VITÓRIA
TESE 85
Vitória não é algo que efetuamos. É algo que recebemos.
Um tema perpassa todas as mensagens às sete igrejas em Apocalipse 1-3: Vencer! Uma promessa especial é dada a cada igreja, uma promessa aos vencedores. À igreja de Efeso: "Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da srvore da vida que se encontra no paraiso de Deus.,, Apocalipse 2:7. À igreja de Esmirna: "O vencedor, de nenhum modo sofrera dano da segunda morte." Verso 11. À igreja de Pérgamo: "ao vencedor dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe." Verso 17.
À igreja de Tiatira: "Ao vencedor, e ao que guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei autori dade sobre as nações." Verso 26. À igreja de Sardes: "O vencedor sera assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrario, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos." Apocalipse 3:5.
À igreja de Filadélfia: "Ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do Meu Deus, e dai jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do Meu Deus, o nome da cidade do Meu Deus,. a nova Jerusalém que desce do Céu, vinda da parte do Meu Deus, e o Meu novo nome." Verso 12.
E, finalmente, para a igreja de Laodicéia: "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no Meu trono, assim como também Eu venci, e Me sentei com Meu Pai no Seu trono." Verso 21.
É algo muito importante tornar-se um vencedor, não é mésmo? O Senhor certamente concede àquele que vence alguns poderosos incentivos para fazê-lo: ser capaz de comer da árvore da vida, do maná escondido, receber um nome novo; ter poder sobre as nações, ser vestido de vestes brancas, ser uma coluna no santuário de Deus, e sentar-se com Cristo no Seu trono.
Às vezes as pessoas desenvolvem a idéia, quando eu digo que a vitória é um dom, de que isso de alguma forma não é importante. Nada podia estar mais longe da verdade. A salvação é um dom - é a salvação importante? Fé é um dom - é a fé importante? O arrependimento é um dom - é o arre pendimento importante? O alvo de Deus para nós é a vitória - e mesmo mais do que a vitória. Ele de seja que sejamos "mais que vencedores" por Seu intermédio. Romanos 8:37.
Quando Deus fala sobre obter vitória, e mesmo "mais"
do que vitória, que vitória é essa que esta descrevendo? É vitória sobre os pecados? Não. É uma vitória sobre algo muito mais difícil de controlar. O Maior Discurso de Cristo, pag. 141: "A vida
cristã é uma batalha e uma marcha. Mas a vitória a ser ganha
não é obtida por forca humana. O campo de luta é o domímo do
coração. A batalha que temos a ferir - a maior de quantas ja
foram travadas pelo homem - é a entrega do próprio eu à
vontade de Deus, a sujeição do coração á soberania do
amor."
Observe que submissão do eu, a renúncia a nós próprios e o deixar o controle para Deus, é o que esta em pauta - não a submissão de coisas erradas.
É talvez a unica batalha no Universo em que o caminho para a vitória esta em sujeitar-se! E, sendo isto verdade, então é inevitavel que a vitória tenha de ser um dom, pois submissão é um dom. "Não podemos de nós mesmos, vencer os maus desejos e hábitos que lutam pela predominância. Não nos é possivel dominar o poderoso inimigo que nos mantém em escravidão. Unicamente Deus nos pode dar a vitória." - Idem, pag. 142.
Já vimos o métodó para obter a vitória, que Deus indica na mensagem á igreja de Laodicéia: "Ao ven cedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no Meu trono, assim como também Eu venci, e Me sentei com Meu Pai no Seu trono." (Enfase acrescentada). Como Jesus venceu? Mediante dependência do poder do Seu Pai e mediante o relaciomento com o Seu Pai - não mediante o combate ao diabo por Sua própria força, conquanto tivesse a força, o que não é o nosso caso. Por meio de confiança no poder e força de Seu Pai, Jesus foi Vencedor. E mediante a confiança nE le, por meio de fé nEle, nós também podemos conseguir a vitória. "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I S. João 5:4.
TESE 86
Na milícia cristã, somos ativos no combate da fé e passivos no combate aos pecados.
Toda sorte de programas de exercicios invadem o mercado hoje. O
exercício tornou-se tão popular que algumas pessoas ja
prejudicaram seriamente a saúde exagerando-o. Mas conheço um exercicio que gostaria
que experimentassem para conseguir saúde espIritual. Um
exercicio que o tornará forte para obter
a vitória! Estã pronto? Desejo que fique em pé, parado, e
avance para a frente ao mesmo tempo!
O Senhor designou este exercicio em particular para os israelitas bem no inicio de sua jornada para Terra Prometida. Você pode ler a respeito em Exo do 14:13-15. Eles estavam ás margens do Mar Vermelho, cercados de montanhas por todos os lados, com o inimigo vindo rapidamente por tras. Quando estavam a ponto de entrar em pânico total,o Senhor enviou uma mensagem através de Moisés. "Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fara; porque aos egipcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que marchem."
Aí está, um programa de exercícios respaldado pela Bíblia! Permanecer quieto no lugar e ir adiante. É somente isso.
Seria possível ficar parado e ir adiante ao mesmo tempo? Bem, talvez já o tenha feito antes! Já ficou de pé dentro de um ônibus, ou trem ou avião, enquanto o veiculo avançava para diante? Você per maneceu parado no lugar? A maioria das pessoas re onhece a futilidade de côrrer para cima e para baixo no corredor de um ônibus ou avião enquanto este se movimenta. Não só é isso esforço desperdiçado, mas você provavelmente perderia o equilíbrio e cairia! Assim, você apenas permanece parado. Mas, ao mesmo tempo, está indo para a frente - e não só isso, como está se deslocando numa velocidade muito maior do que se desembarcasse e tentasse correr em sua própria força.
Como devia o povo de Israel permanecer parado e marchar a um só tempo? Deveriam aquietar-se no que respeita a combater o inimigo - mas deveriam avançar em fé! Esta é a diferença entre a luta da fé e a luta do pecado. Deus nos convida a nos envolvermos na luta da fé. Ele nos adverte contra nos tornarmos envolvidos na luta do pecado
A luta da fé é o empenho para pôr de lado aquele tempo de meditação cada dia para oração e estu do da vida de Cristo, para a comunhão com Ele. A luta do pecado é o empenho para vencer as tenta ções e os pecados, guerrear contra o diabo e seus poderes. Se tentamos combater na luta do pecado, seremos vencidos logo no começo. Efésios 6:12 nos diz que "nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". Se não estamos sequer combatendo carne e sangue, então como podemos lutar? Como se combate um espírito? Há somente uma maneira. Você terá que se valer do auxilio de outro Espírito para realizar o combate por você.
E é isso que Deus prometeu fazer por nós. "O homem não é capaz de salvar-se a si mesmo, mas o Filho de Deus Se empenha em suas batalhas por ele, e o coloca em terreno vantajoso, dando-lhe os atributos divinos." - Ellen G. White, Review And Herald, 8 de fevereiro de 1898.
É verdade que Paulo nos fala em
revestir-nos de toda a armadura de Deus - o que dá a impressão de que vai haver uma luta!
Mas se você examinar a armadura descrita em Efésios 6:11-18, é
armadura para uma guerra de resistência. De fato, é o que o texto diz
repetidamente. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para
poderdes ficar firmes."
"Depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis". Observe que cada item da
armadura de Deus que temos de trajar tem que ver com uma relação de fé com Deus, ou a luta
da fé. É para defesa -
não uma armadura para o ataque. As varias peças representam
verdade, justiça, o evangelho da paz, fé, salvação, oração
e a Palavra de Deus. A pessoa que está assim equipada estará pronta para permanecer inabalável para o combate contra o inimigo -
mas marchar avante num relacionamento de fé e confiança em
Deus.
Não tente avançar, a menos que permaneça firme - você certamente cairia! Não tente permanecer parado sem ir adiante - do contrario terá apenas uma religião passiva que logo se revelará inútil. Permaneça em pé, quieto, e marche para diante. É o único caminho para a vitória!
TESE 87
A vitória real é obter vitória sobre tentar obter vitória.
Josafá acabara de
receber notícia de que o inimigo estava chegando. Em vez de
convocar um conse lho de guerra e ordenar que as tropas se
preparassem imediatamente para um grande ataque, ele fez uma
coisa muito interessante. Você poderá ler a respeito em II Crónicas 20 -
convocou uma reunião de oração!
Durante a reunião de oração, um homem se levantou, movido pelo Espírito de Deus, e sugeriu um plano. Disse às pessoas que deveriam sair para encontrar o inimigo, mas que não precisariam lutar, que o Senhor lutaria por elas. Assim, na manhã seguinte elas se reuniram bem cedo para sair e encontrar o inimigo, e, após uma breve discussão, decidiram enviar o coro à frente de sua companhia, entoando louvores ao Senhor a caminho do campo de batalha.
Que lhe parece ter feito parte daquele coro? Teria sido uma real vitória obter vitória sob tentar obter vitória, não é mesmo? Pode imaginar alguém lá da fileira dos baixos trazendo sob a longa beca um estilingue?
Se você estivesse estado ali naquele dia, seria necessaria muito mais fé para deixar o estilingue em casa e partir em nome do Senhor, cantando louvores a Ele, não é mesmo? Mas de algum modo o povo conseguiu fazer o que Josafá tinha ordenado, e o Senhor obteve uma extraordinaria vitória em Seu favor naquele dia.
Na vida espiritual, igualmente, a vitória é sempre ganha por olhar a Jesus e depender de Seu poder. Nunca é conseguida por tentar combater o pecado e o diabo. Nunca é conseguida por tentar "aju dar" a Deus, permitindo-Lhe fazer parte do trabalho, enquanto nós ficamos de lado, dando estocadas no inimigo. Vitória é um setor de Deus. Pode-se ape nas cooperar mediante a busca de um relacionamento dia a dia com Ele, permitindo-Lhe assim combater o inimigo por nós.
Talvez tenha experimentado praticar o truque do garotinho da escola, de equilibrar uma vassoura na mão. Se olhar para a mão, terá problemas. Mas se concentrar a atenção na vassoura e olhar para ci ma, subitamente se torna fácil.
Quando olhamos para nós próprios, inevitavelmente perdemos a vitória - mas, quando olhamos para Cristo, a vitória vem como resultado. Há um poema que reza mais ou menos assim: "Olhei para Cristo, e a pomba da paz entrou voando. Olhei para a pomba e esta novamente voou para longe."
A maioria de nós tem perdido a vitória, não por falta de nos esforçarmos bastante para consegui-la, mas devido a termos feito esforço demais. Temos estado ocupados com a vitória em si mesma, e, exatamente neste procedimento perdemos aquilo que esperávamos ganhar.
Na vida cristã em crescimento, é possível trabalhar todo o dia para alcançar vitória - mas perdê la; ou olhar para Cristo em lugar de trabalhar na vitória - e ganhá-la.
A
vitória assemelha-se à submissão, pois se baseia em submissão. É tudo ou nada. Não existe vi tória
parcial.
Poderíamos ilustrar
esta verdade empregando um "sismógrafo do pecado".
Primeiro observe o que está à esquerda. Esta é a maneira em que, com frequência, temos procura- do medir a vitória. Suponhamos que no inicio de minha vida cristã eu tivesse um temperamento terrível. Mas eu começo a tentar obter a vitória, e, após as primeiras vezes, nunha explosão de temperamento mede somente nove na escala. Após vários anos de vida cristã, perder o temperamento mede somente seis. Após alguns anos mais de ingentes esforços, a agulha vai até o três. E, pouco antes de morrer, eu amanheço um dia e a agulha nem se mexe. Isto não é vitória!
Em lugar disso, observe a ilustração da direita. Tem só dois números, zero e dez. A qualquer momento que eu dependa de mim mesmo, em lugar de depender de Cristo, tenha eu sido cristão por um dia ou por toda a vida, a agulha se fixará sempre no dez. Sempre que estiver dependendo de Cristo em vez de mim mesmo, seja no primeiro ou no último dia de minha vida cristã, a agulha não irá sequer mexer-se.
O alvo
de Deus para nós é que aprendamos a depender dEle todo o tempo.
É-nos possível, assim como o
foi para Cristo. O Desejado de Todas as
Nações, pág. 508, diz: "Sabia que a vida
de Seus confiantes discípulos seria como
a Sua, uma série de ininterruptas vitórias, que aqui não
pareciam sê-lo, mas reconhecidas como taís no grande porvir."
O que traz as
vitórias ininterruptas? Ser discípulo confiante. E somente ao aprendermos a conhecê-Lo, podemos aprender a nEle confiar todo o
tempo. Quando nEle confiamos e olhamos para Ele, a vitória está assegurada.