Computadores e educação

 

Adriana dos Santos Marmori Lima

 

 

O homem durante muito tempo limitou-se a comunicar-se apenas pela utilização de gestos e palavras, o que só se realizava com a presença física de um determinado grupo de pessoas no mesmo espaço. Com a evolução tecnológica esta comunicação se transformou modificando as relações entre os indivíduos e até mesmo o conceito de espaço e tempo.

Atualmente conversamos com pessoas conhecidas ou não, no mesmo território geográfico ou não, em tempo real, mediada por cabos de fibra ótica e aparelhos cada vez mais sofisticados como o computador. Nasceu a comunicação no espaço virtual sem a necessidade de interlocutores presenciais, é a internet, "uma via de mão dupla" , estruturada em forma de rede, onde a circulação da informação se dá numa velocidade quase incalculável e que conta hoje no Brasil com mais de 1000.000 de Internautas .

E a escola brasileira, o que vem fazendo para acompanhar a era digital? Continua utilizando o livro didático, o quadro – negro e o giz como instrumentos básicos do ensino? Ou temos escolas informatizadas onde o acesso dos alunos aos laboratórios é limitado ?

Estas e outras questões devem ser discutidas por todos os educadores, uma vez que não devemos continuar vivendo na grande "aldeia global" de olhos vedados para a situação atual.

O livro didático , o quadro-negro e o giz são e continuarão sendo por muito tempo recursos ricos na mão de professores criativos e comprometidos com o processo educacional, assim como o computador jamais poderá ser um instrumento inovador se o educador ao utilizá-lo transformar suas aulas em espaços de repasse de informação e cobrança de exercícios.

 

Conclusão:

 

É preciso ficarmos atentos diante das questões próprias da modernidade uma vez que o que precisa ser reformulado dentro da escola é o currículo e as relações interpessoais dos indivíduos que a compõe, voltando os interesses para a formação de pessoas ativas e capazes de transformarem sua realidade na busca de um mundo melhor : democrático.

 

voltar.gif (3712 bytes)

1