8. O Futuro

Como o entusiasmo pelos proxies foi somente agora despertado, há muitosdetalhes que estão em estágios primários, embora a funcionalidade básicajá esteja pronta. O cache é uma área muito extensa e complexa sendo umacoisa que necessita ser bastante melhorada. O proxy deveria ser melhoradopara fazer lookahead, retornando todos os documentos que provavelmenteserão acessados. Por exemplo, todos os documentos referenciados peloúltimo documento lido pelo cliente, juntamente com as figuras associadas,também deveriam ser lidos.
O protocolo HTTP também deveria ser melhorado para permitir requisiçõese respostas multi-parte: isto permitiria que tanto softwares de cache comode mirroring fizessem refresh de uma grande quantidade de documentos emuma simples conexão ao invés de ter que re-conectar ao servidor para cadaarquivo. Mensagens multi-parte são também necessárias por clientes Webpara receber todas as imagens do documento com uma única requisição.
Vários aspectos da arquitetura proxy necessitam ser padronizada. Umnúmero de porta do servidor proxy deveria ser assinalado pela autoridadeda Internet. No lado do cliente há uma necessidade para um mecanismo de"fallback" para proxies, onde o cliente poderia se conectar a um segundoou terceiro servidor proxy se o primeiro falhasse (como DNS). Também ummétodo de procura dinâmica para achar o proxy mais próximo é necessário:isto poderia ser feito usando-se um nome padrão DNS - www_proxy.my.domain,por exemplo.
1