Fritz Lang's Metropolis

Uma comparação entre as versões do filme


inúmeras versões do filme Metropolis. Duas foram lançadas no Brasil com legendas em português:
  1. A primeira, com 139 minutos, em preto e branco, lançada em VHS pela Continental Home Video. Esta versão, apesar de ser a mais longa, é também a mais incompleta de todas! Os 139 minutos se devem ao fato de o filme ser reproduzido em uma velocidade bem menor que nas demais versões (ou seja, em câmera lenta).
  2.  
  3. A versão reconstruída em 1984 por Giorgio Moroder, colorizada e com uma trilha sonora moderna. Esta versão foi exibida nos cinemas brasileiros nos anos 80, mas não existe mais disponível para venda ou locação, seja no Brasil ou no exterior. Embora tenha apenas 80 minutos, é bem mais completa, em termos de cenas, que a outra versão. A qualidade da imagem também é bastante superior.
As diferenças entre estas duas versões, que listo mais adiante nesta página, são tão grandes que as tornam, na verdade, dois filmes distintos.

Acho que todos deveriam assistir às duas versões. É possível que você adore uma delas e deteste a outra. A versão do Moroder é o melhor filme que já vi em toda a minha vida, e a trilha sonora a melhor trilha que jamais ouvi. Porém, muitos detestaram a versão Moroder e sua trilha sonora.

Alguns também poderiam dizer que Moroder alterou a obra original. Mas o fato é que a versão em preto-e-branco que está disponível no Brasil tampouco corresponde à obra original, pois a ela faltam muitas cenas importantes (presentes na versão do Moroder), além do que a qualidade da imagem da cópia é muito pior (ver mais abaixo).

Na tabela abaixo, eu comparo algumas das diferenças entre as duas versões. Posteriormente, um amigo descobriu mais diferenças e ainda acrescentamos à comparação a versão preto-e-branco de 115 minutos, não disponível no Brasil. Esta comparação mais completa só está disponível em inglês.



Versão Moroder

Versão P&B

Duração do filme

80 minutos

139 minutos, porém...
  • as cenas estão em velocidade mais baixa (!!!) do que na versão Moroder;
  • as legendas são pausas entre as cenas do filme, contando tempo próprio (na versão Moroder elas estão sobre as cenas, sem interrompê-las);
  • conclusão: os 139 minutos seriam equivalentes a uns 75 minutos da versão Moroder...

Trilha Sonora

Moderna e relacionada à emoção predominante em cada cena (amor / tensão / etc).

Praticamente homogênea

Efeitos Sonoros

Muitos. Exemplos:

  • sons de businas e carros quando a cidade de Metropolis é mostrada;
  • sons metálicos quando o robô está caminhando.

Nenhum

Qualidade da Imagem

Nota: eu rodei simultaneamente a versão Moroder no VCR "a" e na TV "a" e a versão P&B no VCR "b" e na TV "b", e depois inverti as fitas. Os resultados foram os mesmos, portanto não foram devidos às cartacterísticas dos vídeo-cassetes / das TVs utilizadas.
  • A qualidade da imagem foi muito superior (tanto no contraste quanto na nitidez dos detalhes),
  • mostrou mais dos cantos esquerdo e superior de todas as cenas (!!!)
  • Embora fosse uma cópia sem uso, a qualidade da imagem era muito ruim, como se fosse o resultado de umas 5 cópias vídeo a vídeo consecutivas.
  • mostrou mais do canto direito de todas as cenas (!!!)

Cenas exclusivas de cada versão

Versão Moroder:

Versão P&B:

Mostra as cenas no Estádio.-
Mostra a primeira visão dos Jardins do Prazer.-
Mostra Maria abrindo as portas dos Jardins do Prazer.-
Mostra Maria sendo expulsa dos Jardins do PrazerMostra apenas as portas se fechando. Poder-se-ia supor que Maria saiu por vontade própria.
Mostra Freder entrando no carro para ir ver seu pai.-
-Mostra Josaphat trabalhando, antes de Freder entrar.
Mostra Freder entrando na sala de seu pai.Uma vez mais, a versão P&B deixa de mostrar as pessoas abrindo / fechando as portas.
-Mostra mais cenas do diálogo entre Freder e seu pai.
-Joh fala com Josaphat antes de terminar seu diálogo com Freder.
-Alguns empregados (contadores?) de Joh aparecem rapidamente.
Após Freder correr atrás de Josaphat, Joh chama seu empregado alto.-
Mostra a lápide de Hel, com a mensagem "Nascida para ser minha alegria. Perdida para Jon Fredersen. Morta ao dar a luz ao seu filho Freder".Não fala absolutamente nada sobre Hel.
Mostra o anão dizendo a Rotwang que Joh estava lá para vê-lo.-
Mostra Georgy pegando o carro de Freder e vendo as luzes de Yoshiwara.Georgy simplesmente desaparece do filme, após trocar de roupas com Freder.
Mostra a Torre de Babel sendo construída pelos escravos, e sua subsequente rebelião.-
Mostra Georgy sendo assassinado por um trabalhador, ao tentar defender Freder.Não mostra como Freder escapou do ataque dos trabalhadores.




Página principal sobre Metropolis

Este site foi elaborado por Augusto C. B. Areal, Brasília.

Enviar e-mail

1