A única revista feita por pessoas capazes de Integrar os Derivados do leite, desde que contínuos por partes   
Nerdando onde
ninguém nunca
nerdou antes...
Teste: Conectiva Uzix 1.0
Texto por Cesar Cardoso
Pixels por Felipe Bergo

Expediente

Editor-chefe
GNU Emacs 20.3.1

Editor-assistente
vim 5.1

Homem-cadeira (chairman)
Felipe Bergo
[bergo at seul.org]

Lord Atari:
Cesar Cardoso

Fudebalização de pixels e pixelização de fudebas
Giovanni dos Reis Nunes

Consultoria sobre pinguins azuis
Ricardo Bittencourt

Patrono
Marco Antônio Simón Dal Poz


Conectiva Uzix 1.0

Recebemos para avaliação no NerdLabs uma cópia do Conectiva Uzix 1.0. O primeiro sistema Uzix da Conectiva, tradicional fabricante de distribuições Linux em português, vem numa caixinha que lembra muito a do Conectiva Linux 5.0. Dentro da caixa, um disquete de instalação, um disquete de programas, um disquete de programas comerciais, o Guia Rápido e o Manual do Usuário, além do cartão de registro. O Guia Rápido é eficiente para mostrar uma instalação básica; no entanto, o Manual do Usuário é fraco e deixa o usuário em maus lençóis caso precise dele.

Equipe de testes

Segundo a Conectiva, a instalação consiste em:
(i) auto-probe dos periféricos instalados
(ii) se o seu sistema só tiver drive de disquete, automaticamente instala em disquete; se tiver algum cartucho IDE ou SCSI com um HD ou Zip drive, instala neles, procurando automaticamente a partição de instalação
(iii) instalação dos pacotes necessários
(iv) instalação do ZILO, tanto em disquete como em HD/Zip.
e pronto, o CU está pronto para ser usado.

Instalamos primeiro na nossa máquina Vulcan, um Philips NMS8250 básico. Ele não teve problemas para instalar, mas as constantes trocas de disquete enervam o usuário mais simples. No entanto, o CU fica extremamente lento, especialmente sob LDE (Like Desktop Environment), a GUI padrão do CU. Decididamente, o CU não foi feito para rodar em disquetes e em máquinas com 128Kb de RAM.

Instalamos depois na nossa máquina Romulan, um CIEL 2+ 7MHz com interface Sunrise IDE e uma Music Module. Aí começaram os problemas. Na primeira instalação, não reconheceu a Music Module e tratou o 9958 como se fosse um 9938. Na segunda instalação, feita manualmente (e com grandes dificuldades graças à pouca informação do manual, ver box "UZIX como deve ser") conseguimos reconhecer tudo, no entanto tivemos que desligar o auto-probe e indicar ao instalador o que tínhamos disponível. Depois de toda a dificuldade da instalação, o CU rodou a uma velocidade já aceitável, graças ao Z80 rodando a 7MHz e aos nossos 512KB de memória.

Já na nossa terceira máquina, a Cardassian, um Turbo-R GT com 4MB de memória, interface MegaSCSI com um Zip drive, um CD-ROM e um HD, cartucho Moonsound, cartucho Video9000 e interface RS-232 da Sunrise, foi um problema só. Reconheceu a MegaSCSI, mas não o que tinha nela; ignorou a Video9000; reconheceu a Moonsound no slot errado e travou ao reconhecer as portas MIDI do GT. Mais uma vez, nada que a instalação manual resolvesse, certo? Errado. Continuou brigado com a Video9000. Tivemos que rearranjar a configuração do expansor de slots para que a instalação manual funcionasse.

Maquina 1: Philips NMS8250 Maquina 2: CIEL 2+ Maquina 3: TR

Depois de toda a luta para instalar, o CU 1.0 rodando na Cardassian foi um colírio. Tudo rápido, tudo sem problemas. Depois de tudo instalado, o ponto alto é sem dúvida a integração do sistema. O LDE dá tudo o que o usuário necessita no Uzix. Pena que para rodar bem precisa de pelo menos um V9958, um R800 e 1MB de memória.

O Conectiva Uzix 1.0 tem um potencial muito grande, mas precisa resolver o problema "ou-instala-direito-ou-roda-direito".


Ficha Técnica
CONECTIVA UZIX 1.0
Fabricante: Conectiva S.A.
Configuração mínima: computador MSX2 ou superior, 720 Kb de espaço livre em disco, 128Kb de RAM e unidade de disquete 3½" Configuração recomendada: Turbo R ou CIEL 2+, 32 Mb de espaço livre em disco, 4Mb de RAM, CD-ROM e unidade de disquete 3½"
Prós: LDE, instalação gráfica
Contras: dificuldades de instalação em máquinas complexas, lentidão em Z80.

Avaliação Final (0-10): 5


Nerd Magazine On-Line não é séria. Não é para levar a sério.
Se você acreditar em algo então você é muito fudeba...

1