DVD OMARA PORTUONDO E MARIA BETHÂNIA REGISTRO DA TURNÊ QUE UNIU AS DUAS CANTORAS

Cuba e Brasil juntos na música. Duas grandes expressões latinas do canto popular de seus países, Omara Portuondo e Maria Bethânia, se encontraram, pela primeira vez no palco para a turnê de lançamento do CD/DVD que gravaram juntas. A turnê passou por Brasil, Argentina e Chile entre março e junho deste ano. Este encontro raro e único entre duas culturas tão intimamente ligadas pela mesma raiz, a África, põe lado a lado a musicalidade cubana e brasileira, sua proximidade e diferenças. Mostra a naturalidade musical latente tanto dos cubanos como dos brasileiros e como é fácil nos entender musicalmente. Traz nas canções, no cenário, na iluminação e nos músicos um pouco do que é Cuba e um pouco do que é Brasil.

O show tem a beleza da simplicidade e retrata as cores e o som do Brasil e de Cuba. Com solos individuais de Bethânia e Omara e interpretações juntas, tanto em português quanto em espanhol, o repertório do CD está quase todo no roteiro. As canções que gravaram juntas como Palabras (Marta Valdés), Palavras (Gonzaguinha), Você (Hekel Tavares e Nair Mesquita), Tal Vez (de Juan Formell, diretor do lendário grupo de música bailable Van Van, em son, ritmo base da música cubana), a bucólica Só Vendo Que beleza /Marambaia) (Rubens Campos e Henricão) - numa versão que vai do samba à salsa, com direito a uma deliciosa levada rap de Omara - e Para Cantarle A Mi Amor (Orlando De La Rosa) estão lá, mais algumas surpresas como Gente Humilde (Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque) vertida para o espanhol.

Em sua apresentação solo, Bethânia traz um repertório cheio de canções brasileiras, como A Bahia Te Espera (Chianca de Garcia e Herivelton Martins) e O Ciúme (Caetano Veloso), além de canções inéditas em sua voz como Havana-me, de Joyce e Paulo Cesar Pinheiro, e outras surpresas de Chico Buarque e Gonzaguinha e a inédita Doce, de Roque Ferreira. Já Omara vem com um repertório recheado de sucessos da canção cubana como os boleros Viente Años (Maria Tereza Vera), Lo Que Me Queda Por Vivir (Enrique Bunbury) e Dos Gardênias (Isolino Carillo).

O cenário de Gringo Cárdia e a iluminação de Maneco Quinderé refletem a cara do Brasil e de Cuba, com elementos comuns das duas culturas. Muitas cores, flores de chitas, lantejoulas, pássaros e fitas ilustrarão as características comuns dos dois países.

Pilotados por Jaime Alem e Swami Jr., maestros respectivamente de Bethânia e Omara, (ambos ao violão) estarão no palco com as duas damas: João Carlos Coutinho (piano), Jorge Helder (baixo), Cláudio Brito (percussão), Marcelo Costa (percussão) e o cubano Andres Coayo (percussão).

O DVD foi gravado nos dias 4 e 5 de abril, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A direção é de Mario de Aratanha e a produção musical, de Moogie Canázio.

Gravado no Palácio das Artes (BH) nos dias 04 e 05 de abril
Estúdio de Masterização: Visom
Engenheiro de Gravação: Moogie Canázio
Assistente de Gravação: Fernando Prado, Lucas Ariel e Vinicius Kede
Engenheiro de Mixagem: MoogieCanázio
Gerência de Produção: Renata Mader e Sylvia Medeiros

UMA REALIZAÇÃO BISCOITO FINO
Direção Geral - Kati Almeida Braga
Direção Artística - Olivia Hime

www.biscoitofino.com.br



1