Nitrogênio

Informações: O nome deste elemento provém do grego e significa "formador de nitron". Nitron se refere ao nitrato de potássio (KNO3). Em francês, o nome para o nitrogênio é azoto, dado por Lavoisier, que significa "sem vida" (Lavoisier observou que um rato morreu quando mantido em atmosfera de nitrogênio) . O nome nitrogênio vem também do Latin nitro genes (formador de salitre). Ele (N2) foi descoberto por Daniel Rutherford em 1772 em Edinburgh. O nitrogênio elementar (N2) é preparado industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido. Em laboratório, ele pode ser obtido da decomposição térmica de certos compostos. N2 muito puro pode ser preparado, por exemplo, quando azida de sódio (NaN3) é aquecido cuidadosamente no vácuo.
Os sais de amônio e os nitratos eram conhecidos dos primeiros alquimistas, que também prepararam o que deveria ser o ácido nítrico.
Propriedades: O gás é relativamente inerte, sem cor, insípido e menos denso que o ar. Poucos elementos podem reagir com ele, por meio de Li e Mg, e H os quais formam amônia (NH3). O nitrogênio (N) é encontrado em compostos orgânicos em todos os seres viventes, animais e plantas. Proteínas, por exemplo, são moléculas gigantes, nas quais as peças consitituintes são compostos contendo N chamados aminoácidos.

007.gif (9898 bytes)

Usos: Seus muitos compostos têm muitas utilidades tais como: fertilizantes, explosivos e corantes. Nitrogênio líquido (N2) é usado em pesquisas onde se necessita a redução da temperatura. É usado como combustível para foguetes, criocirurgia, etc.
Função Biológica: Nitrogênio é necessário para todas as formas de vida, como constituinte do DNA, proteínas a porfirinas. Bactérias no solo e raízes de algumas plantas, especialmente os legumes, convertem o nitrogênio atmosférico em nitrogênio orgânico, que é então transformado por outras bactérias em nitrato, a forma de nitrogênio mais usada pelas plantas na síntese de proteínas. Os animais adquirem o nitrogênio via plantas. A diminuição do nitrogênio atmosférico é compensada pela produção de N2 por certas bactérias do solo e pela degradação de material protêico de plantas e animais. Uma inter-relação complexa existe envolvendo o nitrogênio da atmosfera, NO3-, NO2- e NH4+ no solo e nitrogênio orgânico nas bactérias e organismos de grande porte, animais e plantas; essa relação, o ciclo do nitrogênio, mantém o conteúdo do nitrogênio atmosférico constante.

DADOS:

Ponto de Fusão: 63.0K (Kelvin)
Ponto de Ebulição: 77.4K (Kelvin)
Densidade: 0.88 g/cm3
No. Atômico: 7
Isótopos: 14 (99.63100%); 15 (0.37%)
S.E.P.: +1.24 NO3-/1/2N2/ solução ácida
u.m.a.: 14.0067
Estado de Oxidação: (-+3 +5) -2
-1 0 +1 +2
Eletronegatividade: 3.0

 

OK
1