O alimento ideal, completo e suficiente para um bebê nos seus primeiros seis meses de vida é o leite materno.
Além da conveniência de não ter que ser comprado, preparado, embalado em mamadeira e aquecido,ou ainda correr o risco de se estragar, o aleitamento materno oferece ao bebê uma proteção extra contra doenças.
O peito não tem para o bebê somente a função de saciar-lhe a fome, como também a de remediar todos os seus incômodos e temores. Este relacionamento íntimo com a mãe oferece os estimulos psicológicos ideais para o desenvolvimento da criança.
Estou amamentando meu bebê. Quando entro com outros alimentos ?
Uma criança saudável, que está sendo amamentada no peito, não precisa de sucos chás ou papinhas nos primeiros seis meses de vida. Muitos se preocupam com a falta das vitaminas A, C e D, mas é uma preocupação não justificada, se a mãe ingerir alimentos que as contenham.
O suco de laranja ou a limonada podem ser dados à mãe, assim como alimentos ricos em caroteno e vitamina A, como a cenoura e o mamão. O leite materno transportará para a criança tudo que ela necessita.
Com relação a vitamina D em regiões tropicais e subtropicais, para uma criança saudável, alguns minutos diários de exposição ao sol pela manhã (antes das 10 horas) serão suficiente para que a criança não apresente deficiência desta vitamina.
Em períodos mais quentes a mãe que amamenta deverá tomar bastante líquido permitindo que desta forma a criança fique bem hidratada ao mamar. A mãe terá que suprir suas necessidades que são maiores que em temperaturas amenas e as do bebê que também tem as suas bastante aumentadas. Ofereça a mama mais vezes. É comum que na época de calor os bebês mamem um pouquinho e parem. Eles estão ‘matando’ a sede e devem ser estimulados a fazê-lo.
A partir dos seis meses começa-se lentamente a introduzir a papinha de frutas pela manhã. A papa deve ser oferecida antes da mamada. Nos primeiros dias não mais que 1 colher de chá. Aos poucos pode-se aumentar a oferta, sem ,no entanto, ultrapassar 3 colheres de sopa rasas (mesmo quando o bebê der sinais de querer mais). Após a papa de frutas a mãe deve oferecer o peito, para que a criança complete sua refeição. A complementação com o leite materno é importante para a criança (líquido e proteínas) e para a mãe (alívio da pressão de leite na mama e estímulo a produção para as próximas mamadas).
O suco de frutas também pode ser oferecido pela manhã.
Aqui vai uma observação para as mamães que se esforçam para fazer uma papinha deliciosa para seus bebês e ficam desesperadas ao perceber que eles cospem ou recusam sem a menor cerimônia. Isso é absolutamente normal e nada tem a haver com o alimento em sí. Seu bebê está percebendo que há algo neste alimento que ele não conhece, e isso por instinto de preservação faz com que ele rejeite o alimento. Cabe a mãe tranqüilizá-lo e oferecer novamente, podendo até provar da papinha dizendo ‘uhmm, gostoso’, para que ele compreenda que se trata de um alimento. Se a criança rejeitar por completo, não se desespere, tente o mesmo sabor mais tarde ou no dia seguinte. A perseverança paga e seu bebê comerá de tudo. Cuidado com a ansiedade na hora de oferecer o alimento. Seu filho é capaz de perceber os seus sentimentos melhor do que os próprios e pode ficar confuso e irritado na hora de se alimentar. Lembre-se que nenhuma criança a quem se oferece comida passa fome. Se o seu bebê não quer mais que uma colherinha, isso é o que ele pode assimilar agora. Não empurre! Tranqüilize os familiares de que você está segura.
Após duas semanas da introdução da papa de frutas podemos iniciar à noite (no horário do futuro jantar da criança) a papa de cereais.
Assim como a papa de frutas deve-se começar com pequenas quantidades até chegar ao limite de 3 colheres de sopa rasas. Oferecer o peito após a papinha.
A papa de hortaliças poderá ser oferecida duas semanas após o início da papa de cereais, na hora do almoço. Esta papa deverá ser iniciada, assim como as outras, aos poucos, uma colher das de chá no inicio, e, depois não deverá ultrapassar 4 colheres de sopa rasas. A mãe deverá oferecer o peito após a papinha.
A papa de carne poderá ser oferecida junto com a papa de hortaliças pois o bebê já está agora na idade de começar a receber proteínas animais variadas. Uma a duas colheres de sopa rasas no máximo.
O ovo. A gema do ovo pode ser oferecida após a papa de carne já estar aceita pelo bebê. A gema deve ser bem cozida e será dada duas a tres vezes por semana, substituindo a papa de carne. A clara do ovo, por favorecer o aparecimento de alergias, não deverá ser oferecida à criança no primeiro ano de vida.
É importante lembrar que depois que se inicia com as papas, a criança pode ter uma maior necessidade de líquidos.
Após a papa de carne ter sido introduzida pode-se alternar a papa de cereais do jantar com caldo de feijão.
Bibliografia:
Pipes PL, Trahms CM: Infant Feeding and Nutrition , Nutrition in Infancy and Childhood 5th edition,Mosby1993
Pipes PL, Trahms CM:Nutrient Needs of Infants and Children, Nutrition in Infancy and Childhood 5th edition,Mosby1993
Strobel S : Immune Responses of the Young to Foods: Developmental Aspects of Food Allergy, Food Allergy in Infancy and Childhood, Harms HK, Wahn U Eds. Springer-Verlag1989
Sounders S, Carroll JM, Johnson CE : Breastfeeding: A problem-solving manual ,3rd Ed. EMIS,1990
Ricco RG, Daneluzzi JC, Santoro JR, Barbieri MA: Aleitamento Natural, Nutriçãon e Dietética em Pediatria 3rd ed. ,Atheneu,1988
Woiski JR:,Alimentação do Lactente Nutrição e Dietética em Pediatria 3rd ed. ,Atheneu,1988
Cunningham AS, Jeliffe DB, Jeliffe EFP: Breast- feeding and health in the 1980s: a global epide- miologic review,J Pediatr 118:659, 1991.
Feeding Your Baby During the first Year, MayoFoundation 1993
Brunser O, Carrazza FR, Gracey M, Nichols BL, Senterre J: Nutricion Clinica en la infancia , Raven press,1985
Fomon ST: Infant nutrition, ed 2, Philadelphia, 1974, WB Saunders.
Goldman AS, Pong AJH, Goldblum RM: Host defenses: Development and maternal contributions. Adv Ped 33:71, 1985.
Suskind FM (ed): Textbook of Pediatric Nutrition. New York, Raven Press, 1981.
Committee on Nutrition, AAP: Toward a prudent diet for children. Pediatrics 71:78, 1983.
Se você tem alguma pergunta sobre alimentação escreva para nós. Nós responderemos.
.Se você quer fazer parte do time de ParentsLove, escreva para nós.
Palavras chave: Alimentação e nutrição, segurança, saúde, comportamento infantil, desenvolvimento infantil, valores familiares, família, family, health, parenting, education, values, security, development, behavior, pediatrics, nutrition, sports .
Documento Fonte:http://geocities.datacellar.net/HotSprings/3305/