Teoria das cores; Lenna Soderberg (Sjööblom) e o padrão RGB

Teoria das cores

A transmissão de televisão a cores tem como base o principio de que qualquer matiz pode ser obtido pela combinação de três cores que podem ser consideradas "fundamentais". As mais convencionais para pigmentos são o vermelho, o amarelo e o azul. Contudo na televisão a cores , por razões técnicas , a escolha recai sobre o vermelho, o verde e o azul.

Uma das características mais interessantes do olho humano é poder fazer distinção entre as radiações eletromagnéticas de comprimentos de onda diferentes. É por sensações nervosas distintas que se identificam as varias cores.

O termo "cor", entretanto indica algo que esta mais próximo da neurofisiologia que da física; isto é, algo que consiste mais em um comportamento próprio de cada indivíduo , que um fenômeno de validade universal. Não obstante esta restrição, as cores são objeto de acurado estudo através do ramo da física chamado de teoria das cores.

Por meio de algumas cores consideradas "básicas" ou "primarias" , qualquer outra pode ser formada. Isso fornece, em principio , uma maneira de "medir" cores, em função daquelas primarias. A definição destas ultimas é um problema a parte.

Em 1931 , a "Commission Internationale d'Eclairage", orgão internacional de padronização, houve por bem definir três cores fundamentais, pondo fim a confusão até então reinante. As cores adotadas são "fictícias" ( no sentido que não são encontradas na natureza) mas se prestam bastante favoravelmente para compor as outras cores.

São varias as formas pelas quais as cores fundamentais podem ser expressas. Uma delas, a mais pratica talvez consiste em traça-las me um gráfico, que tem nas abcissas, os comprimentos de onda das radiações visíveis; e nas ordenadas, uma quantidade, também definida por convenção. Estas cores podem ser interpretadas sem grandes cuidados técnicos de linguagem como "vermelho", "verde", e "azul".

Seja, por exemplo, o problema de compor um determinado "tom X" que para maior simplicidade é suposta monocromática, de 0,5mm . Para isto seriam necessários 0,0049 da componente vermelho, 0,3230 da componente verde e 0, 270 da componente azul (valores estes obtidos diretamente da leitura do gráfico). A fim de abreviar a notação as cores são indicadas como: vermelho = x , verde = y, azul = z. O tom desejado , desta forma , pode ser expresso como: X = 0,0049x + 0,3230y + 0,270z. Os coeficientes recebem o nome de valores "tristímulos", daquela cor particular. Cabe aqui ressaltar que a formação de um determinado tom pode ser interpretado como a soma de muitas cores monocromáticas. Cabe aqui ressaltar que a composição de cores por esta técnica somente é valida para a síntese aditiva. Na vida diária, pelo contrário a síntese é subtrativa, como a que se obtém pela mistura de dois pigmentos na obtenção de ima tinta. Na síntese aditiva o vermelho somado ao verde da como resultado uma cor próxima do branco, já na síntese subtrativa da como resultado um tom de marrom.


Valores Tristimulos

Lenna Soderberg (Sjööblom)

A simpática senhora da foto abaixo chama-se Lenna Soderberg (Sjööblom).
Ao lado dela esta o Sr Jeff Seideman.
Esta foto em questão foi feita em maio de 1997 na IS&T's 50th Anniversary conference.
Bem, vocês poderiam ficar imaginando qual a importância desta simpática senhora no mundo da informática?
Bem, esta simpática senhora, em questão, foi a atração desta conferencia espetacular, onde todos os pesquisadores que trabalham com pesquisas na área de compactação de imagens participam.
Por mais estranho que pareça a Sra Lena faz parte deste universo desde 1957.

Lenna Soderberg (Sjööblom) e Sr Jeff  Seideman

Foi nesta época, mais precisamente no mês de novembro de 1957, na pagina 171 da revista Playboy, um estudo fotográfico foi feito com a jovem playmate Lena Soderberg (Sjööblom) que a partir daquele dia passou a ser conhecida como Lenna (razão esta que teve como objetivo facilitar a pronuncia do seu nome por nativos de língua inglesa) .
Desde então todos os estudos realizados no mundo sobre algoritmos para codificação de imagens, filtros e o próprio desenvolvimento de estudos para o aperfeiçoamento do padrão RGB foi feito utilizando-se a sua foto.
Não é de se espantar o "frisson" que foi a sua presença na conferencia de 1997.

Lena e o Dr. James Owens of Eastman Kodak

Esta é a foto da pagina central da Playmate Lenna Soderberg (Sjööblom) para a revista Playboy de novembro de 1957.

Abaixo você encontrara alguns links relativos a este tema:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lenna
http://www.metafilter.com/mefi/39566
http://www.ee.cityu.edu.hk/~lmpo/lenna/Lenna97.html
http://www.cs.cmu.edu/~chuck/lennapg/
http://www.lenna.org/full/len_full.html
http://www.cs.cmu.edu/~chuck/nsipg/nsi.html
http://www.cs.cmu.edu/~chuck/lennapg/lenna_visit.html
http://www.artistic-nudes.com/nudes-galleries/3galleries-single-model-playboy.htm

Autor: Job Tolentino Junior

   
 

RETORNO

   

CONNECTION

   
1