O que é uma "palavra de segurança"?

 


Uma das coisas que pode provocar arrepios no SM, é o facto de que pode esticar os nossos limites. Se gostam deste tipo de jogo, podem tentar sempre mais e mais coisas, aceitando níveis cada vez maiores de sensação, fazendo e sentindo o que nunca sentiram antes.

Mas o processo é lento e gradual, e infelizmente ainda não se conseguiu provar a existência de telepatia. Pode acontecer que você seja o submisso numa cena em que a sua dominadora o chicoteia, subitamente deixa de sentir prazer e quer que ela pare. É para isso que serve uma palavra de segurança, significa "Isto não está a funcionar! Esta cena está a correr mal! Por favor pára!".

Uma palavra de segurança deve ser levada a sério. Ás vezes pode estar a jogar com alguém que não o conheça muito bem, e se esse alguém lhe fizer algo que não deseja, é importante que lhe comunique isso IMEDIATAMENTE. Especialmente se estiver amarrado ou de qualquer outra forma indefeso.

Toda a gente tem a sua palavra de segurança. Podemos aconselhar o uso (à semelhança dos semáforos) de "Amarelo" para significar que "Algo está demasiado intenso, preciso que abrandes um pouco, mas não quero acabar a cena" e o uso de "Vermelho" para significar "Estou aflito e quero que acabar com toda esta cena AGORA, não quero jogar mais, deixa-me sair daqui!". Algumas pessoas usam uma palavra de segurança como "aardvark" ou qualquer outra estranha palavra que nunca usam no contexto de uma cena. Em muitas festas de SM, a palavra de segurança universal é "Safeword!", que significa exactamente "palavra de segurança" em inglês. Deixamos ao vosso critério, tudo isto é uma válvula de segurança para coisas que saem do normal controle. E se a sua dona não lhe respeita a sua palavra de segurança, é bem capaz de não respeitar outros limites seus, e então terá de decidir se quer ou não jogar com alguém que não reconhece o seu conceito de segurança.

O uso de uma palavra de segurança pode ser difícil ás vezes. É importante aperceberem-se que ninguém é perfeito, e se você como dominadora carrega demasiado no seu escravo (ou seja ultrapassa os limites dele), não significa que seja uma má pessoa ou má amante. Simplesmente significa que está num limite ao qual não se tinha apercebido, ou que está cansada e desta forma não está completamente em sincronia com o seu submisso. Isto acontece a toda a gente de vez em quando. Saliente-se o facto de que se você como dominadora se assustar com alguma reacção do seu escravo e quiser acabar logo com a cena ou não souber como à de continuar, também pode usar a palavra de segurança, não é para se utilizada unicamente pelos submissos. Se você como escravo sente que estão a puxar em demasia por si e não quer jogar mais, deixa de ter graça, então deve utilizar a palavra de segurança- a sua dona vai gostar que você a utilize para lhe indicar exactamente como está.

Uma palavra de segurança é somente um meio de comunicação, nem mais nem menos. Se está a jogar de uma forma intensa pode ser que não sinta vontade de acabar com a cena e voltar à realidade via palavra de segurança… mas se precisar, é para isso que ela existe. Algumas dominadoras abusam deliberadamente os seus escravos e carregam na cena até eles chamarem a sua palavra de segurança, desta forma eles aprendem a usá-la. Uma palavra de segurança que nunca é utilizada pode parecer inútil, o que não é em definitivo uma boa propriedade para uma palavra de segurança.

Ás vezes a sua dona pode querer amordaçá-lo, seja porque está a fazer muito barulho, por que o quer mais indefeso ou porque foi impertinente ou qualquer outra coisa. Você pode à mesma querer ter a palavra de segurança para lhe indicar que a corda está demasiado apertada, que as molas estão apertando os mamilos demasiado, ou qualquer outra coisa. Algumas pessoas colocam um qualquer objecto na mão do submisso e se eles deixarem cair, significa que algo se está a passar. Nós aconselhamos pessoalmente o uso do antigo sinal de SOS: três gemidos espaçados "Unh! Unh! Unh!". Nenhuma mordaça da qual a gente tenha conhecimento consegue impedir todo o ruído, e esse sinal funciona mesmo que esteja completamente amarrado, amordaçado e impossibilitado de agarrar em qualquer coisa.

Antes de jogar com alguém é uma boa ideia negociar, não só qual a palavra de segurança que quer utilizar, bem como reagirá se precisar de a utilizar. Quando se estão a iniciar no SM, é praticamente inevitável que algumas cenas acabem prematuramente ou abruptamente. Se vir que existe hipótese disso acontecer, talvez seja melhor conversar sobre qual a melhor forma de confortar ou remediar que quer, isto tornará o retorno de um possível erro muito mais fácil. E porque uma cena corre mal não é razão para pensar que o seu parceiro é fundamentalmente mau ou de pouca confiança- erros infelizmente acontecem. (Se o seu parceiro não quiser assumir e discutir consigo as atitudes a ter perante possíveis erros, ou se ignorar as suas preocupações, você pode ficar impossibilitado de impedir esses mesmos erros. Se a vossa relação não aprende com os erros, então podem não estar prontos para o SM. É claro que este género de processos são válidos para toda a relação saudável, quer seja ou não seja de SM).

 Nem todos os praticantes de SM usam palavras de segurança. Algumas pessoas não as acham úteis para o estilo de jogo que preferem, formas mais directas de comunicação são suficientes para eles. Alguns parceiros descobrem que o uso da palavra de segurança diminui à medida que se vão conhecendo melhor um ao outro. Outros preferem uma forma de SM onde o submisso não tenha escapatória verbal nenhuma para utilizar durante a cena. Mas para muitos que estão a iniciar a sua exploração neste campo (e muitos outros já com grande experiência), o uso de uma palavra de segurança pode ser de grande ajuda.


O que é uma "cena", e o que é "negociação"?

 

Quando é que a dor deixa de ser dolorosa?

 

1