As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
A lista das Maravilhas do Mundo foi modificada muitas vezes, porém a mais usada e tida como a oficial foi feita no Século VI, d.C.
Esta é composta por:
Contrariando o que muitos acham, apenas a Grande Pirâmide de Khufu(Cheops) se encontra na lista das maravilhas. O monumento foi construído pelo faraó egípcio Khufu, da quarta dinastia, por volta do ano 2560 a.C., para servir de túmulo quando morresse. Acredita-se que a obra tenha sido feita num período superior a vinte anos.
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos pelo Rei Nebuchadnezzar (625-605 a.C.) para agradar e consolar sua esposa Amytis. Os terraços foram construídos um em cima do outro e era irrigado pela água bombeada do Rio Euphatres. Nesses terraços foram plantados árvores, flores tropicais e alamedas com altas palmeiras. Dos Jardins podiam-se ver as belezas da cidade abaixo. Localizavam-se a 50 km do sul de Bagdá, Iraque.
A Estátua de Zeus, em Olímpia (costa oeste da Grécia moderna - cerca de 150km de Atenas), foi feita pelo escultor Phidias no Século V, a.C. Era uma opulenta estátua de ouro e marfim com 13m de altura. Após 10 séculos de existência, a estátua foi destruída. A única idéia que se tem da Estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõe carregar a figura original da Estátua.
O Mausoléu em Halicarnassus, situado na Ásia Menor (sul da Turquia). Depois da morte do Rei Mausolus de Caria, na metade do Século IV d.C. , a Rainha Artemisia contratou arquitetos gregos para que construíssem um soberbo monumento sobre os restos mortais do rei. O nome à estrutura foi uma homenagem à Mausolus e hoje é aplicada em sepúlcros suntuosos. Era retangular com base de 40x30m, media 45m de altura e sua beleza não estava apenas na estrutura mas também na decoração e estátuas que o compunha.
O Templo de Artemis em Epheseus, construído pelos colonizadores gregos em Epheseus, 50km ao sul de Izmir (Smyrna) na Turquia. Os colonizadores encontraram os habitantes da Ásia cultuando uma Deusa a qual identificaram como Artemis (Diana). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentado muitas vezes. Somente na quarta expansão, o Templo foi incluído na lista das Maravilhas do Mundo. O Templo levou cerca de 120 anos para ser terminado. Ele foi destruído num incêndio em 21 de julho de 356 a.C., no mesmo dia em que nascia Alexandre, o Grande. As 127 colunas tinham 20m de altura.
O Colosso de Rhodes, uma grande estátua de bronze erguida por volta de 280 a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega de mesmo nome. Representava o Deus Sol Helios e media 33m de altura. A Estátua guardava a entrada do porto, e foi destruída num terremoto em 224 a.C. Após centenas de anos, aproximadamente em 656 d.C., os fragmentos da estátua foram vendidos como sucata e então foi derretido.
O Farol de Alexandria, no Egito. Feita de marfim branco por Pitolomeu I e Pitolomeu II na ilha de Pharos,no qual se derivou o nome Farol. Esta estrutura media 117m de altura. Durante o dia os espelhos no topo refletiam a luz do sol e, durante a noite, o fogo era utilizado para guiar as embarcações.