O jogo

 

Nosso objetivo é manter esse jogo bem simples. Nós não temos um mestre ativo narrando uma história.

Queremos encorajar você a fazer uma história própria para seu personagem e a jogá-la desenvolvê-la o melhor possível.

Ninguém estará controlando o desenrolar do jogo senão os jogadores, porém há uma "supervisão" para manter as coisas em ordem e equilíbrio, como regras, personagens, etc. Essa "supervisão" é feita por um corpo de Narradores.Qualquer coisa pode acontecer. Estamos permitindo que você aja do modo que você acha que seu personagem agiria, e a criar uma grande crônica, ao juntar suas ações com as dos outros personagens.

Porém existe uma história básica. Você está numa cidade chamada Caligine. É uma cidade relativamente pequena, nenhum grande centro regional, onde as noites são tão agitadas e longas como em qualquer cidade grande. Existe uma casa noturna bem popular chamada Haven e um antigo casarão, onde você pode sempre encontrar boa companhia, boa bebida e ouvir boa música. O lugar está sempre ocupado por uma variedade de pessoas (NPCs) e a decoração segue um estílo bem gótico-punk.

É seu dever manter as leis da sua linhagem, seja a Máscara, o Véu, Protocolo, ou qualquer código que sua linhagem siga para manter sua identidade e existência em segredo.

Cada canal de jogo corresponde a um lugar diferente, onde está seu personagem. Assim, não é permitido estar em mais de um canal de jogo ao mesmo tempo. Além disso, cada canal tem sua própria descrição e pode representar um lugar tão grande quanto uma reserva florestal (#Parque), quanto um lugar fechado, como o Haven (#Haven). Desse modo, é importante perguntar aos outros jogadores onde seus personagens estão antes de começar a interagir com eles. No mesmo canal de jogo (#Haven), podem haver personagens no balcão, na pista de dança, etc.

 

On vs. Off

 

Consideramos em ON tudo aquilo realizado pelos PERSONAGENS e em OFF tudo aquilo que, mesmo que esteja relacionado ao jogo, seja de conhecimento apenas do JOGADOR, mas não necessariamente do personagem.

É importante separar bem as duas coisas.

Imagine que seu personagem está, por exemplo, no balcão do bar no Haven (#Haven), e que dois personagens estão conversando em uma cabine (também no canal #Haven). O que se passa na cabine é de conhecimento de todos os que estão lendo o que está sendo escrito no canal, mas não é de conhecimento de seu personagem e por isso essa informação, por mais valiosa que seja (a troca de informações valiosas por exemplo), NÃO pode ser usada no jogo.

Outro exemplo: você possui todos os livros da White Wolf e por isso conhece tudo sobre todas as criaturas do World of Darkness. No entanto você joga com um Vampiro em Caligine. Se seu personagem não possuir na ficha dele o conhecimento sobre Lupinos, você deve representar no jogo que não sabe nada sobre Lupinos. Claro que você pode vir a aprender coisas sobre os Metamorfos durante o jogo, mas isso é outra história.

Não será tolerada a troca de informações de OFF para ON nesse jogo.

 

Regras

 

Não acredito que isso precise de muita explicação considerando que está tudo nos livros, mas algumas modificações e lembretes são válidos.

Estamos usando as regras referentes à segunda edição dos jogos da linha Storyteller. Isso pode vir a mudar com o tempo e os jogadores serão avisados pela lista de discussões. Abriremos espaço para discussões sobre as regras com os jogadores.

Não use poderes que você não tem, você pode ser banido do jogo por "roubar". Também não acrescente pontos de experiência que você não recebeu. Represente seu personagem conforme o descrito na sua ficha de personagem.

Toda ação importante que involva dados e regras deve ser salva em LOG (procure essa opção no seu cliente IRC). Inclua aqui lutas, rituais de conjuração, ações que modifiquem um ambiente e qualquer ação que envolva outros personagens e que possa prejudicá-los, bem como ações que modifiquem de alguma maneira a sua ficha de personagem ou a ficha de outro jogador. Um Narrador pode requerer esse LOG para aprovar o resultado de uma luta ou a modificação em uma ficha de personagem - se o LOG não tiver sido salvo, existe o risco da ação não ser considerada válida e não ter efeito no jogo.

O combate é simplificado. Cada turno pode ter várias ações, sejam ataques ou esquivas. Soaking (resistência ao dano) não é uma ação. Depois da iniciativa tudo é considerado uma ação: falar (mais que algumas palavras), mover, atacar ou defender, sacar arma, etc. Iniciativa é rolada com Raciocínio + Prontidão, dificuldade 4. Se houver um ataque de surpresa, o atacante joga contra a dificuldade 4 e o atacado o fará contra uma dificuldade 6. Depois disso, cada jogador terá um número de ações de acordo com o uso de Celerity, Fúria ou alguma magia, na ordem da iniciativa, do jogador com o maior número de sucessos ao de menor número, seguindo-se qualquer um que não tenha conseguido nenhum sucesso (todas as ações por último). Uma falha crítica (botch) na Iniciativa impede um jogador de fazer qualquer ação naquele turno, e o personagem perde quaisquer Pontos de Sangue, Fúria e Quintescência que tiver gasto. As ações se alternam conforme descrito nos livros até que ninguém tenha mais ações e um novo turno, com novas iniciativas, comece. Qualquer problema é só chamar um mestre para supervisionar a luta.

Cheque o texto Combate.txt para detalhes.

Nota sobre rituais

A fórmula para aprender rituais taumatúrgicos e ritos de licantropos é:

Você precisa ganhar 5 X [Nível do ritual] em pontos de experiência. Esses pontos não são para serem gastos nesses rituais, nem precisam ser guardados, acumulados. Eles somente representam o tempo que o aprendizado leva. A cada 5 pontos de experiência ganhos você recebe um nível em ritual. Pode gastá-lo ou acumulá-lo para ter níveis suficientes para aprender um ritual "mais caro". Depois que o ritual for aprendido, a contagem recomeça. Exemplos:

1. 1o nível = ganhe 5 exp. para aprender um ritual nível 1;

2. 2o nível = ganhe 10 exp. para aprender um ritual nível 2;

3. 3o nível = ganhe 15 exp. para aprender um ritual nível 3;

4. 4o nível = ganhe 20 exp. para aprender um ritual nível 4;

5. 5o nível = ganhe 25 exp. para aprender um ritual nível 5;

6. 6o nível = ganhe 30 exp. para aprender um ritual nível 6;

7. 7o nível = ganhe 35 exp. para aprender um ritual nível 7;

8. 8o nível = ganhe 40 exp. para aprender um ritual nível 8;

9. 9o nível = ganhe 45 exp. para aprender um ritual nível 9;

10. 10o nível = ganhe 50 exp. para aprender um ritual nível 10.

Lembre-se que você deve conseguir alguém que lhe ensine o ritual, seja um espírito, um mentor, outro personagem, ou até mesmo acesso a uma biblioteca. Leva uma semana por nível para aprender um ritual.

Exemplo:

Hash é um tremere e quer aprender o ritual de taumaturgia "Toque Demoníaco" (Devil's Touch). Ele possui 2 pontos de experiência e resolve gastá-los para aumentar seu nível em uma abilidade de 1 para 2 dots. Na semana seguinte ele recebe mais 3 pontos de experiência, que junto com os 2 anteriores fazem um total de 5 - mais um nível de rituais a ser gasto. Hash pede então que seu Primogênito lhe ensine o ritual, em ON. O ensinamento em si não precisa ser representado, mas Hash só poderá fazer o ritual depois de uma semana, tempo necessário para aprender o ritual. Os 3 pontos ganhos poderiam ter sido gastos mesmo antes do fim do aprendizado, ou mesmo antes de Hash contactar seu primogênito.Além disso, Hash poderia ter guardado esse nível de ritual e, depois de ganhar mais 5 pontos de experiência e com isso mais um nível de ritual, gastá-lo em um ritual de nível 2, levando 2 semanas para aprendê-lo.

Pontos de experiência

O máximo que se pode ganhar por semana é 5 pontos e você deve ter uma boa razão para ganhá-los. Sentar no bar o dia inteiro conversando não vai lhe dar exp. a não ser que você ganhe informação preciosa com essa conversa, informação importante para a sua história.

Semanalmente deve ser enviado ao seu mestre responsável por exp. (quase sempre aquele que aprovou o seu personagem) um formulário com o nome do seu personagem, quantos exps. ele adquiriu aquela semana, porque, e como pretende gastá-los.

Deve haver uma boa razão para gastar exps. numa determinada abilidade ou atributo, ou um meio pelo qual você aprendeu esfera nova ou dom novo.Tudo deve ser justificado.

Backgrounds (Antecedentes) podem ser aumentados através de roleplaying - inclua no formulário qual background você quer aumentar e a justificativa. Sempre informe ao seu mestre qualquer modificação feita em sua ficha para que a tenhamos atualizada.

Magos devem informar ao mestre, no formulário de exps., possíveis "insights" (que permitiriam ao Mago aumentar seu Arete), e pontos de Paradoxo ganhos durante a semana e pelo que eles foram trocados (Paradox Flaws).

Da mesma forma, Metamorfos devem incluir seus feitos que lhe dariam Renome.

Lembre-se, nosso objetivo é a diversão, "roubo" não será tolerado !

 

Como jogar

--Via IRC (internet relay chat). Consiga o seu em --http://www.mirc.co.uk.

--O servidor é qualquer um da Magicstar Network. Para uma --lista vá em http://www.magicstar.net/.

--Um deles é: gryphon.magicstar.net, ports 6660-6669 (esse é --o --que eu uso).

--Nosso canal principal é #Haven e corresponde à casa --noturna --onde os personagens supostamente se reúnem.

--Outros canais são: #Praça (passagem obrigatória para entrar ou sair do #Haven, é uma praça com estacionamento em frente ao bar), #Parque (área da floresta perto da cidade) e #Caligine (bate-papo e é onde se tiram as dúvidas, canal em OFF). Outros canais podem ser criados de acordo com a necessidade de cada um (como #casa-do-fulano).

 

Basicamente não existe uma etiqueta para o canal. Você deve agir e falar exatamente como o seu personagem o faria. No entanto desrespeito de qualquer tipo fora do jogo não será tolerado.

Tenha em mente quanto carisma e etiqueta seu personagem tem. Aja dentro dos padrões da sua linhagem, sua tribo/clã/tradição/etc., siga sua Natureza e seu Comportamento.

Se você não gostar do jeito de falar ou agir de um PERSONAGEM, você tem o dever de se retirar ou, heheh, enfim, eliminar seu problema.

Discussões, comentários e ações que ocorram em qualquer canal de jogo são consideradas ações de personagem, estão em ON, ou IC (in character), a não ser que seja dito o contrário por um Narrador. Qualquer coisa em OFF, ou OOC (out of character) não é relevante para as histórias. Nenhuma informação recebida em OFF pode ser usada em ON !

 

Notamos que usar o comando /me inibe muitas ações, empobrescendo o jogo. Por isso existe o seguinte código para ser usado no jogo:

(( )) - ponha no duplo parêntese coisas um OOC, exemplo:

((Olá para todos !))

((como foi o seu fim de semana ?))

>> << - isso indica conversas mentais, tipo telepatia, envolvendo o uso de disciplina, magia ou
um dom, exemplo:

>>vê o cara à sua direita ?<<

>>sim, e daí ?<<

>>a aura dele é negra, afaste-se<<

## ## - indica o uso de uma disciplina, dom, magia, qualquer outro poder do tipo, e mais: gastos de Força de Vontade (Willpower), Fúria (Rage), Gnose, Pontos de Sangue (Blood Points), Quintescência, enfim, qualquer coisa da ficha do personagem que possa ser gasta. Exemplo:

##obfuscate## ##ler aura##

##sentir a wyrm##

##acender o cigarro com o dedo, forces 3, prime 2##

##1 Fúria para ação extra##

##1 Gnose - Toque da Mãe##

##1 Quint.##

##2 BP - Celerity##

< > - indica a língua ou modo de falar do personagem, exemplos:

...

e então, conseguiu aquela informação ?

:: :: - indica ação. Procure descrever suas ações o melhor possível, e de preferência na

terceira pessoa do singular, para que o texto se pareça com uma narrativa, exemplo:

::senta-se a uma mesa, sozinho, e se inclina confortavelmente enquanto chama o garçon::

::ataca o fulano com sua adaga de prata, visando o peito::

::brande as mãos e diz algumas palavras numa língua arcaica::

::finalmente corta a cabeça de fulano com sua catana, caindo sobre os joelhos em seguida enquanto os postes começam a piscar e estourar:: ((soa familiar ?))

Volta

1