O uso das Funções FX
Para as demais operações matemáticas, que são muitas com certeza, o ambiente Excel nos fornece um "Consultor" virtual denominado "FUNÇÕES FX" cujo ícone de entrada
pode ser encontrado na barra de tarefas. Neste "consultor" o usuário pode encontrar soluções e explicações para uma grande quantidade de problemas mais comuns nas áreas comerciais e científicas. Entretanto se o usuário conhecer bem o uso deste consultor, poderá transcender a ele e adequar suas ferramentas para o uso em qualquer problema onde a matemática seja requisitada.
O problemas mais comuns nas áreas comerciais e científicas colocados a disposição nas funções FX são: Banco de Dados, Data e Hora, Estatística, financeira, Informações, Lógica, Matemática e Trigonométrica, Procura e Referência, Texto.
O "LAYOUT" da tela da função Fx é dividido da seguinte forma:
- há dois campos denominados: Categoriaa da função e Nome da função. Ao selecionar por exemplo a categoria da função denominada "Matemática e Trigonométrica" no campo esquerdo da tela, todas as funções a ela correlacionadas são mostradas no campo direito denominado "Nome da função".
- ao selecionar o nome da função sua siintaxe aparece abaixo do campo categoria da função.
- temos o botão "?" denominado assisteente do office onde informações mais detalhadas sobre a função selecionada pode ser conseguida.
- temos os botões OK e CANCELAR
Após selecionar a função (como por exemplo POTÊNCIA), uma outra tela aparece e nesta basta preencher os campos adequados para que a solução correta possa ser conseguida.
Sendo assim o usuário pode sem dificuldade solucionar problemas matemáticos e mesmo criar um banco de dados.