Gilberto Rabelo Profeta

Dizer/Fazer Médico


01 - INTRODUÇÃO

Curry 1996
preocupação quanto à expor precocemente os estudantes de medicina às bases éticas, comportamentais e sociais da Medicina, como por exemplo na Northwestern University Medical School - citar outras

Trataremos dos verbos que regem a atividade médica, analisando as ações a que remetem e as regras a que se submetem. Trata-se de uma forma nova de ver a atividade médica. Partimos do par "legein/teukheim"(lei e técnica), citado em "A Lógica da Lógica".

"Para que a sociedade possa existir, para que uma linguagem possa ser instaurada e funcionar, para que uma prática reflexiva possa desenvolver-se, para que os homens possam relacionar-se uns com os outros... é preciso poder distinguir-escolher-estabelecer-juntar-contar-dizer objetos". "LEGEIN":distinguir-escolher-estabelecer-juntar-contar-dizer: condição e ao mesmo tempo criação da sociedade, condição criada por aquilo mesmo que ela condiciona.Para tanto, é necessária a fabricação dos objetos. Teukheim"(juntar-ajustar-fabricar-construir) é a dimensão do fazer ser como... a partir de... de maneira apropriada a... e com vistas a... "Não se trata somente de instrumentos materais. A "fabricação" dos indivíduos pela sociedade, a imposição aos sujeitos somato-psíquicos , ao longo de sua socialização, do "legein", mas também de todas as atitudes, posturas, gestos, práticas, comportamentos, habilidades codificáveis. .
Unindo "Legein" e "Teukheim" há a dimensão da fabricação de significados, a nível do imaginário individual e do imaginário social., o que torna o par "legein/Teukheim" indissociado, fabricante e fabricado um do outro. Deste ponto em diante, referiremo-nos ao par "dizer/fazer" como constituinte-constituído da sociedade, seguindo Castoriadis.

a1
- as habilidades profissionais podem ser adquiridas por método de descobera, pela prática. Contudo, torna-se necessário obter uma visão geral do que se deve apreender durante a prática, pois o aprendizado se torna fragmentado. A visão geral do processo de saber/fazer do médico facillita e acelera a integração do aprendido na prática.

Stobaus:
Medicina:
atividade em processo
dialética saúde/doença
realiza-se em condições de grande incerteza

A12
A crise atual na relação médico-paciente nasce das seguintes tendências sociais:
- Conceito crescente da autonomia individual, a partir das revoluções francesa e americana;
- Desenvolvimento dramático da Medicina nos últimos 100 anos, notadamente nos últimos 50 anos;
- Transformação contextual da atenção médica, de uma posição elitista para uma de acesso universal
- Reconhecimento da limitação dos recursos da Sociedade para a universalidade de acesso.

Silva(Anais do Hospital da Siderúrgica Nacional de Volta Redonda 1981;5(2):5-7; ref 14 de a2)
fator comentário
descobertas científicas aceleradas --> pensamento crítico; busca de relevância
explosão de informação --> Como ler artigos médicos
progresso tecnológico --> atitude crítica: a clínica é soberana
pesquisa educacional --> descobrir os métodos de apreender e usá-los
exigências da sociedade em expansão --> atitude crítica quanto aos novos mitos criados pela mídia
atitude ética
atitude preventiva: prevenção de erros

A medicina deve ser exercida com humildade, honestidade, integridade intelectual, compaixão e descentração.

01 - CITAÇAO

Curry 1996
"O problema em ensinar diagnóstico físico é exatamente o mesmo envolvido em ensinar qualquer ramo de aprendizado, ou seja, achar o método que melhor excita o interesse do estudante e estimula-o a trabalhar e a investigar - WILLHIAM SYDNEYU TAHYER, "On the teaching of physical diagnosis - Boston Med Surg J 1902;147:689-694"

 

02 - OBJETIVO

Curry 1996
Tem-se como objetivo, aprender/ensinar o pensamento crítico e a descoberta intelectual: o estudante estuda, aplica, dando "feedback" ao grupo, crescendo junto com ele.

03 - A CONSULTA MÉDICA 1