COMIDAS TÍPICAS
CREME DE MARISCO
Ingredientes:
Confecção:
Faça um refogado com cebola, alho francês, e cenoura. Junte a água e o tomate. Tempere com sal e picante q.b. Ligue com a farinha torrada, junte a carne passada da santola e algumas gambas. No fim obtém-se um creme meio espesso. Sirva com cubos de pão frito.
SOPA DO MAR
Ingredientes:
Confecção:
Lave e deixe de molho em água com sal, os mexilhões os berbigões e as amêijoas. Passada uma hora escorra bem. Coza o peixe já amanhado, em água temperada com sal. Retire o peixe e na mesma água coza o camarão. Cubra o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos muito picados. Junte o tomate limpo e picado, o louro e o ramo de cheiros verdes. Quando o refogado ficar bem apurado adicione o caldo de cozer o peixe depois de coado. Acrescente o pimento limpo e cortado aos pedacinhos, o colorau, os mexilhões, os berbigões e as amêijoas. Cozinhe por uns minutos e adicione os camarões pelados.
Caldeirada à Pescador
Ingredientes:
Confecção:
Corte as cebolas em rodelas e coloque-as num tacho de barro juntamente com os dentes de alho picados, sal, pimenta, pimentão doce, salsa picada e azeite. Deixe refogar acrescentando depois a água e o peixe cortado em pedaços suficientemente grandes para não se desfazerem. Quando o peixe estiver cozido, misture as amêijoas. Sirva a caldeirada sobre fatias de pão duro.
Amêijoas à Bulhão Pato
Ingredientes :
Confecção :
Deixe as amêijoas de molho em água com sal durante duas ou três horas. Escorra-as e passe-as por várias águas para lavar, antes de as cozinhar. Corte os alhos às rodelas e pique os coentros. Ponha um tacho ao lume com o azeite e os alhos e quando estiver quente junte os coentros até estalarem. Junte então as amêijoas e tape. Tenha o cuidado de ir virando as amêijoas para que todas passem por baixo. Quando estiverem todas abertas retire-as do lume e tempere com pimenta e sumo de limão a gosto.
Arroz de Safio
Ingredientes:
Confecção:
Amanha-se o safio, lava-se bem, corta-se em postas pequenas e mergulha-se em água fria. Cortam-se e picam-se as cebolas e os dentes de alho, retira-se o pedúnculo aos tomates e escaldam-se em água a ferver para lhes retirar a pele e as grainhas, cortando-os depois em pequenos cubos. Leva-se um tacho ao lume com azeite, deixa-se aquecer um pouco e deitam-se as cebolas, os alhos e a folha de louro, deixando refogar sem alourar muito. Juntam-se os tomates mexendo bem. Refresca-se com o vinho branco, deixa-se reduzir um pouco, e deitam-se as postas de peixe e um pouco de água se necessário. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozer. Depois de o peixe estar cozido, retira-se, deixa-se levantar fervura e junta-se o arroz, deixando cozer. Empata-se o arroz, colocando o peixe de forma que fique um pouco envolvido pelo arroz. Polvilha-se com salsa e coentros picados, e serve-se imediatamente para o arroz não empapar.
Sardinhas Fritas à Nazarena
Ingredientes :
Confecção :
Escamam-se e tiram-se as tripas às sardinhas, temperando-as de seguida com sal. Deixa-se a repousar umas horas. Depois passam-se por farinha fritando-as com óleo ou azeite. Dispõem-se então numa travessa, regando com a gordura da fritura, já com os dentes de alho, a salsa, o vinagre e o louro, que foram ao lume levantar fervura.
CARAPAUS SECOS (VULGO : CARAPAUS ENJOADOS)
Ingredientes :
Confecção :
Escolhe-se o carapau, tira-se a tripa e lavam-se bem, abrem-se ao meio sem os separar, depois de muito salgados colocá-los a secar ao sol num paneiro durante cerca de 4 dias e só depois de seco retirar a cabeça, posteriormente podem servir-se à antiga, secos no prato com batata cozida ou como o cozinham agora cozido com batatas e grelos e regados com azeite e vinagre.