Resposta aos leitores:

Quem somos na Agenda Política on Line.
 
Em resposta a muitas indagações... gostaria de esclarecer que, embora tenha apresentado essa proposta de comunicação em nome coletivo, a AGENDA POLÍTICA ON LINE é uma iniciativa pessoal. Quando me proponho a responder sobre quem somos na AGENDA POLÍTICA ON LINE, incluo nesse plural majestático alguns poucos colaboradores cotidianos, minha esposa que é a primeira leitora e revisora dos meus textos, meus filhos que começam, gradativamente, a formar opinião e debater algumas das idéias que disponibilizo neste canal - e a auxiliar-me na sua veiculação. Para maiores esclarecimentos, nosso perfil pessoal e profissional está disponibilizado na home page: http://geocities.datacellar.net/edaydos.
 
Gostaria de pensar entretanto que, gradativamente, esse canal pudesse incorporar a contribuição de outras cabeças e transformar-se numa construção interativa... ou mesmo integrar-se a outros esforços de comunicação que, por afinidade pessoal e consistência ideológica, projetassem uma visão de mundo convergente. É um pouco do que começa a acontecer, quando me chegam notícias que a AGENDA POLÍTICA ON LINE tem sido redistribuída em rede por algumas instituições e multiplicadores individuais. Saúdo essas iniciativas, pedindo apenas que me retornem a respectiva informação e façam constar no redirecionamento essa fonte com o respectivo e-mail, para que possamos manter viva a relação direta de emissor e receptor que faz a grande diferença e o maior sentido da mídia virtual. Por outro lado, tenho a consciência que a convergência almejada não se constrói por uma simples manifestação de vontade – exige a consolidação de um espaço de comunicação e de atuação conjunta, que obviamente ainda engatinha nos prospectos desta iniciativa.
 
Na forma desta carta mensal, que ora chega a cerca de 2.500 destinatários, procuro simplesmente manifestar a necessidade sentida de dispor de um canal eficiente e independente, ágil e desburocratizado, despojado das filigranas da academia e das constrições editoriais do mercado, que fosse capaz de veicular a minha produção intelectual inédita e projetada. Refiro-me a reflexões que amadureceram ao longo dos anos e emergem nas múltiplas interfaces de atuação do profissional acadêmico, do cidadão partidariamente engajado e do intelectual atuante no movimento comunitário. Exatamente por tratar-se, neste sentido bastante estrito, de escritos e documentos de fronteira – elaborados nos limites de segurança, das incompatibilidades e desconfianças, que separam esses diferentes campos de intervenção prática – e por almejar dar uma certa unidade ao que, afinal, vinha fluindo de forma segmentada e descontínua nos diferentes momentos e espaços discursivos da minha atuação, optei pela via da comunicação direta e interativa (pela construção de um site e pela alimentação de uma newsletter), pessoa a pessoa, argumento contra argumento, que a rede virtual possibilita.
 
Meu objetivo, ao assumir o ônus dessa exposição pública e de manter esse canal aberto de comunicação com a sociedade, portanto, é fundamentalmente expressivo e pedagógico. Meu público alvo são meus alunos, meus colegas e a comunidade atenta ao campo da reflexão cotidiana que me obrigo a cultivar como cientista político. Nos mailings das nossas associações de classe e nas indicações pessoais ou institucionais de alguns correspondentes eletrônicos, fui buscar a formação das primeiras listas de prováveis interessados na recepção e disseminação desse veículo.
 
Quero esclarecer, também, para ser bem explícito, nas indagações dirigidas por alguns destinatários, que -descontado o fato que, por dever de ofício e com remuneração pública, me dedico à investigação e à docência em ciência política - não tive e não tenho qualquer tipo de financiamento, apoio ou compromisso institucional, para o desenvolvimento desse trabalho.
 
A AGENDA POLÍTICA ON LINE é produzida em minha residência, em computadores de minha propriedade pessoal e disseminada na internet a conta dos meus recursos privados. Isso não significa, entretanto, que não possa vir a potencializar essa atividade num nível de maior eficiência, sistematicidade e qualidade técnica, pela via de algum eventual suporte institucional ou meio de sustentação privado. Simplesmente, nos prospectos da AGENDA POLÍTICA ON LINE, essa possibilidade ainda não aconteceu. Obviamente, vindo a ocorrer, será absolutamente transparente, pelo que agradeço, também, qualquer sugestão, indicação ou proposição neste sentido.
 
Um grande abraço e mantenham contato.
Eduardo Dutra Aydos
Webmaster
Mail to: edaydos@adufrgs.ufrgs.br
 

Back Home Up Next

1