|
Discípulo ou Apóstolo?
Primeiramente, façamos aqui a distinção, para que todos aprendam a diferença entre Apóstolo e Discípulo:
Discípulo = Aquele que aprende, ou que segue a doutrina de outro, aquele que segue Jesus.
Apóstolo = Evangelizador, propagador das doutrinas, cada um dos discípulos de Jesus.
 Bem, as perguntas que faço são estas; você é um apóstolo? Você propaga Jesus na sua casa no seu trabalho, nas conversas com seus amigos?
No exame de consciência, se você respondeu negativamente, pelo menos reflita se pode considerar-se discípulo. Se não se enquadrar em nenhuma das duas, você é apenas um espectador, um simples admirador da doutrina cristã. Será que realmente, no seu íntimo, você está feliz? Porventura, às vezes, dentro daquele vazio, que só você está sentindo, não ecoa um chamado: "Vem, toma tua cruz, segue-me"? Vai continuar resistindo?
Quantas vezes você negou um chamado, tipo assim: "Venha participar de tal Pastoral ou venha assistir tal palestra" ou ainda,"faça um tal encontro, movimento"; quantas vezes negou e ficou em casa em frente a TV (hipnotizado).
Lembre-se, o controle remoto de sua vida é Jesus, assim como a sua TV, você não sabe quando vai ser desligado.
Agora, não basta apenas vir a missa, ficar durinho, não participar cantando, rezando e voltar para casa com o dever cumprido (isto não é ser discípulo).
Discípulo tem que participar, tem que saber, tem que trazer estampado no seu semblante "Eu sou Cristão-Católico", aceitar ser catequizado, evangelizado, comprometer-se.
Ser apóstolo é mais profundo. É ter aprendido e aceitado Jesus em sua vida. Não temer, não ter vergonha de expor e doar seus dons com amor, levar o nome de Jesus a todo canto que for ser identificado como um autentico cristão. Comportar-se como tal. Partipar de movimentos catequizar, evangelizar e, sobretudo, amar a todos sem destinção.
Ser apóstolo, acima de tudo, é buscar a santidade se entregando a Jesus e sendo sua testemunha no mundo.
Luiz Antonio Bessi
A palavra Apóstolo significa alguém enviado para uma missão, de modo especial diz respeito ao grupo dos doze que foram escolhidos por Jesus(Mc 3, 13-19) para falar com sua autoridade "Quem vos ouve, ouve a mim" (Lc 10,16)
Os Apóstolos se distinguem dos outros pregadores por serem enviados pelo próprio Jesus, passando a ser seus autênticos representantes, pois a igreja está edificada "Sobre o fundamento dos Apóstolos" (Ef 2,20). Nesta autoridade, os Apóstolos constituiram seus sucessores escolhendo bispos para as novas igrejas e deste modo garantindo na igreja a continuidade, em todos os tempos, deste ministério dado pelo próprio Jesus por mãos dos bispos unidos ao sucessor de Pedro, o Papa.
Fonte: O fogo de Pentecostes
Pe. Alberto Luiz Gambarini
|
|
|
Caso você queira e tenha um texto de autoria própria e que seja com um tema relacionado com a igreja católica, nos mande pelo e-mail.
|
|
|