Maria Bethânia grava em DVD o show 'Dentro do mar tem rio'
O show "Dentro do mar tem rio" já foi visto por mais de 70 mil pessoas desde que Maria Bethânia estreou, em novembro de 2006, em São Paulo. Antes de colocar fim à turnê pós-lançamento dos CDs "Mar de Sophia" e "Pirata", em dezembro, também na cidade da garoa, a cantora pára no Rio de Janeiro.
- O show é o mesmo que venho fazendo. O que tem a mais é uma canção de Caetano (Veloso), "O nome da cidade", que ele fez para o espetáculo "A hora da estrela". Também incluí "Sábado em Copacabana", porque a música faz sucesso na novela de Gilberto Braga. Se eu não canto, as pessoas brigam comigo - adianta.
Por saber de sua popularidade, além de incluir o tema de abertura de "Paraíso tropical" no roteiro do show, Bethânia pediu que parte dos ingressos fossem vendidos a preços mais acessíveis. As poltronas numeradas serão vendidas a R$ 20 no dia do show, no horário de abertura da bilheteria.
- Se temos a possibilidade de fazer e se a casa aceita, a gente faz. Os ingressos costumam ser muito caros. E ninguém sai sozinho. Normalmente, são duas pessoas, mais o transporte, uma água ou um chopp, um salgado... Fica um ordenado! Eu adoro fazer temporada popular. É importante para mim. É igual rezar missa com Igreja cheia. A oração chega a mais gente - compara.
Do meio dessa "gente" saiu Andrucha Waddington com uma grande idéia. Depois de assistir ao show que Bethânia fez no Rio, em dezembro, ele se ofereceu para fazer o DVD da cantora.
- Quando viu o show, disse que queria filmar. Viajei, voltei e ele continuou querendo filmar - conta, lembrando de outra experiênci que teve com o diretor: - Ele dirigiu o "Pedrinha de Aruanda", que sairá este ano pela Biscoito Fino (junto com "Bethânia bem de perto - a propósito de um show", este dos anos 60, por Eduardo Escorel e Julio Bressane).
Ao vivo, essa pode ser a última chance de os cariocas verem Maria Bethânia. O próximo passo da cantora já está acertado. Ela fará alguns shows com a cubana Omara Portuondo, com quem gravou um disco recentemente.
Christina Fuscaldo
Globo on Line - 10/08/2007