A
Biblioteconomia e a Situação Frente as Novas Tecnologias e ao
Novo Usuário *
Luciano Soares
Duarte, CRB 10 / 1331**
* Trabalho apresentado no II Encontro Regional de Estudantes de
Biblioteconomia e Documentação da Região Sul - EREBD/SUL,
promovido pelos Cursos de Biblioteconomia da UFRGS e FURG, Rio
Grande, RS - BRASIL, 04 à 07 de dezembro de 1997.
** Bibliotecário.
Resumo: | Apresenta características da profissão de biblioteconomia, do uso das novas tecnologias e da relação com o usuário. Coloca também, as conseqüências do advento dessas tecnologias na formação do perfil do usuário e profissional da informação. Relata considerações pessoais quanto a situação da formação do estudante de biblioteconomia, atualização dos profissionais e a influência destes na formação crítica do usuário. |
Palavras-Chave: | Bibliotecário/Perfil. Usuário/Perfil. Novas Tecnologias da Informação. Biblioteconomia/Futuro. |
INTRODUÇÃO
A três anos da virada do milênio lutamos para não ficarmos para trás. As novas tecnologias estão a pleno vapor, modificando a rotina do mundo a cada dia que passa. Onde fica o Bibliotecário em relação a essas mudanças. E seu usuário, ou deveríamos chamar de clientes. Mudanças nunca causaram tanto impacto. Desde a revolução industrial, o mundo não sofria um impacto tecnológico tão grande, não podemos negar, estamos na era da informação.
Considerando essas mudanças, qual será o perfil do bibliotecário para o novo milênio? E as tecnologias continuarão mudando? Como o bibliotecário deve enfrentar esta evolução? Qual será o perfil do usuário da informação? São questionamentos que este artigo procurará abordar de maneira sucinta, apesar disso alguns aspectos podem servir de incentivo à reflexões.
AS NOVAS TECNOLOGIAS
Conceituemos aqui novas tecnologias como a união das tecnologias da informática e das comunicações, e seus diversos produtos gerados a partir dessa união. Muitos referenciam-se a essas tecnologias, e principalmente a figura do computador, como sendo a ferramenta de auxílio ao bibliotecário. Ele usará esses recursos para buscar, armazenar, tratar e disseminar a informação, com maior rapidez e precisão.
Outros, dizem que as novas tecnologias são complicadas e só atrapalham. Quem terá a razão? Cada um, do seu ponte de vista, terá razão.
O SERVIÇO DE REFERÊNCIA
O serviço de referência nasceu por volta de 1875 com o crescimento do volume de informações/ conhecimentos gerados, pois já não era possível para uma pessoa deter o conhecimento sobre tudo, nem mesmo dentro de uma única área. RANGANATHAN apud GROGAN (1995, p. 8) proferiu que "já não era mais possível para o estudioso ser seu próprio bibliotecário de referência."
Com a ampliação das fontes de referência e a inserção das novas tecnologias da telemática (telecomunicações e informática) na produção e disseminação destas fontes, ampliou-se a utilização dos novos suportes para armazenamento e distribuição da informação referencial. O bibliotecário precisa conhecer e dominar as tecnologias e aperfeiçoar suas estratégias de localização, seleção, busca e disseminação da informação.
GROGAN (1995) diz que pesquisas mostram que os usuários têm dificuldades em elaborar estratégias de pesquisa. Essa realidade, aliada ao medo que o usuário tem de expor suas dificuldades, idéias e dúvidas, criam barreiras para que ele tenha condições de realizar uma pesquisa satisfatória, com a ajuda do bibliotecário de referência.
A satisfação/insatisfação do usuário depende muito da postura assumida pela biblioteca/centro de informação. O usuário necessita uma busca efetiva de informações atualizadas em um espaço de tempo, cada vez mais curto. Portanto a postura do bibliotecário deve também acompanhar as mudanças e evolução dos seus usuários.
VASCONCELOS (1994) relata que os estudos de avaliação dos serviços de bibliotecas iniciaram na década de 60 e enfocaram principalmente as medidas de recuperação, abrangência de base de dados, capacidade de entrega de documentos e uso dos produtos de informação.
Grande volume de estudos de satisfação da demanda do usuário datam da década de 70 e o elemento comum entre eles é o registro numérico da satisfação ou insatisfação dos usuários e a análise das causas de frustração para obtenção de documentos da biblioteca. O tema satisfação do usuário tem sido uma constante entre bibliotecários e estudantes em muitos congressos e encontros de Biblioteconomia e Ciência da Informação, demonstrando a preocupação em identificar a situação dos serviços prestados nas unidades de informação.
A real satisfação do usuário depende da preocupação em planejar adequadamente os produtos/serviços das unidades de informação, pois "o desempenho eficaz das bibliotecas através da otimização organizacional é fator decisivo para a satisfação da demanda dos usuários e democratização da informação." VASCONCELOS (1994, p.12)
METODOLOGIA
Estudo do tipo exploratório que aborda a satisfação na utilização do serviço de auto-atendimento no Medline.
A população é representada pelo corpo discente e docente da Faculdade de Medicina da UFRGS e corpo de funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), sendo sua amostra do tipo não probabilística acidental, pois foram selecionados os usuários que utilizaram o serviço durante o período de coleta dos dados. Foi utilizado para coleta dos dados um questionário com nove questões, sendo cinco fechadas de escolha simples, duas fechadas de escolha múltipla e duas abertas de opinião.
No estudo piloto, foi aplicado o questionário, a fim de se testar a fidedignidade e os resultados submetidos a dois especialistas (bibliotecário orientador e bibliotecário supervisor), a fim de garantir a validade do mesmo.
O período de coleta foi de treze dias, de vinte e sete de outubro a doze de novembro de 1997, divididos entre os turnos da manhã e tarde.
A média de utilização mensal no serviço de auto-atendimento é de 115 usuários.
Os dados coletados foram analisados e apresentados na forma de tabelas e gráficos, utilizando-se os programas Le Sphinx Plus e Assistente Gráfico do Word for Windows.
ANÁLISE
DOS DADOS
A população deste estudo foi classificada e dividida em alunos de graduação, alunos de pós graduação, professores, médicos-residentes, funcionários e bolsistas. Houve uma predominância de alunos de graduação (58%) no uso do serviço de auto-atendimento do MEDLINE, durante o período da coleta dos dados. Notou-se que os professores e os bolsistas não utilizaram o serviço, o que pode demostrar a pouca ou nenhuma freqüência ao serviço, pelos usuários destas categorias. Os alunos de pós-graduação, os alunos de graduação e os funcionários caracterizam-se por terem recebido orientação do bibliotecário e por continuarem solicitando a intervenção deste ao realizarem suas pesquisas. Já os médicos-residentes caracterizam-se por serem mais auto-suficientes que os anteriores, nas suas pesquisas.
TABELA 1
CATEGORIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO
DE AUTO-ATENDIMENTO DO MEDLINE
Tipo de Usuário |
Qt. cit. | Freqüência |
---|---|---|
Aluno de graduação | 14 | 58% |
Aluno de pós-graduação | 03 | 13% |
Professor | 0 | 0% |
Médico-residente | 05 | 21% |
Funcionário | 02 | 8% |
Bolsista | 0 | 0% |
TOTAL | 24 | 100% |
Todos os respondentes receberam ou utilizaram algum tipo de
subsídio para iniciarem suas pesquisas no MEDLINE. A
orientação do bibliotecário (92%) foi fundamental para o
início da prática de pesquisa. Percebeu-se que uma parte
considerável dos usuários (38%) começaram suas pesquisas no
MEDLINE sozinhos, usando a prática como ferramenta de auxílio.
O que sugere que estes usuários realizam suas pesquisas com um
certo grau de auto-suficiência.
GRÁFICO
1
SUBSÍDIOS QUE OS USUÁRIOS RECEBERAM
PARA UTILIZAR O MEDLINE
Os recursos auxiliares (DeCs, Lista de Assuntos do Medline,
Dicionário Médico, Manual de Utilização do Medline em CD-ROM
e Lista de Periódicos), não são muito utilizados pelos
respondentes. Verificou-se que muitos usuários (42%) desconhecem
ou não utilizam os materiais auxiliares, podemos explicitar isto
ocorre, ou porque realmente não conhecem ou porque não dominam
a sua estrutura ou conteúdo dos materiais. Podemos, então,
sugerir que o nível de conhecimento e utilização dos materiais
auxiliares nas pesquisas no MEDLINE, é relativamente baixo.
GRÁFICO
2
NÍVEL DE CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS AUXILIARES USADOS PARA PESQUISA NO MEDLINE
O método de pesquisa livre, onde a pesquisa é estruturada
através do cruzamento de termos simples, é o mais utilizado
(58%) para realizar a busca na Base. Já o método de pesquisa
estruturada, que consiste em se utilizar o Tesaurus do Medline,
é pouco utilizado.
GRÁFICO
3
ESTRATÉGIA DE PESQUISA
Verificou-se que muitos usuários, buscam suprir suas
dificuldades com o auxílio do bibliotecário, o que se justifica
pelo alto índice de pessoas (92%) que receberam orientação
deste profissional.
GRÁFICO
4
PREFERÊNCIA DOS USUÁRIOS PELO TIPO DE
AUXÍLIO QUANDO ENCONTRAM DIFICULDADES
Os usuários entrevistados demostraram que têm dificuldades ao
utilizar a Base, por falta de conhecimento do sistema ou por não
estarem familiarizados o suficiente com seu funcionamento. Este
fato justifica-se, pois observou-se, que a grande maioria dos
entrevistados desconhece ou não utiliza os materiais auxiliares
para estruturar e realizar suas pesquisas.
GRÁFICO
5
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS
USUÁRIOS DURANTE ÀS PESQUISAS
Apesar de encontrarem dificuldades, os entrevistados consideram
que suas necessidades de informação, geralmente são supridas,
já que uma parte (50%) consideram plenamente satisfatórios e
outra parte (33%) consideram satisfatórias suas últimas
pesquisas na Base.
GRÁFICO
6
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM
RELAÇÃO ÀS ÚLTIMAS PESQUISA REALIZADAS
Alguns entrevistados (4%), consideram que o manual do Medline
não é muito didático, o que não pode ser confirmado, pois o
manual não é muito utilizado para auxílio e compreensão do
sistema e para estruturar as estratégias de busca.
Observou-se que alguns entrevistados expressaram a necessidade de melhorias para o serviço, como implantar rede local na Biblioteca (42%), orientação durante a pesquisa (25%) e a cobrança de uma taxa menor por tempo de pesquisa (13%).
GRÁFICO
7
SUGESTÕES DE MELHORIA PARA O SERVIÇO DE
AUTO-ATENDIMENTO NO MEDLINE
GRÁFICO
8
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM
RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS PARA PESQUISA
CONCLUSÕES
E SUGESTÕES
O estudo pretendeu verificar às dificuldades existentes no uso do serviço de auto-atendimento da Base de dados Medline, destacar estas dificuldades, verificar o conhecimento e utilização dos recursos auxiliares do Medline, assim como identificar o nível de satisfação dos usuários e as sugestões para a melhoria do serviço.
Podemos concluir que os respondentes têm dificuldade em dominar o sistema, o que não dificulta a pesquisa, podendo sim, ocasionar uma queda no nível de aproveitamento das informações recuperadas. Apesar disto, os entrevistados consideram-se satisfeitos com o resultado de suas pesquisas.
Sugere-se que sejam elaboradas novas estratégias em relação ao funcionamento lógico e a estrutura da Base. Percebeu-se que muitos dos entrevistados não dominam o sistema, sendo assim a Biblioteca deve primar pela qualidade das informações que repassa aos seus usuários, pois a qualidade da informação é um dos principais requisitos para a satisfação do usuário. Nestas estratégias devem ser incluídas a análise minuciosa do manual, uma diretriz que regule e garanta a continuidade da revisão e atualização do manual. Talvez deva se pensar em produtos para cada tipo de usuário, como por exemplo manuais para tipos específicos de usuários, como iniciantes, intermediários e experientes, conforme a necessidade de cada perfil.
Os materiais auxiliares são importantes para a compreensão da estrutura da Base e imprescindíveis para a realização de boas pesquisas. Sugere-se que estes materiais sejam massivamente divulgados entre os usuários, tendo um profissional para orientar sobre a utilidade de cada um dos materiais, assim como para solucionar dúvidas que surgirem durante as pesquisas.
Por fim, deseja-se que o processo de avaliação dos serviços das unidades de informação, não fique somente na teoria, que esta prática seja uma constante e que todos os profissionais e estudantes ligados a área da informação tomem consciência de que é necessário primar pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas, unidades de informação e documentação, enfim qualquer instituição que tenha como matéria prima a informação. Espera-se, ainda, que os meios de avaliação sejam utilizados para o fim maior, a qualidade total e a satisfação dos usuários.
User and Database self-attendance Service of Faculdade de Medicina's Library of Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Abstract: | It describes Medline Database self-service of Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED-UFRGS)-Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), trying to identify existing difficulties found by the users in the self-service of the base of data Medline in CD-ROM. Concepts the university library, highlighting its importance for the academic community. It approaches the reference service and the research in databases. |
Key-words: | University library; Library of Medicine; Probation; Medline; Data Bases. |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1 GROGAN, Denis. A Prática do Serviço de Referência. Brasília, Briquet de Lemos, 1995. 196 p.
2 VASCONCELOS, Rosa Maria Araújo de Godoy e. Avaliação dos Serviços Informacionais. In ANAIS do 2º
Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação, 17º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Belo Horizonte, ABMG, 1994. v.1.
ANEXO 1
QUESTIONÁRIO
Prezado Usuário:
Este questionário visa avaliar nosso serviço de auto-atendimento no uso da base de dados Medline. Para que possamos alcançar nossos objetivos, pedimos que responda todas as questões. Sua participação será de grande valia para esta Biblioteca. Não há necessidade de identificação.
A Direção
1) Qual
sua ligação com a UFRGS/HCPA?
( ) Aluno de
Graduação ( )
Aluno de
Pós-Graduação
( ) Professor
( )
Médico-Residente
( )
Funcionário
( )
Bolsista
( ) Outro. Especifique:
.........................................................................
2) Quais
os subsídios que recebeu para utilizar o Medline?
( ) Orientação do
bibliotecário ( )
Manual
( )
Leitura
( )
Praticando
( ) Ajuda dos
colegas ( )
Nenhum
( ) Outro(s). Especifique:
........................................................................
3) Utiliza
os materiais auxiliares citados abaixo? Caso afirmativo, marque
quantas opções forem necessárias.
( ) DeCs - Lista de Assuntos do Lilacs (
) Lista de Periódicos ( ) Dicionário
Médico
( ) Lista de Assuntos do
Medline
( ) Manual de Utilização do Medline em CD-ROM
4) Como
organiza/estrutura a pesquisa (estratégia de busca):
( ) Search (pesquisa livre) ( ) Thesaurus
(pesquisa estruturada)
5) Quando
encontra dificuldades pede auxílio:
( ) Aos funcionários da biblioteca ( )
Aos colegas ( ) Não pede
auxílio ( ) Utiliza o
manual
( ) Outro. Especifique:
...................................................................
6) Define
os resultados das últimas pesquisas como:
( ) Plenamente Satisfatório ( )
Satisfatório ( ) Pouco Satisfatório ( )
Insatisfatório ( ) Sem Opinião Formada
7) Aponte
as principais dificuldades encontradas durante a pesquisa:
( ) Falta de conhecimento do sistema / funcionamento da base
( ) Estruturar a estratégia de
busca ( ) Idioma
da Base
( ) Outra(s). Especifique:
......................................................................
8) Você
acha que os equipamentos disponíveis para pesquisa são:
( ) Plenamente Satisfatório ( )
Satisfatório ( ) Pouco Satisfatório ( )
Insatisfatório ( ) Sem Opinião Formada
9) Indique
melhorias para o serviço de auto-atendimento no Medline.
( ) Base de dados em rede local
(Biblioteca) ( )
Orientação permanente durante a pesquisa
( ) Outra(s). Especifique:
......................................................................
10) Outras
observações:
......................................................................
Atenção:
É
permitida a cópia parcial ou integral deste artigo, desde que
seja citada a fonte e que seus autores sejam referenciados.
Cometários, sugestões e dúvidas, preencha o Livro de Visitas. |
© '1998-2000by Luck |