William de Occam ou William de Ockam

Mauro Pennafort

William de Occam (1285 - 1349), mais conhecido como o criador da Navalha de Occam, franciscano, teólogo, filósofo, escritor político, fundador de uma forma de Nominalismo em que se nega que conceitos universais (como "pai" ou "mãe") tenham alguma realidade além do indivíduo que especificam. Um intelectual de primeira linha.

Sabe-se pouco de sua infância. Ao que tudo indica, entrou para a ordem Franciscana bem jovem, numa época em que se discutia na ordem a interpretação da regra de São Francisco de Assis sobre o grau de pobreza que deveria ser praticada dentro da ordem. Por isso desde cedo ele teve contato com argumentações, debates e retórica. Ele concentrou seus estudos na Lógica, e por ela foi apaixonado durante toda a vida.

Navalha ou Lâmina de Occam:

Também conhecida como Lei da Economia ou Lei da Parcimônia:

"Non sum multiplicanda entia praeter necessitatem"

"As entidades não devem ser multiplicadas além do necessário"

O princípio, na verdade, é anterior a Occam, mas ele usava tão frequentemente em suas argumentações, que ficou conhecido como Navalha de Occam. Usa-se o termo "navalha" porque este princípio "corta", elimina todos os excessos desnecessários em uma argumentação ou explicação.

"Se duas hipóteses explicam os dados com igual eficiência, deve prevalecer a mais simples"

Coloque seu e-mail e clique no botão "Join List" para receber notícias sobre ciências e atualizações nessa página!

Fornecido por ListBot

Me escreva

Assine meu Livro de Visitas

Voltar

1