Programa de Análise e Formação de Políticas

Mestrado Profissional

Sumário
Objetivos
Público alvo
Currículo
Seminários teóricos
Processos de formação-ação
Fundamentos epistemológicos da estrutura curricular
Módulos formativos da estrutura curricular
Quadro sintéticos dos módulos de formação-ação
Estrutura curricular
Flexibilidade e articulação dos perfis formativos
Cronograma

Objetivos

Formação de analistas de políticas: profissionais pós-graduados aptos a elaborar novas técnicas e processos, na análise de políticas, contribuindo para a construção da cidadania face às condições da atual etapa do desenvolvimento científico e tecnológica e da globalização das relações sociais;

Formação de formuladores de políticas: profissionais pós-graduados aptos ao enfrentamento criativo dos desafios da pós-modernidade no campo da engenharia institucional da democracia e da gestão de resultados para a realização das aspirações coletivas e satisfação das necessidades sociais, em nosso país;

Definição de uma estrutura curricular de caráter terminal, propiciando e promovendo uma inserção proativa do pós-graduado no seu campo de atuação, e levando à sua conseqüência praxiológica a formação científica conquistada na graduação e o perfil profissional ou vocacional de carreira que integra sua perspectiva de trabalho;

Utilização de uma metodologia de ensino, que utilize recursos de formação-ação na produção dos sub-perfis profissionais almejados, reunindo professores, alunos e seu público alvo, na elaboração e implementação de políticas e/ou na reprodução virtual, controlada e experimental da mudança institucional;

Articulação dos níveis pedagógicos da extensão e da pós-graduação na ESCOLA DE CIDADANIA E GESTÃO, propiciando aos estudantes do Mestrado Profissional uma interação permanente com o seu braço extensionista, sob a forma de monitorias do Curso de Formação de Lideranças;

Manutenção de níveis de qualidade condizentes com os padrões da pós-graduação stricto sensu e consistentes com a feição peculiar do Mestrado dirigido à formação profissional; neste sentido, o Mestrado Profissional não constitui degráu para a graduação doutoral em Ciência Política, mas representa um espaço para a inserção pedagógica de futuros doutorandos num trabalho de formação-ação [visualiza-se, aqui, a reprodução em nível mais elevado, do mesmo tipo de articulação e interação previstos para as atividades de extensão e o Mestrado Profissional];

Promover a reunião e a interação em equipe, de uma massa crítica de analistas e formuladores de políticas, de sorte a disponibilizar-se à sociedade a experiência acumulada e refletida da sua produção intelectual e da sua capacidade de trabalho;

Amadurecer, implementar e aperfeiçoar uma proposta pedagógica, na área de FORMAÇÃO E ANÁLISE DE POLÍTICAS, consistente à expressão curricular de um paradigma que articule, de forma clara e específica, as dimensões praxiológicas da sua vocação profissionalizante, no contexto de uma reflexão contemporânea sobre os marcos teóricos da Ciência Política e sua fundamentação epistemológica.

Público alvo

Em sua versão original o MP-AFP está dirigido para egressos de cursos de graduação inseridos em carreiras profissionais que envolvem imediatamente a análise e formulação de políticas. Nesse sentido são elegíveis:

ASSESSORES PARLAMENTARES/GOVERNAMENTAIS, MILITANTES SINDICAIS/PARTIDÁRIOS, LOBISTAS;
LEGISLADORES;
PROCURADORES PÚBLICOS,
AUDITORES, OUVIDORES,CONTROLLERs, OMBUDSMANs; 
EXECUTIVOS PÚBLICOS E DIRIGENTES CORPORATIVOS;
MAGISTRADOS.

São elegíveis, também, profissionais universitários, que estejam exercendo ou pretendam exercer funções de assessoria, consultoria ou direção, no quadro institucional do respectivo exercício profissional. Tanto é elegível, assim, um engenheiro químico, que exerce funções diretivas numa empresa, quando o sociólogo ou economista que prestam assessoramento ou consultoria em programas governamentais.

Na versão GERAÇÃO BRASIL XXI, implementada in company para o Instituto Teotônio Villela, o público alvo será composto por quadros políticos afiliados ao PSDB, que exercem funções de assessoria ou militância partidária, e também quadros políticos não afiliados, mas que estejam em áreas de influência ou sejam alvo da estratégia de arregimentação partidária. [Dada as características formais do programa, a condição mínima de acesso é a graduação universitária. Militantes e assessores não graduados poderão participar nos cursos de formação de lideranças comunitárias].

Currículo

O programa do MP-AFP integra diferentes recursos pedagógicos, destacando-se uma combinação de SEMINÁRIOS TEÓRICOS, no sentido mais tradicional dos cursos de pós-graduação, e PROCESSOS DE FORMAÇÃO-AÇÃO, como intervenções sociais de caráter experimental e pedagógico.

Seminários teóricos

S1 - ANÁLISE DE CONJUNTURA (15 horas)

Cidadania e gestão: a cidadania ativa e a construção do espaço público no Brasil, enquadramento legal, experiências institucionais e perspectivas de ação; ênfase nos processos de REFORMA POLÍTICA e CONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA.

Formação da consciência moral: ética e política da representação popular, do movimento comunitário, da organização cooperativa e empresarial; poder da comunicação e nos novos recursos de participação na sociedade científico-tecnológica - tematização de CULTURA POLÍTICA E MUDANÇA SOCIAL.

Globalização e cultura política: impactos econômicos, políticos e culturais das transformações estruturais da pós-modernidade - salientando os desafios da REFORMA DO ESTADO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO.

S2 - EPISTEMOLOGIA DE SÍNTESE (15 horas)

Crise e reconstrução paradigmática na pós-modernidade: a superação dos modelos dualistas de interpretação social.

Epistemologia de síntese: o paradigma triádico da auto-reflexão comunicativa.

Epistemologia da ciência política: os enfoques do comportamento político, da solução de problemas e da  cultura política.

S3 - PREPARAÇÃO AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE AFP (15 horas)

Familiarização com os objetivos e conteúdos dos programas de formação-ação;
Capacitação em informática na educação para operação dos recursos de multimidia e comunicação utilizados na Escola;
Abordagem pessoal e dinâmica de grupo no voluntariado de ação social; briefing e coordenação de grupos de discussão;
Operação e montagem de vídeo para documentação dos trabalhos;
Editoração básica: redação de memorandos, relatórios e notícias, elaboração de boletins informativos, sinopses, briefing books, issue briefings, position papers.

S4 - MODELAGEM INSTITUCIONAL (15 horas)

Ética procedural: a questão democrática na fundamentação e justificação dos modelos políticos; princípios e arquétipos.

Planejamento estratégico; objetivos e metas; produto e missão; diversificação, desenvolvimento e desinvestimento; capacidade e competitividade; massa crítica de poder, sinergia e impactos ambientais.

Construção de cenários e realidade virtual: a reconstrução da realidade como marco da intervenção social planejada e os novos conteúdos da cidadania científico-tecnológica.

Processos de formação-ação

DLC - Monitoramento do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias - 90 horas

APV - Assessoria do Parlamento Virtual - 90 horas

CDI - Consultoria para o Desenvolvimento Institucional - 90 horas

Fundamentos epistemológicos da estrutura curricular

A estrutura curricular do MP-AFP está constituída pela articulação de conteúdos que respondem aos três interesses epistemológicos e às três praxiologias de intervenção social, que integram o esforço de auto-reflexão comunicativa exigido ao futuro analista e formulador de políticas:

INTERESSES EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA POLÍTICA

(1) Racionalidade

(2) Governabilidade

(3) Credibilidade

ATRIBUTOS PRAXIOLÓGICOS DO PERFIL FORMATIVO

(1) Liderança

(2) Negociação

(3) Administração

Módulos formativos da estrutura curricular

Uma Oficina de Formação Política de Base e três Módulos de Formação-Ação integram os processos de formação-ação na estrutura curricular do MP-AFP.

A OFICINA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DE BASE - trabalha conteúdos substantivos de DEMOCRACIA E SOCIEDADE e o perfil do MILITANTE COMUNITÁRIO, SINDICAL E PARTIDÁRIO, como agente da cidadania política e social, na compreensão histórica e conceitual das lutas democráticas e sociais da modernidade e transformações e desafios contemporâneos. Introduz o conceito e a prática da cidadania no contexto da sociedade científico-tecnológica, das suas potencialidades e das  mudanças paradigmáticas da pós-modernidade. O estudante elabora aqui o seu projeto de estudos individuais, que definirá as suas opções de monitoramento e de análise e formulação de políticas nos modulos de formação-ação.

No âmbito do projeto GERAÇÃO BRASIL XXI, este módulo estará inteiramente dedicado à reflexão sobre as diferentes dimensões da vida e da militância partidária. Relações intra-partidárias, administração partidária, planejamento estratégico, organização e administração de campanhas eleitorais, assessoramento político e contato com o eleitor em gabinetes parlamentares. [Os participantes tomarão contato com o estado da arte dos instrumentos e técnicas de marketing político-eleitoral].

O primeiro MÓDULO DE FORMAÇÃO AÇÃO contempla a atividade de monitoria que será desenvolvida pelos estudantes do MP-AFP junto aos cinco cursos de formação de lideranças comunitárias da ESCOLA DE CIDADANIA E GESTÃO. Trata-se de um exercício de formação-ação especificamente desenhado para desenvolver a sensibilidade a políticas, desde uma ótica diferenciada - qual seja o ponto de vista e o estilo de sua abordagem por lideranças de base da sociedade civil.

Teoria e Prática da Representação Popular (no projeto GERAÇÃO BRASIL XXI, Teoria e Prática de Campanha Eleitoral)

Teoria e Prática da Autodefesa Comunitária.

Teoria e Prática da Participação Popular.

Teoria e Prática do Voluntariado de Ação Social.

Teoria e Prática da Autogestão Comunitária.

Teoria e Prática da Negociação de Interesses

O segundo módulo envolve desenvolve-se num campo de pesquisa e análise estratégica, tendo por pano de fundo o exercício da experimentação democrática no assessoramento de um parlamento virtual.

O terceiro módulo contempla estudos de caso e intervenções prático-teóricas de consultoria a instituições sociais - quais sejam: governo, empresas e organizações não-governamentais. 

Quadro sintético dos módulos de formação-ação
INTERES-
SES EPIS-
TEMOLÓ-
GICOS
ATRIBUTOS PRAXIOLÓGICOS DO
PERFIL FORMATIVO-PROFISSIONAL
MÓDULO DE
SENSIBILIZAÇÃO
MONITORIA DO CURSO
DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS
MÓDULO DE
EXPERIMENTAÇÃO
ASSESSORIA DO
PARLAMENTO
VIRTUAL
 
MÓDULO DE APLICAÇÃO
CONSULTORIA POLÍTICO-
INSTITUCIONAL
 
RACIONALI-
DADE DO
SISTEMA
POLÍTICO
DLC1 - ANÁLISE DE POLÍTICAS: SISTEMA ELEITORAL E COMPORTAMENTO POLÍTICO (Monitoramento do Curso de Teoria e Prática de Campanha Eleitoral e Relações com o Eleitor, destinado à formação de gerentes de campanha eleitoral e assessores político-eleitorais) APV1 -  METODOLOGIA DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PESQUISA-AÇÃO, ANÁLISE DE DADOS E MARKETING POLÍTICO E INSTITUCIONAL AVANÇADO. CPI1 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS: DESENHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÕES
DLC2 - ANÁLISE DE POLÍTICAS: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA - OS IMPERATIVOS ÉTICOS NAS NOVAS RELAÇÕES DE COMUNIDADE-PARTIDOS- GOVERNO (Monitoria do curso de Teoria e Prática da Participação Popular, destinado à formação do Conselheiro Comunitário).  

APV 2 - METODOLOGIA DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO:  ESTUDOS DE PROCESSOS DECISÓRIOS E TÉCNICAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS

CPI2 -FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS:  ADEQUAÇÃO E MANEJO DO SISTEMA GERAL DE INCENTIVOS À PARTICIPAÇÃO
GOVERNA-
BILIDADE DO SISTEMA POLÍTICO
DLC3 - ANÁLISE DE POLÍTICAS : AS CONDIÇÕES ATUAIS DA CIDADANIA E A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS (Monitoria do curso de Teoria e Prática da Autodefesa Comunitária, destinado à formação do Promotor Legal Popular) APV3 -  METODOLOGIA DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO:  ANÁLISE DE  RISCO POLÍTICO E SOCIAL CPI3 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS: ADVOCACIA POLÍTICA E  DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO
DLC4 - ANÁLISE DE POLÍTICA:  AS CONDIÇÕES SOCIAIS DA CIDADANIA E  E A GUERRA CONTRA A POBREZA  (Monitoria do curso de Teoria e Prática do Voluntariado de Ação Social, destinado à formação do Agente Social Comunitário) APV 4 -  METODOLOGIAS DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: AUDITORIA DE OBJETIVOS E RESULTADOS; BALANÇO SOCIAL-ORGANIZACIONAL E  AVALIAÇÃO DE PROJETOS CPI4 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS: AUTO- REGULAMENTAÇÃO CORPORATIVA E CORREGEDORIA INSTITUCIONAL
CREDIBILI-
DADE DO
SISTEMA
POLÍTICO
DLC5 - ANÁLISE DE POLÍTICAS: AS NOVAS  RELAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO - GOVERNO, EMPRESAS E ONGs (Monitoria do Curso deTeoria e Prática da Autogestão Comunitária, destinado à formação do Dirigente Associativo e do Empreendedor Comunitário) APV 5 - METODOLOGIA DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PESQUISA DE FORÇAS E FRAQUEZAS INSTITUCIONAIS, AVALIAÇÃO DE PROJETOS E IMPACTOS AMBIENTAIS CPI5 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS: GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLHA ESTRATÉGICA E POLÍTICA DE RESULTADOS
DLC6 -ANÁLISE DE POLÍTICAS:  EFICÁCIA PROCESSUAL DAS  NORMAS E DAS INSTÃNCIAS DE   RECURSO NA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA (Monitoria do curso de Teoria e Prática da Negociação e da Intermediação de Interesses, destinado à formação de Delegados e Negociadores Comunitários) APV 6 - METODOLOGIAS DE PESQUISA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: MATRIZES DE NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES CPI6 - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS: CORRETAGEM POLÍTICA, INTERMEDIAÇÃO PRIVADA E JURISDIÇÃO COERCITIVA

Os três módulos-formativos asseguram que os estudantes do MP-AFP passarão necessariamente pelas três etapas de um processo que inclui sensibilização a problemas, experimentação criativa e aplicação monitorada. Ao mesmo tempo, a estrutura curricular está construída de forma a integrar os conteúdos específicos dos três perfís formativos, em diferentes opções de especialização que definem pelo caráter da intervenção social

Clique para acessar uma análise mais detalhada da estrutura curricular.

Flexibilidade e articulação dos perfis formativos

O egresso do MP-AFP deverá ter cumprido 300 horas de trabalho pedagógico dirigido, complementados pelo respectivo envolvimento em intervenções pedagógicas, correspondentes a outras 600 horas:

Os créditos dos quatro seminários teóricos - 60 horas;

Os créditos correspondentes ao trabalho da Oficina de Formação Política - 15 horas

Os créditos correspondentes aos tópicos dos três módulos de formação-ação - 180 horas;

Um trabalho de conclusão orientado em cada módulo de aprofundamento e de formação-ação - num total de 45 horas de orientação - constituindo-se de:

(1) Relatório de acompanhamento e avaliação de um dos módulos de formação-ação do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias;

(2) Um estudo analítico - nos módulos de assessoria ou consultoria;

(3) Uma proposta política - nos módulos de assessoria ou consultoria;

Cronograma
ETAPAS FORMATIVAS SEMINÁRIOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO  FORMAÇÃO-AÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO
1º TRIMESTRE - (COMPREENSÃO DE CONTEXTO E AUTO-ORGANIZAÇÃO) S1 - ANÁLISE DE CONJUNTURA OFICINA DE FORMAÇÃO POLÍTICA PROJETO DE ESTUDOS PESSOAIS
2º TRIMESTRE - (PERCEPÇÃO DE PROBLEMAS E POSICIONAMENTO ÉTICO-POLÍTICO) S2 - EPISTEMOLOGIA MÓDULO DE MONITORIA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
3º TRIMESTRE - (PESQUISA E ANÁLISE) S3 - PREPARAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO DE ASSESSORIA ESTUDO ANALÍTICO
4º TRIMESTRE - (SÍNTESE CRIATIVA) S4 - MODELAGEM INSTITUCIONAL MÓDULO DE CONSULTORIA PROPOSTA POLÍTICA

  back to top                             Home Up Next

1