Bethânia por Edu Lobo


"A idéia deste disco, acredito deva Ter surgido desde a primeira vez que a ouvi cantar, chegada da Bahia, de seu teatro Vila Velha, de seus irmãos João Augusto, Othon, Caetano, Gilberto Gil, Piti e Capinan. Chegada e já tomando conta do coração da gente.
De como me impressionou sua espontaneidade, seu timbre e tal maneira certa de "dizer" cada frase musical, fica pra depois.
O que pra mim importa e muito, é estar com ela neste disco, de músicas quase todas inéditas, feitas com meus novos parceiros Capinan e Torquato, meu primeiro samba com Vinícius, e outras com Guarnieri, da peça que fizemos juntos, "Arena Conta Zumbi". Acho mesmo que essa minha nova fase, possa estar bastante impregnada do espírito baiano, como disse uma vez o meu amigo Caetano, quando lhe mostrei meu samba “Candeias”. O que acho muito bom e melhor ainda, tendo Bethania cantando comigo. Eu acredito em Bethania porque ela saber ser Noel, Caymmi, Baden, Pixinguinha e Tom Jobim. Porque Bethania é o carnaval que passou e que talvez volte com ela um dia, é a síntese do samba, do samba de agora e do antigo. E porque cantando, tem a imprevisibilidade do gesto e do sorriso, a divisão mais oportuna. Eu acredito em Bethania como acredito em Caymmi e João Gilberto."

Edu Lobo
Contracapa "Edu e Bethania" - Elenco, 1967


1