Greenpeace
Extinção é para sempre
Campanha Greenpeace Contra o Tráfico de Animais SilvestresÓ
Rua dos Pinheiros, 240 Cj. 12/32 Pinheiros
05422-000 São Paulo/SP
Web Site: www.greenpeace.org.br
E-mail: greenpeace.brazil@dialb.greenpeace.org
Muitas pessoas gostariam de ter um animal silvestre em casa. No entanto, é bom saber o quanto esta "inocente " intenção pode ser ruim.
O comércio e a posse de animais silvestres brasileiros são ILEGAIS. Mas qual o motivo de existir esta lei? Será que existe algum problema em ter um animal silvestre em casa se ele está sendo bem tratado?
Existe sim! Na verdade existem vários problemas.
Todos os seres cumprem papéis importantes no ambiente em que vivem. Todos, em maior ou menor grau, influenciam o meio e interagem com outros seres. Ao retirar um animal de seu habitat, é como se este tivesse morrido.
Ele não mais se alimentará de outros animais e plantas, nem servirá de alimento a outros animais. Ele não poderá mais polinizar plantas ou dispersar sementes. Suas fezes não irão fertilizar o solo. Ele não irá se reproduzir. Ele não será livre!
Tenha certeza: a Natureza precisa muito mais dele do que você.
Outro grande problema refere-se ao tráfico. Para começar, no momento da captura, muitas fêmeas são abatidas - pois os traficantes estão, em geral, interessados apenas nos filhotes. Muitos destes filhotes acabam morrendo porque se machucam ao serem capturados ou porque são pequenos demais para sobreviverem sem mãe.
Depois da captura, os animais são vendidos a intermediários e transportados até o local onde serão revendidos. As condições a que são submetidos são quase inacreditáveis: os animais são escondidos e sufocados em fundos de malas, caixas e tubos de papelão ou sacos. Antes de chegar ao consumidor final, eles freqüentemente sofrem novos maus tratos que lembram as torturas medievais. Unhas e dentes são arrancados, asas e tendões são cortados. Para que pareçam mansos e dóceis, muitas vezes são drogados com tranqüilizantes.
No final, para cada animal vendido, nove outros morreram.
Em sua casa, o "bichinho de estimação" arrancado à força da Natureza poderá vir a ser um problema para você: ele pode se tornar agressivo e transmitir doenças graves. Até hoje pouco se sabe sobre doenças transmitidas por animais silvestres. Tê-los em casa é assumir um risco desnecessário para sua família.
Comprar animais silvestres é ajudar a matá-los.
O tráfico, após o desmatamento, é a maior causa de extinção de espécies. E extinção é para sempre. Na próxima vez em que você encontrar animais silvestres à venda, lembre-se disso. Por tudo isso, pela lei brasileira, o tráfico de animais silvestres é um crime inafiançável.
Um negócio de bilhões
Em todo negócio clandestino, é difícil estabelecer cifras precisas Mas sabe-se que o tráfico internacional de animais silvestres só perde, em faturamento, para o de drogas e de armas. Especialistas dizem que:
E se você tem um animal silvestre em casa?
Se o mal já está feito, não há remédio. Se você já tem um animal silvestre, cuide muito bem dele e não o devolva à Natureza de maneira alguma. Se você o fizer, ele provavelmente irá morrer. Um animal que ficou muito tempo em cativeiro não sabe onde procurar alimento, nem como se defender.
Além disso, a introdução de um animal num lugar ao qual ele não pertence poderá causar desequilíbrio ambiental. A melhor solução para este problema é não causá-lo, evitando comprar animais silvestres.
Animais exóticos
Infelizmente, a lei brasileira é omissa quanto aos animais originários de outros países, os chamados "animais exóticos". Apesar de estarem sujeitos aos mesmos problemas, sua importação e manutenção em cativeiro não é proibida. E mais: há ainda o risco adicional destes animais escaparem e competirem com espécies locais, colocando em risco um delicado equilíbrio entre espécies. Não é aceitável que qualquer animal silvestre seja comercializado e mantido em cativeiro, tenha ele nascido em território brasileiro ou em alguma outra parte do Planeta.
Para que os bichos possam viver na mata
É preciso que haja mais fiscalização, tanto nos locais de captura quanto nos pontos de venda. O Ibama, órgão responsável por esta fiscalização, sofre com a falta de recursos. No Brasil existe, em média, um fiscal para cada 4.250 quilômetros quadrados!!
Outro problema que necessita de maior atenção governamental é o que fazer com os animais apreendidos. São necessárias mais áreas de recepção, triagem e adaptação, para que eles possam ser novamente soltos em seu habitat natural ou receber tratamento profissional. Alguns deles, incapazes de se readaptar à vida silvestre, necessitam de cuidados especiais.
O que você pode fazer?
Animais silvestres:
Não compre. Não transporte.
Não mate.
Denuncie este crime
Extinção é para sempre!
Traga um amigo para o Greenpeace - Tel.: (0800) 11 25 10
Anima | Urgente! | Campanhas | Protestos | Ajude | Links | Leis
Reproduzido de: Greenpeace BrasilÓ