1) Quem é LongNails ?
LongNails é o pseudônimo que uso no mundo do Fetiche por Unhas. Por sentir que minha vida profissional, pessoal e familiar poderão ser afetadas negativamente, reservo-me o direito de não revelar minha identidade. Acho legal também esse clima de mistério... ter uma identidade secreta... é quase como se eu fosse o Batman :-). Não vejo problemas, no entanto, em revelar meu perfil geral... sou homem, tenho 32 anos, sou casado, sem filhos e pertenço a classe média-alta. Estudei numa universidade pública de primeira linha e trabalho na área comercial de uma grande empresa multinacional. Moro no estado de São Paulo. Apesar, do meu pseudônimo, não uso unhas compridas. Além da minha esposa, ninguém mais sabe do meu fetiche. Ela é uma pessoa sensacional e que me apóia muito, o que não impede muitas cenas de ciúmes. Alias, ela não usa unhas compridas (ela as roe!). A razão de eu viver um casamento feliz é que, apesar do fetiche ser algo muito forte na minha vida, ele não vem em primeiro lugar... e sim as pessoas que amo.
2) O que é Fetiche ?
Segundo o dicionário Aurélio, "fetiche" é uma palavra de origem francesa que significa "feitiço". Define-se como "objeto animado ou inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto, ídolo". Nesse sentido, acho que a palavra "feitiço" cabe perfeitamente ao que sinto. O fetiche é um tipo de obcessão por algum tipo de coisa, situação ou pessoa (ou parte dela), uma atração (ou fixação) muito grande, quase incontrolável, que provoca intenso prazer. Apesar de nem todos os fetiches estarem ligados a prática sexual, esta é a vertente mais conhecida (e é este o meu caso). É desse tipo de fetiche que vou tratar daqui para frente. Na minha minha visão, o fetiche está sempre ligado, direta ou indiretamente a pessoas. Os fetiches relacionados diretamente referem-se a partes do corpo de pessoas (cabelos, pernas, bum-bum, pés, mãos, unhas...). Os relacionados indiretamente são aqueles referentes a objetos que são utilizados por pessoas (automóveis, cigarros, armas,...) ou em pessoas (roupas, acessórios, jóias, sapatos, cosméticos...). Existem também os fetiches de situação, como transar dentro de carros, viver situação de extremo perigo... existem até pessoas que gostam de ser estranguladas até próxima da morte ! Outras manifestações fetichistas são a prática do Sado-Masoquismo, e dos Crossdressers (homens que se vestem de mulher por fetiche, não obrigatoriamente homossexuais). Assim, os fetiches se manifestam de diferentes maneiras, nem sempre isoladamente como descrevi acima, mas combinados entre si.
Curiosidade: Um fetichista conhecido na história foi Machado de Assis... ele era fetichista por ombros femininos. Vários de seus romances indicam isso. Acho que, no seu tempo, as roupas femininas sempre cobriam essa parte do corpo :-).
3) Qual o perfil médio do fetichista ?
Observando depoimentos de diversos fetichistas nos Message Boards na Internet, normalmente o fetiche se manifesta na pessoa desde muito criança... eu, por exemplo, não me lembro quando começou. São pessoas em sua grande maioria tímidas, gentis e reprimidos sexualmente. A grande maioria que conheço são homens.
4) Como se manifesta o Fetiche por Unhas e quais as variações dentro desse Fetiche?
Para mim o fetiche se manifesta da seguinte maneira: Sempre observo as mãos de todas mulheres, que passam por mim... no entanto sou muito discreto. Não sei se alguém já percebeu o meu fetiche, mas o fato é que ninguém nunca comentou comigo. Acho que, por ser um fetiche muito incomum, poucas pessoas sequer imaginam o que está acontecendo. Eu também não tiro o olho de filmes e revistas e quando gosto, fico vidrado.
Dentro do Fetiche por Unhas, os gostos variam muito e em várias dimensões, como:
- Mãos ou pés: Existem os que gostam dos dois, os que gostam só de mãos e os que gostam só de pés. Eu, particularmente, gosto só de mãos.
- Comprimento: Existem os que gostam de unhas curtas, os que gostam de unhas longas (até 2", ou 5cm, é considerado normal nos USA), e os que gostam extremamente longas (acima de 2"). No entanto, existe o extremo oposto... existem os caras que adoram unhas roidas ! Minha esposa adoraria que eu fosse um desses :-)... porém estou na categoria dos que gostam de unhas longas.
- Formato: Elas podem ser ovaladas ou quadradas (retas). Eu prefiro as retas.
- Cor: Existem os que preferem com esmalte, outros preferem sem. Os gostos variam muito em relação a cor. Nos USA a cor mais popular é o vermelho. Nunca vi nenhuma pesquisa sobre o Brasil, mas acho que as cores mais claras são mais populares por aqui (que alias eu prefiro, principalmente as transparentes). O meu estilo favorito é o french manicure (mais conhecido como francezinha no Brasil). Esse estilo é muito popular nos USA e trata-se daquelas onde as pontas das unhas são pintadas de branco e recobertas com esmalte transparente (pode ser vista na foto principal do meu site). Existe também o Nail Art, que são verdadeiras pinturas, obras de arte, feitas sobre as unhas. O que está ficando popular no Brasil são os adesivos.
- Material: Existem as naturais e as postiças. No Brasil as unhas postiças nunca foram muito bem aceitas, mas isso está mudando. Nos USA, ao contrario, o uso de unhas postiças é muito comum. A verdade é que é muito dificil para as mulheres manterem as unhas compridas... e por isso as postiças são uma boa saida. Eu particularmente não tenho nada contra unhas postiças, desde que pareçam naturais. Dentro de unhas postiças, existem várias técnicas e materiais como o acrílico, o gel, a porcelana, etc... Dessas o gel é a que apresenta melhores resultados.
- Pessoa: Existem homens que gostam de unhas femininas em mulheres, mas existem os que gostam delas em homens, ou eles mesmo usarem unhas compridas e pintadas. Existem alguns que são homossexuais, mas muitos não são ! Eu defino esse tipo de manifestação como um Crossdresser "parcial", ou seja, que não se veste totalmente de mulher. No entanto, existe um tendência nos USA de homens pintarem as unhas, principalmente as dos pés. Jogadores de basquete como Michael Jordan pinta as unhas dos pés de vermelho. Li num site na Internet que atores como o Antonio Banderas e o Quentim Tarantino também aderiram a moda. Inclusive, existem nos USA marcas de esmalte dirigidas especificamente para homens, como o Hard Candy e Urban Decay, com cores que eles consideram masculinas.
5) Existem aspectos regionais sobre Unhas ?
Sim, porém isso é mais percebido entre paises. No Brasil, as unhas compridas não são populares. As mulheres que as usam são vistas como pessoas exóticas. O fato é que existe um forte apelo sexual no uso de unhas compridas e minha visão é que, para os brasileiros(as), as mulheres que usam estão se oferecendo sexualmente, ou seja, sendo promiscuas. No entanto, as mulheres que usam unhas compridas no Brasil normalmente são jovens de classe média-alta e mulheres que trabalham fora. São essas que normalmente conseguem se livrar do trabalho doméstico, que é o maior inimigo das belas unhas femininas. Alias, esta é a maneira como os americanos enxergam a coisa.... ou seja, se você usa unhas compridas é porque você não tem que fazer trabalhos manuais, o que significa um indicativo de elevação social. Por isso as unhas compridas são tão populares por lá. Imagino ser essa também a razão pela qual nos USA as mulheres negras e hispanicas serem as que usam as unhas mais longas, ou seja, têm maior necessidade de se impor socialmente. O melhor lugar para se encontrar mulheres com unhas bonitas em qualquer lugar do mundo são os shopping centers. As mulheres sempre são as maiores frequentadores e normalmente pertencem a classe social onde se encontra as que cuidam (ou podem cuidar) melhor de suas unhas.
Em relação a outros países, os USA são os campeões mundiais em termos de unhas bonitas. As americanas realmente adoram cuidar de suas unhas. Basta ver o espaço dispensado para produtos para unhas dentro do setor de cosméticos numa loja da Walgreens, comparativamente com qualquer loja de cosméticos brasileira. As mulheres americanas realmente se orgulham de suas unhas compridas... quase tanto quanto do tamanho dos seus seios. Lá você encontra em qualquer esquina um Nail Shop, ou seja, um lugar exclusivamente para se fazer as unhas. Por alguma razão que desconheço, a maior parte das manicuris nos USA são coreanas.
Na Europa, pelo que percebi, a mentalidade é muito mais próxima a do Brasil, ou seja, unhas compridas não são tão populares.
6) O que se acha sobre Fetiche na Internet ?
Existe muito material a respeito na Internet. Os principais links para Fetiche por Unhas pode ser encontrado na minha página. Especificamente no Brasil, a ferramenta de busca Cadê trás os mais conhecidos... existe um sobre pés muito bom. Existe também uma sala de chat do site www.zaz.com.br especificamente sobre fetiches. No entanto, a maior parte das pessoas que você encontra por lá são Sadomasoquistas.