Caracídeos

 

 

Belonteídeos

Carpas Vivíparas

Ciclídeos

Ciprinídeos

Cobídeos

Peixes - Gato

 

neon.jpg (16466 bytes) Néon (Paracheirodon innesi)

Peixe, proveniente da região do Amazonas, com cerca de 3 cm de comprimento que só se dá bem em grandes cardumes (a partir de 7 animais). Ideal para um pequeno tanque comunitário sem peixes muito grandes. É um peixe muito resistente que ocupa os níveis intermédio e inferior do aquário. Adapta-se facilmente a todas as condições de água.

Comentário: Peixe fácil de manter, muito vivo que se desloca em cardume. Um cardume numeroso faz um efeito lindo num aquário bem plantado.

Temperatura da água: 21-26ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


cardinal.jpg (8760 bytes) Tetra Cardinal (Cheirodon axelrodi)

Este pequeno peixe provém do Rio Negro, Brasil, e atinge cerca de 4 cm. É um dos peixes de água doce mais brilhantemente coloridos, com uma listra azul- eléctrico. A parte inferior, da cabeça à cauda, é de um vermelho- vivo, ao contrário do Néon que só tem metade do corpo vermelho. É um peixe ideal para um aquário comunitário decorativo, tal como o Néon.

Temperatura da água: 23-27ºC comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


Néon - Preto (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

Este pequeno e esguio tetra do Brasil atinge 4cm de comprimento. Pacífico de pouca profundidade tornou-se muito popular e reproduz-se prontamente, se desovar em pequenos grupos. As crias desenvolvem-se com relativa lentidão.

Comentário: Tal como o Néon é um peixe fácil de manter e deve-se formar cardumes.

Temperatura da água: 23-26ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


 limao2.gif (30317 bytes) Tetra - Limão (Hyphessobrycon pulchripinnis)

Peixe da região amazónica que pode atingir 5 cm de comprimento. Este pacífico peixe de água pouco profunda apresenta o aspecto mais atraente à luz difusa. Reproduz-se com relativa facilidade.

Comentário: Peixe de cardume bastante activo e resistente.

Temperatura da água: 23-25ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


olhofogo.jpg (7531 bytes) Olho - de - Fogo (Hemigrammus ocellifer)

Tetra de dimensões médias da Guiana e da região amazónica, que atinge 4,5 cm. É um peixe muito pacífico, ideal para um aquário comunitário. Deve ser mantido em grupos pequenos. Reproduz-se com facilidade.

Temperatura da água: 22-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


santafilomena.jpg (4550 bytes) Tetra Santa Filomena (Moenkhausia santeafilomenae)

São peixes um tanto ou quanto vivos, da região do La Plata da América do Sul, com cerca de 5cm de comprimento que devem ser mantidos em tanques comunitários com muito espaço livre. É um peixe de águas relativamente pouco profundas. Devem ser postos em cardume. Um peixe sem exigências, ideal para quem tem pouca experiência.

Temperatura da água: 21-26ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


diamante.jpg (6183 bytes) Tetra - Diamante (Moenkhausia pittieri)

Este pacífico peixe de água pouco profunda da Venezuela atinge cerca de 6cm. Os machos têm as barbatanas dorsal e anal alongadas, ao contrário da fêmea. A desova não é difícil. Esta espécie é bastante prolífera e os recém- nascidos, nadadores independentes logo à nascença, crescem rapidamente.

Comentário: Aparentemente não muito interessante pela sua coloração. Mas, em condições e luz ideais brilha como um Diamante!

Temperatura da água: 23- 26ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


imperador.jpg (3716 bytes) Tetra - Imperador (Nematobrycon palmeri)

Tetra originário da Colômbia, que atinge 6cm, muito activo. Um aquário com sombras e uma grande quantidade de plantas permite que o peixe se adapte facilmente e apresente todo o seu esplendor. O macho desenvolve um espigão na barbatana caudal e apresenta as barbatanas dorsal e anal desenvolvidas. Reproduz-se com relativa facilidade, à maneira típica dos Caracídeos, mas não é muito prolífico. Os machos costumam brigar, embora sem causar danos. Não é muito sensível ao pH ou à dureza da água.

Temperatura da água: 23- 26ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: aproximadamente 6,5 Dureza da água: 8- 12ºdGH


Piranha (Serrasalmus nattereri)

Peixe proveniente da América do Sul que atinge cerca de 30cm. A Piranha é um predador agressivo e, por esta razão, deve ser colocado num aquário apenas com peixes da mesma espécie e plantas resistentes. O seu corpo pesado termina abruptamente na região anterior em cuja extremidade se encontra uma boca repleta de dentes afiados. Estes peixes devem ser manuseados com muito cuidado para evitar danos e como medida de precaução contra os seus dentes afiados. As Piranhas podem ser alimentadas com pedaços de carne ou peixe, mas precisam de ser treinadas a aceitar comida morta.

Temperatura da água: 24-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 120cm


Tgongo.jpg (3583 bytes) Tetra - do - Congo (Phenacogrammus interruptus)

Peixe proveniente do Zaire, África. Os machos podem atingir os 7 cm, as fêmeas de 5 a 6 cm de comprimento. São peixes pacíficos e calmos, que não apreciam companhias muito agitadas. Os machos têm barbatanas dorsais e caudais alongadas. É aconselhável não coabitarem com peixes roedores da barbatanas (no entanto, são peixes velozes, capazes de se defenderem desses ataques).

Temperatura da água: 24-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: 6,2- 6,8 Dureza da água: 6- 15ºdGH

Paraíso dos Aquários WebMaster: Lugui

1