ASSISTENTE GRÁFICO

            O uso da representação em forma gráfica no meio comercial e científico é explicada pelas seguintes razões:

- ser de mais fácil visualização
- apresentar um maior volume de informaações concentrada por unidade de área
- ser capaz de realçar o fato que merecce mérito e minimizar o fato que não apresenta importância

            Sendo assim, para que nossas tabelas possam ser convertidas em gráficos, o ambiente Excel nos fornece um "Consultor" denominado "ASSISTENTE GRAFICO cujo ícone de entrada pode ser encontrado na barra de tarefas.



            Neste "consultor" o usuário pode encontrar soluções e explicações sobre as diferentes formas de representação gráfica disponíveis e alguns exemplos sobre como aplica-las.

            As representações gráficas disponíveis do ambiente Excel são: Colunas, Barras, linhas, pizza, dispersão, área, rosca, radar, superfície, bolhas, ações, cone, cilindro, pirâmide.

            O "LAYOUT" da tela do Assistente Gráfico é dividido da seguinte forma:
- há dois campos denominados: Tipo padrrão e Tipos personalizados. Ao selecionar por exemplo a "tipo de gráfico" denominado "colunas" no campo esquerdo da tela, todas as funções a ela correlacionadas são mostradas no campo direito denominado "Subtipo de gráfico".
- ao selecionar o nome da "tipo de gráffico" as opções disponíveis aparecem ao lado no campo "subtipo de gráfico". Neste campo uma explicação resumida aparece abaixo das opções.
- um botão ao ser pressionado nos permiite Ter uma visualização da forma final do gráfico com os nossos dados.
- temos o botão "?" denominado assisteente do office onde informações mais detalhadas sobre a função selecionada podem ser conseguidas.
- temos os botões CANCELAR, VOLTAR, AVAANÇAR e CONCLUIR



            Após selecionar a função (como por exemplo ), uma outra tela aparece e nesta basta preencher os campos adequados para que a solução correta possa ser conseguida.

            Com o objetivo de tornar a compreensão dos diferentes tipos de gráfico mais clara, pode-se agrupar os modelos de gráfico em oito grupos distintos:

Entrada: * Colunas, Barras, cone, cilindro, pirâmide
Entrada: * linhas
Entrada: * pizza
Entrada: * rosca
Entrada: * dispersão
Entrada: * Área
Entrada: * Radar
Entrada: * Superfície
Entrada: * Bolhas


1