Populous 2

 

Existem alguns truques durante o jogo. Por ex., se seu oponente cria um vulcão, você pode levantar a terra ao redor ou torná-lo inativo baixando a terra, ou plantando muitas flores nele. Construa um povoado permanentemente seguro, criando uma ilha longe de seu inimigo, tão alta quanto possível; isole-a usando as marés periodicamente. Aumente a ilha, construa uma cidade e uma muralha ao redor. Quando usar a peste, atinja um só homem. Então, use o vento para soprar seus oponentes através do caminho da peste. Elimine o líder inimigo e impeça as forças inimigas de conseguirem seu magneto papal, colocando pias batismais ou nivelando as muralhas ao redor da cidade. Se você usa redemoinhos nas ruínas, a população dentro delas será sugada para fora. Para fazer um caminho através da água, use basalto, pois dura mais e não é visto no mapa. Para destruir o basalto após uma erupção vulcânica, nivele a terra ou queime-a, ou então plante flores nela. Você também pode baixar a terra e se estabelecer nela. Para obter relâmpagos sem usar sua energia, ative os relâmpagos como normais e, quando eles aparecerem, pressione [F10] para interromper o jogo. Mova o ponteiro para o canto da tela e pressione novamente [F10]. Os relâmpagos devem continuar sem gasto de energia extra. Para obter poder máximo em cada elemento, vá à tela de parâmetros da divindade e digite [KOPOJAEEMEJMNMFAMEOM]. Você agora terá oito raios de uma só vez.

Eis os códigos para cada nível de centena:

100 HOLLAK
200 ALLOAK
300 UGWIAB

400 SUAFAK
500 ITABAB
600 NELLAF

700 CCEGAT
800 SIUNAT
900 ISEGAC

O designer do jogo, Alex Trowers, apresenta uma série de dicas e truques:

Pântano - Só são úteis para eliminar o líder ou herói inimigo, a menos que você seja suficientemente poderoso para tornar pantanoso todo o seu território. Um dos truques é estender uma rodovia para ser usada pelos acampamentos inimigos, que desemboque diretamente num pântano. Para que os pântanos sejam eliminados, o melhor é subir e baixar constantemente os terrenos. Os pântanos de certa extensão requererão o uso de plantas.

Colunas de fogo - Utilizadas por si só, são bastantes patéticas e fáceis de destruir (pois é, com água...). Se utilizá-las em combinação com o efeito de plantar árvores, pode-se obter uma das combinações mais letais que se pode imaginar. Plante montes de árvores em terra inimiga (com três toques do mouse na tela, no mínimo) e, uma vez feito isso, acenda a mecha. Este efeito é capaz de destruir a metade da população inimiga, dependendo de quantas árvores tiverem sido plantadas anteriormente.

Redemoinhos e tornados - Devem ser desencadeados nas costas inimigas ou nos tanques interiores. Se um tanque do interior suporta um redemoinho (ou seja, mede 2x2 quadrados), então deve-se situá-los ali de imediato. Os líderes ou heróis inimigos devem ser deixados sob os tornados, para reduzir seu nível tecnológico e serem arrastados para longe. No caso de você ser uma das vítimas, a única coisa a fazer é elevar seguidamente os terrenos e aterrar os tanques.

Vento - Antes de usar o vento, assegure-se de que nenhum de seus homens ande pelo mesmo caminho. Antes de desencadeá-los, situe uma série de pântanos ou terremotos atrás do inimigo, fazendo com que a população caia nos pântanos e morra afogada. Também podem ser utilizadas as pias batismais, mas isso será perigoso se elas estiverem na borda do mapa. E outra opção, quando se dispõe de muito terreno liso, é usar a tática de pressão de vapor: crie um muro de castelo que abarque todo o seu território e situe o vento de forma que derrube o muro em território do inimigo. Isso não fará dano algum às pessoas, mas no momento de acabar o vento terá reduzido consideravelmente o terreno, e você terá uma grande planície para começar a construir.

Maremotos - São definitivamente um dos efeitos mais devastadores, sendo grande o número de mortos sob esse efeito. Para não cometer suicídio, crie uma piscina em forma de U em suas terras. Situe o maremoto dentro desse U e ele se moverá em sua direção. Sua ilha estará completamente a salvo, se o maremoto tiver sido enviado na direção correta. Se ele está se aproximando de suas terras, só resta a alternativa de erguer um muro em seu caminho, mais alto que as ondas. Os espigões de basalto também serão efetivos contra algumas ondas. Mas, fabricá-los leva tempo e pode impedir sua expansão.

Fungos - São de grande utilidade quando se dispõe de grande espaço de terreno plano, geralmente quando o jogo está acabando.Funcionam segundo os princípios básicos da vida: se qualquer célula é adjacente a outras duas, então sobreviverá (isto incluindo as diagonais). Qualquer outra quantidade de células implica em que esta morrerá de solidão ou por abarrotamento, e se há três células frente a um quadrado vazio, nascerá uma nova célula. Por meio destas regras, é possível criar padrões para o desenvolvimento de diversas tarefas. Perto do fim do jogo, é possível criar padrões de bombas que explodem e espalham fungos por toda parte, padrões de planadores que saiam voando em qualquer das oito direções e os padrões assassinos que destruam uma só casa inimiga sem deixar rastro. Há muitos outros padrões, mas é preciso certa experiência para usá-los. Pode-se criar uma livraria com todos os mais úteis.

Muros de castelo - Embora os primeiros estados sejam quase sem efeito, no final podem formar uma formidável barreira, impedindo a passagem do inimigo. Se você criar um grande muro em torno de suas terras, sempre que tomar um acampamento inimigo deve estender esse muro para rodeá-lo. Desta forma, o inimigo não terá ocasião de recuperar os acampamentos perdidos.

Heróis - Escolha o herói mais conveniente para cada trabalho. Se você passou todo o jogo transformando em pântano o terreno inimigo, não será muito adequado enviar-lhes Aquiles. Eis uma lista de circunstâncias favoráveis para cada um dos heróis:

Aquiles: - Quando o território inimigo estão cobertos de bosques, rios de lava provenientes dos vulcões ou colunas de fogo.

Odisseu: - Território inimigo coberto de tormentas. É necessário atacar com rapidez.

Adonis: - Território inimigo coberto de pântanos e hongos. A população inimiga tem de ser pequena ou o jogo pode ser revertido.

Héracles: - Território inimigo coberto por terremotos. É um bom herói na de golpear.

Perseu: - Todos os terrenos em geral. É útil se o território inimigo tem um pouco de todos os efeitos de terra.

Helena: - Sempre que não se disponha de pias batismais em território inimigo. Ao contrário de outros heróis, Helena pode surgir de um líder muito fraco.

Tente atrapalhar o líder inimigo antes que se transforme em herói. Se não conseguir, tente disparar um raio nele ou afogá-lo na água.

Pragas - Se uma praga atingiu sua população, você tem um belo problema pela frente. Se você enviar uma praga a uma casa, tente plantar um fungo atrás dela. Isto reduzirá o tamanho da casa e expulsará seus habitantes para que levem a praga mais além. Não há nada que se possa fazer contra a praga, exceto matar as pessoas para que não a espalhem. Uma tática de risco é amontoar os infectados em pias batismais e passar o problema ao outro jogador. Também é possível tentar-se transformar os infectados num único líder antes de convertê-lo em herói. Você não pode permitir ter enfermos entre sua população.

1