Cuba é uma ilha em todos os sentidos.
Além de estar rodeada pelo azulíssimo Mar do Caribe existem pressões políticas, tanto internas quanto externas, que a isolam do restante do mundo.
Fidel Castro exerce seu poder totalitário sobre a ilha defendendo um dos últimos regimes socialistas que existem no globo. E o jogo é duro!...
Os meios de comunicação em Cuba são completamente alienantes. Por causa do regime de governo, não existem comerciais, de espécie alguma e em nenhum lugar. No lugar dos comerciais existe somente propaganda de cunho político. Na televisão aparecem resumos da vida de grandes nomes idolatrados em Cuba como José Marti, Che Guevara e do próprio Fidel Castro, ou ainda apologias à saúde ou à cana de açúcar, pontos fortes lá. Nos outdoors palavras de ordem como "Creemos en el socialismo", "En cada barrio revolución", "El socialismo, además de justicia, és dignidad e qualidad" são a regra. Nos muros, incontáveis pinturas da fotografia de Che Guevara. As radios transmitem na íntegra todas as palavras dos infindáveis discursos de Fidel Castro, e os jornais os escrevem também na íntegra no dia seguinte.
As notícias que vêm do mundo são então piores. 98% do tempo nos telejornais fala-se sobre os avanços da medicina cubana, sobre as vitórias dos times cubanos nos esportes, sobre eventos culturais em Havana, sobre a cana de açúcar e etc., sendo que o pouco que se fala do mundo é como "O nível de pobreza dos Estados Unidos aumentou em relação ao mesmo período do ano passado", "Este ano os Estados Unidos já executaram 78 condenados à morte", "A Colômbia está prestes a enfrentar um novo golpe militar", e coisas do gênero.
Em relação a livros, 90% dos títulos são de cunho político e socialista, na maioria os escritos de Che e Fidel.
Em relação às forças externas, a principal é o boicote econômico dos Estados Unidos - precisa falar mais??
Assim, Cuba fai em frente, fazendo o seu povo acreditar que a ilha e o
modo que se faz o povo viver são os melhores do mundo. E muita gente
acredita...