Mensagens e Símbolos.

A virgem logo deixou de aparecer de maneira contínua no Podbordo, escolhendo outros locais, como o Krizevac, um monte próximo antes chamado Sipovac, antes de ser construída, em 1933, uma cruz visível a muitos quil^mentros de distâmcia, em homenagem a décimo nono aniversário da Redenção de Jesus Cristo. Krizevac, que significa "Monte da Cruz", tem sido considerado pela Virgem como o seu lugar dileto nestas apariçòes,. Outros locais houve e há, ma nenhum como este, no cume e ao relento.
O grupo inicial foi dispersando-se com os meses e anos. Estudos, seminários, casamentos, novas atividades ect. são as razões principais. eles continuam experimentando aparições, porém, onde quer que estejam, não importa quão longe e separados estiverem. Vicka e JAcob Colo continuaram na região sem se deslocarem, sobretudo Vicka, considerada a pessoa que teve e tem mais trato com a Virgem ainda hoje.
Mas à "primeira geração" de escolhidos acrescentou-se uma outra, menos numerosa; trata-se de mais duas meninas; Marijana Vasilj, nascida em 05 de outubro de 1972, e Jelena Vasilj, nascida em 14 de março de 1983, e com elas a Gospa iniciará uma segunda experência, diferente das vividas pelos outros rapazes e moças de Medjugorje e mesmo por muitos outros escolhidos do mundo das aparições mariana, Jelena e Marijana não verão nem ouviram a Virgem do "exterior" ou de "fora", mas como uma realidade interna, tngível, que se vê perfeitamente "sem vê" e ouvi-se perfeitamente "sem ouvir". Estes dois casos fazem da aparição uma vivência mística permanente, muito pouco freqüente. A Virgem que elas vêem e ouvem é totalmente branca. Algumas das mensagens mais belas foram entregues a elas.
Três são os sinais da Virgem nestas aparições: a Cruz, sinal da salvação; o Sol, símbolo da luz de Cristo, e o Coração, chave da oração contínua. A Cruz, o Sol e o Coração estão muitas vezes ao lado da Virgem, durante todo o tempo que dura a sua aparição, como mostrando preocupação especial em apresentar sua doutrina de forma sintética, sem palavras.
Outros símbolos, também essenciais, dos quais a Virgem se reveste, são; o Vento, E também a flor, intimamente relacionada à teologia da beleza que a própria Virgem ensina; Ou a própria Natureza inteira, quando revela:

"O vento é o meu símbolo. virei no vento. Se o vento soprar, sabei que estou convosco", ela esclarece,"estou convosco no vento"
15 de fevereiro de 1984

"Eu gostaria que fôsseis como uma flor que abre-se para o sol na primavera, que abre-se para Jesus no Natal, uma flor que não deixará de florescer no Natal..."
31 de Janeiro de 1985 e 28 de Dezembro de 1984

"Deus quer vos salvar e vos envia mensagens através dos homens, através da Natureza... Abri-vos para Deus... Como a Natureza se abre"
25 de Maio de 1989


Na quinta-feira, 10 de outubro de 1981, os jovens pergutaram à Virgem Maria se todas as religiões são boas:

"Vós estais divididos na terra. Os muçulmanos e os ortodoxos, assom como os católicos, são iguais perante o meu Filho e perante mim. Não basta permanecer na Igreja católico para salvar-se; é preciso respeitar os mandamentos e seguir a consciência. Os não-católicos são também criaturas feitas à imagem de Deus e destinados a chegar um dia à casa do Pai. A salvação é oferecida a todos, sem exceção. (...)"
6 de setembro de 1984

"queridos filhos, sem prece não é possível a paz... Eu vos conclamo a serdes arquitetos e testemunhas da minha na mundo. A paz deve expandir-se em todo o universo, que está ficando sem paz (...)"
25 de julho de 1990

Sobre a Beleza:

"(...) Filhos amados, quero convidar-vos novamente a orar. quando orais, sois muito mais belos, como as flores, que depois da neve mostram toda a sua beleza e cujas cores são indescritíveis. assim, filhos amados, também vós depois da oração desenvolveis perante Deus tudo aquilo de que Ele gosta por sua beleza. Por isso, filhos amados, orai e abri vosso interior para o Senhor, a fim de que faça de vós umas flores hamônicas e belas, dignas do Paraíso."
18 de Dezembro de 1986

Sobre mística virginal:

"...assim como levei Jesus no meu ventre, da mesma forma, queridos filhos, desejo levar-vos também à Santidade
25 de maio de 1990

Os jovens sempre lhe pergutaram todos os tipos de coisas. Frente a uma pergunta de Mirjana, a aparição identificou-se como a Bem-aventurada Virgem Maria. Era o terceiro dia, de 28 de junho de 1981. Em uma das questões colocadas por eles, em outubro de 1981, pediram-lhe alguma orientação a respeito dos países do leste e do Ocidente. A Virgem respondeu:

"A Russia é o povo onde Deus será mais glorificado. O oeste fez a civilização progredir, porém sem Deus, como se ele fosse o seu próprio criador..."

Depois, a Virgem disse mais sobre o Ocidente, ainda não sabido, já que este perfil parece pertencer ou encaixar dentro dos dez segredos entregues pela Virgem ao longo destes anos.

Prodígios e Outras Visões

Medjugorje





Aparições recentes
1