Evitando Problemas...

Estas são algumas recomendações importantes transmitidas pelo Daniel Chatelay para minha segurança em Havana:

     É muito comum que alguns rapazes fiquem nas portas dos hotéis abordando turistas oferecendo charutos, artesanatos, passeios, e até pedindo dinheiro descaradamente ou se oferecendo para serviços sexuais. É sempre bom evitar estes tipos, recusar suas propostas e procurar não falar com eles.
     Andar sempre com seu passaporte com o visto de entrada, o que deverá proteger contra  mal entendidos com a polícia. Também as poucas lojas que aceitam cartões de crédito só o fazem com a apresentação deste.
      Não andar com dinheiro e documentos nos bolsos de trás da calça e tomar muito cuidado com o que estiver nos bolsos da frente.
     Se andar com mochilas ou bolsas, coloque-as sempre na frente do torax, nunca penduradas nas costas ou nos ombros, porque facilita que sejam abertas ou cortadas para se roubarem os pertences.
      Em Cuba normalmente não se fazem filas para ônibus e etc., se se quer pegar o ônibus 107, por exemplo, chega-se no ponto e pergunta-se "¿Ultimo 107?" querendo significar quem é o último que chegou para pegar o ônibus. Então se passa a ser o último. Identifique-se como o último se alguém mais chegar. E não esquecer de entrar no ônibus na vez!
     O modo mais barato de se andar de taxi em Cuba é através dos carros particulares que cobram US$1,00 para fazer qualquer percurso, basta que ele já esteja indo para lá. Se tiver a sorte de ter um amigo cubano como eu tenho, deixe que ele chame o taxi e pergunte para onde ele vai para garantir um bom preço. Se um turista fizer o mesmo, o taxista poderá cobrar mais caro só por ser turista...

 

1