Texto tirado do folheto do recital em Muriaé no dia 13/10/95.



Norberto Macedo nasceu em Portugal, em 5 de dezembro de 1939, natural de Barcos, Vizeu. Veio para o Brasil em 1952, acompanhando sua família e passou a residir na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos musicais.

Compositor e recitalista, compôs diversos prelúdios, mais de vinte choros e dezenas de músicas, entre as quais a belíssima "Prece do Seresteiro", um estudo em "trêmulo" construído sobre a temática e a forma das serestas brasileiras. Na "Suíte para Portinari" Norberto homenageia com belíssimas composições o pintor Cândido Portinari (1903-1962) e sua obra.

Como recitalista, Norberto Macedo não é apenas um virtuoso capaz de impressionar pela sua técnica às mais exigentes platéias. É também o maravilhoso intérprete que sabe levar ao íntimo dos que o escutam as emoções mais sutis.

Recentemente a revista americana "Creative Guitar International" publicou o artigo intitulado "Brazilian Macedo Performs, Composes" no qual Norberto é elogiado tanto por sua técnica e interpretação, quanto por suas composições.

O talento de Norberto nos impressiona como um diamante lapidado a partir da melhor gema bruta, no exercício constante de uma disciplina de severa exigência e honestidade. Mas nem a mais rigorosa e metódica dedicação poderiam explicar a sua genial produção musical, fruto de um dom intuitivo natural. Norberto cria cotidianamente e o faz como quem respira, sem esforço ou intenção. Sua modéstia e simplicidade o tornam ainda maior e os que o conhecem de perto podem atestar o seu desprendimento e a generosidade de sua alma. O conjunto de sua obra acrescenta significativamente à literatura guitarrística e tenho certeza absoluta que Norberto terá amplo reconhecimento como um dos maiores compositores brasileiros para violão.


João Cândido Portinari

1