Bethânia por Adriana Calcanhoto
Eu gosto de Maria Bethânia desde os meus quinze anos de idade. Alguns de seus discos mudaram a minha vida muitas vezes. Algumas pessoas que se tornaram muito importantes para mim (Clarice Lispector, por exemplo) eu descobri através do trabalho dela. Alguns de meus maiores amigos adoram Maria Bethânia e sua capacidade de enxergar na frente, de antecipar tudo.
Algumas atitudes (ou realidades) de Maria Bethânia, como a ausência de medo no palco, o humor, a entrega, o gosto pelo risco e a liberdade, tornaram-se metas que persigo com disciplina. Alguns rigores de Maria Bethânia, como o de fazer tudo o que faz muito bonito para que as pessoas pensem sobre a beleza me interessam cada dia mais. O respeito que Maria Bethânia nutre pelo próprio talento eu invejo sem poder disfarçar. Algumas clarezas de Maria Bethânia foram e são para mim como grandes lições de síntese.
Algumas alegrias, como a de viver no tempo de Maria Bethânia e poder conhecê-la e,sobretudo, a de ter uma canção minha gravada por ela são pequenas preciosidades que guardo para sempre. E, finalmente, adoro este disco novo, é lindo, denso, trabalhado, direto, claro, apaixonado. Saiu o novo disco de Maria Bethânia. Minhas mais teimosas certezas já começam a balançar."
Adriana Calcanhotto
Cantora e compositora
Outubro de 1996