Brasil GLS
Os direitos de Lésbicas e gays no país
Esta página é reservada para apresentar e discutir a situação dos homossexuais no Brasil: os direitos conquistados, os direitos negados, o preconceito e o medo que sofre grande parte da comunidade gay e lésbica no país.
Renata e Valerinha, infelizmente, são exceção à regra por poderem viver mais livremente sua orientação sexual do que a maioria de seus pares. Ainda assim, seus direitos de cidadãs não estão totalmente assegurados. Garantias básicas lhes são negadas, como a de constituir uma relação matrimonial reconhecida pela lei, o que lhes daria direitos à herança, a partilhar um plano de saúde, a declarar imposto de renda conjuntamente, e - por que não?- à adoção de crianças.
Já que a relação homossexual é legítima segundo a Constituição, elas questionam por que a lei não lhes garante direitos iguais aos dos cidadãos com orientação heterossexual. Os homossexuais no Brasil precisam, invariavelmente, expor suas vidas íntimas para conseguir garantias mínimas, ou abrir mão delas (correndo o risco, por exemplo, de perder patrimônio em situação de morte do parceiro) para manter sua privacidade. Onde está a justiça nisso?
Renata e Valéria receberam com grande tristeza a não aprovação do projeto de lei de Parceria Civil, ansiosamente aguardada, pois lhes garantiria alguns direitos básicos, mesmo não contemplando ainda todas as suas aspirações.
Não se conformam, ainda, com os argumentos de que a adoção de filhos por casais de mesmo sexo podem trazer danos psicológicos à criança. Não é hipocrisia demais, num país em que milhares de crianças vivem nas ruas, sofrendo todo o tipo de violência física e psicológica, sem ter onde dormir ou o que comer?
E a Igreja Católica, que prega que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são pecaminosas por não terem fins de procriação, mas toleram e convivem com a pena de morte em tantos países no mundo? Deus não autoriza o prazer, mas permite o extermínio?
Enfim, são essas questões que serão discutidas aqui. Renata e Valeria gostariam de ouvir sua opinião, casos de justiça ou injustiça que você conheça, de preconceito sofrido, dos malabarismos que se tem de fazer para poder viver dignamente a homossexualidade no Brasil. Discutir, trocar idéias, marcar posição, acreditam, são os primeiros passos para promover mudanças. Deixe sua mensagem!!
Ir para:
This page hosted by Get your own Free Homepage