Cuidados com o Bichano

Conteúdo

  Banho de gato
  Alimentação
  Vacinas

Banho de gato

Antes do banho é preciso cortar as unhas. Você pode encontrar cortadores específicos para unhas de gatos nas lojas de produtos veterinários, mas eu costumo usar um Trim, com ótimos resultados. Corte aprenas a parte branca das unhas, tomando cuidado para não pegar a polpa rosada, que dói e sangra. As unhas das patas dianteiras são retráteis, sendo necessário fazer uma leve pressão nos dedinhos para torná-las aparentes. O quinto dedo tem uma unha não retrátil, assim como nos quatro dedos das patas trazeiras. Para quem não sabe, o gato tem cinco dedos nas patas da frente e quatro nas de trás.
Escove o gato cuidadosamente, até dasembaraçar completamente o pêlo. Eu costumo usar uma escova com cerdas de metal para a parte mais longa do pêlo. Coloque o gato no local escolhido para o banho, com as patas apoiadas em tapete de borracha. Molhe o animal com água morna cuidando para que não caia água nos olhos nem nos ouvidos. Aplique detergente neutro (o mesmo que você usa para lavar louças), do pescoço para baixo. Se o gato for branco, use somente detergente branco ou incolor; outras cores podem manchar o pêlo. Esfregue e enxagüe com bastante água, até sair todo o sabão. Repita a operação, pelo menos, três vezes. Lave agora com shamppoo para cabelos oleosos. Enxagüe completamente com muita água. Seque o bichano com uma toalha felpuda. Complete a secagem com um secador de cabelos e uma escova.

Gato é um animal limpo naturalmente.  Mantenha a bandeja de granulado sanitário em local de fácil acesso e troque diariamente as partes usadas.  Eles não gostam de banaheiro sujo.

  Alimentação

Durante o primeiro ano, alimente seu gatinho com ração para filhotes. A partir do segundo ano use as rações para gatos adultos. Adquira sempre as rações da melhor qualidade. Embora mais caras, evitam que seu fofinho fique doente. Antes de levar um gatinho para casa, pergunte ao proprietário anterior que tipo de alimentação estava sendo usada. Ao introduzir uma nova ração, observe o comportamento do animal: episódios de diarréia ou prisão de ventre; se o gato começar a miar demais, é possível que esteja com dor de barriga.

Lembre-se que gato não é cachorro, nem hamster, nem coelho. Também não é gente. Rações boas para outros animais, além de não fornecerem todos os nutrientes que seu bichinho precisa, ainda podem fazê-lo ficar doente.Se você tem uma vontade incontrolável de dar guloseimas a seu queredinho, saiba que existem deliciosos petiscos fabricados especialmente para os felinos. Você pode adquiri-los em lojas de produtos veterinários.

Mantenha sempre um pote com água limpa e fresca à disposição do animal. Coloque o pote de água longe do pote de ração, a fim de evitar que o gato suje a água com resíduos de ração.

Lave diariamente os recipientes de água e de ração.

A ração seca pode ficar disponível o dia todo para seu bichano comer quando tiver fome, mas se utilizar ração úmida (patês, por exemplo), coloque apenas a quantidade que seu gato conseguir comer. A ração úmida se deteriora facilmente, portanto é preferível jogar fora as eventuais sobras.  Use sempre rações de boa qualidade e observe a saúde do animal, sempre que trocar de marca (se ele fica agitado, miando, com diarréia ou vômitos).

  Vacinas

60 dias   1.a dose quádrupla felina
90 dias   2.a dose quádrupla felina
120 dias   anti-rábica

Revacine seu gato anualmente.

Obrigada por sua visita.

Você é o visitante número desde 12/2000.

Esta página foi imaginada e desenvolvida por
Cynthia Guimarães Tostes Malta  
&
Patrícia Tostes Malta

Última revisão: Janeiro 26, 2001.

 

 

1