Peixes - Gato

 

 

Belonteídeos

Caracídeos

Carpas Vivíparas

Ciclídeos

Ciprinídeos

Cobídeos

 

Limpa - Fundos (Corydoras aeneus)

Peixe de 5cm de comprimento. Devem ser mantidos em pequenos grupos( 3 a 5 elementos). Muito eficaz como devorador dos restos de alimentos. São muito pacíficos. Como todos os Coridoras é um habitante do fundo. Existem várias variedades afins, como por exemplo, Coridora Ponteado (Corydoras paleatus).

Comentário: Peixe muito pacífico e muito útil na remoção de detritos do fundo. Torna-se mais activo ao fim do dia.

Temperatura da água: 19-26ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm


Ancistrus (Ancistrus dolichopterus)

Este peixe- gato, originário da América do Sul, que atinge cerca de 12cm é uma das 50 espécies do seu género conhecidas (a identificação de cada uma delas é quase impossível sem se recorrer a uma série de informações científicas). Alimentam-se de algas, um hábito que pode ser bastante útil no aquário para remover o excesso de algas. Apesar de defenderem vigorosamente o seu território dos indivíduos da mesma espécie, estes peixes- gato são em regra pacíficos em relação aos outros peixes. As fêmeas são um pouco mais pequenas, enquanto que os machos desenvolvem "pêlos" na cabeça durante o período de reprodução. A reprodução é fácil em aquário comunitário, os machos são extremosos em relação aos ovos e crias. Adapta-se a várias condições de água.

Temperatura da água: 23-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 80cm pH ideal: 5,8-7,8 Dureza da água: 2-30ºdGH


Limpa - Vidros (Otocinclus affinis)

O indivíduo mais pequeno da família dos Loricarídeos com cerca de 4cm, desempenha uma função importante na remoção das algas verdes que se desenvolvem no aquário. Esta espécie, originária do Brasil, é quase sempre pacífica mas pode colar-se aos flancos dos outros peixes. Este comportamento quase de parasita pode ser desencorajado se forem adicionados a sua dieta complementos vegetais. Os machos são mais esguios do que as fêmeas. Os ovos são depositados nas folhas das plantas.

Temperatura da água: 22- 26ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: 5- 7,5 Dureza da água: 2- 12ºdGH  


Peixe - Vidro (Kryptopterus bicirrhis)

Atingem 10 cm de comprimento. Os Peixes - Vidro são animais de grupo e muito sensíveis; a existência de muitas plantas no seu aquário dá-lhe uma sensação de segurança. Ao contrário da maior parte dos Peixes - Gato esta espécie permanece activa durante o dia.

Temperatura da água: 21-26ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm

Paraíso dos Aquários WebMaster: Lugui

1