ÍSIS E OSÍRIS
A deusa do céu Nut e seu marido, o deus da terra Geb, eram tão unidos que nada podia existir entre eles; os filhos de Nut também não podiam nascer. Então Shu, pai deles, os separou, mantendo o corpo de Nut no alto para que as coisas vivas pudessem existir na terra. Nut deu à luz a dois conjuntos de gêmeos: Osíris e Ísis, e Set e Néftis. Ísis e Osíris amavam um ao outro, mas Néftis odiava Set; ela também amava Osíris.
No nascimento de Osíris uma voz se ouviu no mundo inteiro, dizendo: "O senhor de toda a terra nasceu!" Osíris tornou-se rei do Egito e governava sabiamente, tendo Ísis como sua rainha. Ele estabeleceu as leis, ensinou o povo como cultivar e como adorar os deuses.
Osíris só tinha um inimigo: seu ciumento irmão Set. Set secretamente mediu o corpo de Osíris, e construiu um caixão no qual ele cabia com exatidão. Então deu uma festa e convidou seu irmão. Ele exibiu o magnífico caixão e disse que o daria de presente a quem coubesse nele. Todos os convidados foram se deitando no caixão, mas eram pequenos demais. Finalmente Osíris deitou-se; seu corpo cabia perfeitamente. Então Set e seus amigos puseram a tampa e derramarram chumbo derretido por cima, para selar o caixão, e jogaram o caixão no Rio Nilo.
Quando Ísis soube o que tinha acontecido com seu marido, foi atingida pela tristeza. Cortou seus longos cabelos, vestiu-se de luto e saiu em busca do caixão. Ninguém a quem perguntava pôde lhe contar o que tinha acontecido; finalmente, algumas crianças que brincavam perto do rio lhe contaram onde estava.
Ísis trouxe o caixão de volta para seu palácio, e convocou o deus com cabeça de chacal, Anúbis, para embalsamar o corpo de Osíris. Mas, antes, ela se transformou em gavião e, pairando em cima de Osíris, abanou respiração para dentro de seu corpo com as asas. Ela o reviveu o suficiente para conceber um filho, Hórus. Depois escondeu o filho da ira de Set. Set, caçando ao luar, descobriu o caixão aberto e, em sua raiva, despedaçou o corpo de Osíris em quatorze pedaços, que espalhou pelo país. Ísis viajou por todo o Egito em um barco de junco, reunindo os pedaços do corpo de Osíris e enterrando cada pedaço onde o encontrava. Osíris foi governar a outra terra, onde julga as almas dos recém-mortos. Mas quando seu filho Hórus cresceu, Osíris voltou para pedir-lhe que vingasse sua morte. Assim, Hórus e Set começaram a luta eterna entre o bem e o mal. Às vezes um parece vencer e às vezes o outro, mas nenhum dos dois pode ser vencido. Diz-se que quando Hórus finalmente derrotar Set, Osíris voltará para a terra dos vivos para ser rei novamente.