INTRODUÇÃO

            Desde a mais remota antigüidade, o ser humano vem buscando e desenvolvendo meios e máquinas para realizar cálculos, do mais simples ao mais complexo, com o mínimo de tempo e o máximo de eficiência. Do primitivo cálculo feito através de contas e conchas até os realizados hoje, pelos supercomputadores, muito tempo se passou, mas o princípio continua o mesmo: CALCULAR !

            Foram nos anos pós-Segunda Guerra Mundial, que com a incorporação das novas tecnologias, então desenvolvidas, o projeto do computador se tornou realidade.

            Surgiu a Primeira Geração de computadores, marcada pelos grandes e dispendiosos equipamentos, com dezenas de milhares de válvulas, grande consumo de energia e problemas de superaquecimento. Estes equipamentos trabalhavam por curtos períodos de tempo e acarretavam grandes problemas de manutenção. Mesmo assim já demonstravam a eficiência do computador em facilitar o trabalho humano.

            A Segunda Geração de computadores surgiu na década de 50 com o advento dos transistores. Aumentaram a capacidade de memória e o tempo de trabalho. O consumo de energia e o superaquecimento diminuíram assim como os problemas de manutenção.

            Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Circuitos Integrados (CHIP'S) os computadores diminuíram radicalmente de tamanho, com grande redução do consumo energético e aumento de memória. Era a terceira geração.

            A Quarta Geração, pertencem os equipamentos que vamos utilizar neste curso. são equipamentos que utilizam-se de Circuitos Integrados V.L.S.I. que ‚ a abreviatura em inglês para Grande Escala de Integração de Componentes. São os microcomputadores que com seu baixo custo e reduzido tamanho foram responsáveis pela popularização dos computadores.

            O COMPUTADOR

            O computador é um equipamento eletrônico capaz de armazenar informações (dados que são genericamente chamados de arquivos) e realizar tarefas para as quais foi previamente instruído (programas). Este processo de manipulação de dados ‚ chamado Processamento. É o processamento de dados e a capacidade de manipular diferentes tipos de informações que diferencia o computador de outros equipamentos eletrônicos semelhantes a ele.

            Para efeito de classificação podemos dizer que existem 6 tipos de computadores:

            - Supercomputadores;

            - Computadores de Grande Porte (Mainframes);

            - Minicomputadores;

            - Microcomputadores (Personal Computers);

            - Computadores portáteis.

            - Computadores instalados em roupas (Wearable computers).

            PERIFÉRICOS

            Para que possamos fornecer e receber dados do computador necessitamos acessá-lo através de equipamentos externos a ele conectados. Este equipamentos externos recebem o nome de periféricos. É através dos periféricos que nos comunicamos com o computador. Ex.: teclado, impressora, drive, scanner, mouse, etc.

            MEMÓRIA

            Memória é a capacidade física do computador armazenar arquivos. É medida em bytes.

            A menor unidade de medida de memória de um computador é o bit. O bit ou impulso básico (basic input) é uma unidade do sistema binário representada pelo algarismo um (1) (ligado) ou o algarismo 0 (desligado). Oito bits formam um byte, que vem a ser um caracter.

Existe um padrão internacional para medidas de memória de computadores, onde:

            1024 bytes = 1 Kbyte (Kylobyte)

            1024 Kbytes = 1 Mbyte (Megabyte) + de 1 milhão de bytes.

            1024 Mbytes = 1 Gbyte (Gigabyte) + de 1 bilhão de bytes.

            FUNCIONAMENTO

            O computador funciona basicamente, de duas formas simultâneas. O equipamento (hardware) constituído do computador e seus periféricos, os quais mantém e alimentam a memória. E a memória, na qual são processados os dados e onde trabalham os programas (software). As partes básicas do computador são denominadas unidades.

            Unidades do computador:

            -Unidade de Entrada - teclado, fita magnética, discos, mouse, etc

            -Unidade de Processamento - C.P.U.

            -Unidade de saída - vídeo, impressora, discos, etc.

            - Unidade de memória - Magnéticas, Opticas, semicondutores (R.A.M ;E.P.R.O.M; pin stick).

            UNIDADE DE ENTRADA

            É por onde inserimos (INPUT) dados no computador. As principais são:

            - teclado; mouse; discos; scanner

   UNIDADE DE PROCESSAMENTO

            É através desta unidade chamada de C.P.U. ( Central Processor Unit ) ou Unidade Central de Processamento que o computador recebe os dados transmitidos pelas unidades de entrada, decodifica-os e os trabalha (processamento). Pode-se dizer que a C.P.U. é o computador em si.

            UNIDADE DE SAÍDA

            É por onde os dados já processados pelo computador são transmitidos (OUTPUT) ao usuário do sistema. As principais são:

            - vídeo-monitor;

            - discos;

            - fitas magnéticas;

            - impressoras.

            UNIDADE DE MEMÓRIA

            Aqui os dados recebidos e processados pelo computador são armazenados. Existem duas unidades de memória: E.P.R.O.M. - é uma abreviatura em inglês para Erasable, Programmable Read Only Memory (Memória somente de Leitura Apagável e Programável). Esta memória como diz o nome ‚ somente para leitura dos dados nela gravados pelo fabricante do computador não podendo de modo geral apagá-la ou modificá-la.

            Contém informações para as rotinas básicas de funcionamento do equipamento assim como para detectar eventuais falhas.

            R.A.M. é abreviatura em inglês para Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório ). Esta é a memória volátil do computador, onde lemos e incluímos informações que nela permanecem somente enquanto o equipamento estiver ligado. Sendo necessário que gravemos estas informações para que possamos preservá-las. Este processo de armazenamento de informações é feito em discos ou fitas magnéticas.

            PROGRAMA

            Programa ‚ uma série de instruções codificadas transmitidas ao computador numa determinada linguagem de forma que ele possa interpretá -las e executá-las.

            Existem diversas linguagens de programação dentre as mais conhecidas e utilizadas, temos :

            BASIC, COBOL, FORTRAN, CLIPPER, PASCAL , C, JOINER, ADA, C, C++, DELPHI, JAVA e outras.

            A tendência atual da informática a nível de usuário é a utilização de programas aplicativos, que são peças de software usadas para desempenhar tarefas específicas com o máximo de eficiência. São exemplos de aplicativos, os editores e processadores de texto (STAROFFICE, MSWORD, WORDSTAR, CARTACERTA, REDATOR, FÁCIL, UNITEXTO, WORDPERFECT,etc.) os editores gráficos (PM, BANNER, DR11, FLOW, COREL DRAW, PAGE MAKER, etc.), planilhas de cálculo (ESCEL, VISICALC, LOTUS, CALCTEC, QUATTRO PRO, etc.), bancos de dados ( DBASE, OPEN ACCESS, DATAEASE, FOXPRO, SUPERBASE, etc.), utilitários (NORTON, PCTOOLS, XTREE, etc.) e muitos outros.

           


   
 

INDEX

   

CONNECTION

   
1