrica de presunto no bairro do Barigui-Batel, exportavam presunto para (U.K.), nesta época se casou com Florence Margaret Withers que também tinha vindo com sua família da Inglaterra, deste casamento nasceram os seguintes filhos: Cristina (Tia Tote), Isabel, Guilherme (Tukey), Margarida (Tia Nena), Penny, Lídia (Tia Jale) e Caio que morreu (com 20 anos) de cólera em Irati.
Do Casamento dos Filhos do Casal Inglês Herbert e Florence: Cristina casou com Gastão Tiemann e tiveram os seguintes filhos: Arlete, Raquel e Caio. Isabel se casou com Reinaldo Tamplin e tiveram os seguintes filhos: Nicia, Margarida, Felix, Lilia e Diva. Guilherme Rodbard se casou com Escolástica Vianna e tiveram os seguintes filhos: Edgard, Alceu, Alberto, Emir e Guilton Rodbard. Margarida se casou com Thales Borges de Macedo e tiveram as filhas gêmeas Mirtes e Arthemia. Penny se casou com Arilda e teve uma única filha Arilny. Lídia se casou com Carlos Glaser e tiveram os seguintes filhos: Hamilton, Carlos Júnior, Lilian Daisy e Wilma.
Atualmente, os representantes da família Rodbard são os descendentes do casamento de Guilherme Rodbard com Escolástica Vianna, os cinco filhos do casal se casaram da seguinte forma: Edgard Vianna Rodbard, meu pai, casou-se com Maria da Conceição da Cruz e tiveram quatro filhos: Milton, Miltair, Elisa e Guilherme (eu); de Alceu Rodbard com Leonilda Dalcool surgiram Guilton Antônio (Zézão), Hélia e José Alberto (Zézinho); de Alberto Rodbard com Maria Izard Gomez surgiu Mauro Gomez Rodbard; de Emir com Elvira Gomez descenderam Raquel e Rosaura e de Guilton Rodbard com Elemira Kummer (Gegé), surgiram Denise e Henrique e Marcelo. Com o falecimento de Elvira, Emir casou-se com Marli e vivem juntos até os dias de hoje.
Dos Primos Homens: Guilton (Zezão) se casou com Jane Pontaroli, tiveram dois filhos homens: Carlos Eduardo e outro. Milton se casou com Zilda e tem o Miltinho como descendente. José Alberto (Zézinho) se casou com Leonilda e tiveram um casal de filhos: André e ?. Mauro se casou com Ana, até o momento tem três lindas filhinhas. Henrique se casou com Rossimar, possuem dois filhos homens e uma menina. Guilherme (eu) vivo junto com Juliana e pretendemos ter mais alguns descendentes em breve. Marcelo, o primo mais novo, casou recentemente e tem uma filha.
Assim, conforme o que pude resgatar da história, encerro este rápido apanhado da origem e evolução da família Rodbard no Brasil. Caso você tenha alguma informação, curiosidade, ou queira complementar nomes e/ou datas, Envie-me um E-Mail.
Os integrantes da família Rodbard que existem em outros lugares do mundo, queiram por favor entrar em contacto com Guilherme Rodbard.
Clic aqui e faça o download da árvore genealógica da família.