Uma noção sobre Proxy ...
1. Introdução

Os proxies são principalmente usados para permitir acesso à Webatravés de um firewall (fig. 1). Um proxy é um servidorHTTP especial que tipicamente roda em uma máquina firewall. O proxyespera por uma requisição de dentro do firewall, a repassa parao servidor remoto do outro lado do firewall, lê a resposta e enviade volta ao cliente.

Visão geral do proxy
Figura 1: Visão geral de um proxy
O proxy está rodando ou em um servidor firewall ouqualquer outro servidor interno que tenha acesso total a internet -ou em uma máquina dentro do firewall fazendo conexões com o mundoexterior através de SOCKS ou qualquer outro software firewall.

Normalmente, o mesmo proxy é usado por todos os clientes em umasubrede. Isto torna possível para ele fazer caching eficientede todos os documentos requisitados.

A habilidade que o proxy tem no uso do cache, o torna atrativo paraaqueles que não estão dentro do firewall. Configurar um servidor proxyé fácil e os mais populares programas clientes Web já tem suporte a essaferramenta. Sendo assim, torna-se simples a tarefa de configurar um grupode trabalho inteiro para usar o serviço de cache do proxy. Isto reduz oscustos com tráfego de rede porque muitos documentos que são requisitadossão lidos do cache local.

A metodologia atual é baseada em um código de gateway escrito por TimBerners-Lee como parte do libwww(WWW commom Library). Kevin Altis, Ari Luotonen e Lou Montulliforam os principais contribuidores para a padronização do proxy.

Lou Montulli, autor deLynx, fez as primeiras mudanças no libwww emcolaboração com Kevin Altis. Ari Luotonen mantém oCERN httpd.

Obs.: Se você está usando uma tela com configuração VGA, pode-se, já que a figura não caberá na tela, clicá-la para que apareçaem uma janela separada.
1