|
SOS - Coonatura
Passados 20 anos, a Coonatura - apesar de a economia brasileira não privilegiar os pequenos - o que dirá os alternativos...-, apesar do pouco estímulo e atenção dados à agricultura fluminense e apesar do próprio movimento ecológico brasileiro não dar muito espaço à Agroecologia, ainda é a maior produtora fluminense deste tipo de alimentos (legumes e verduras orgânicas).
Todas estas dificuldades levaram a Coonatura a uma situação muito delicada, pois no momento em que se dava um salto de crescimento, com a centralização do atacado em um galpão em S.Cristovão, o plano Collor engravidou a crise que hoje coloca a Coonatura sob o sério risco, até mesmo de fechar.
As dificuldades financeiras acabaram impossibilitando que a Coonatura pudesse ter tido assessorias financeira/administrativa e de marketing profissionais, tendo sido então administrada e gerenciada por pessoas altamente idealistas e extremamente dedicadas, mas que não possuíam know-how técnico nas áreas acima citadas.
Hoje, a Coonatura administra uma dívida de cerca de R$ 100.000,00 e dos 5 pontos de venda com que trabalhava, funcionam 3.
Alguns movimentos no sentido de tentar reverter a crise foram tentados:
informatizou-se, atravéz de leasing, todo o trabalho, mas - mais uma vez - as limitações de ordem financeira só permitiram a compra de um software inferior, que gera alguns problemas além de oferecer suporte técnico deficiente. Isso tudo ainda não permitiu o perfeito funcionamento do sistema.
As maiores urgências atualmente são:
Doações para: Associação Harmonia Ambiental - Coonatura - Banco Real, agência 0063 - c/c 02020651.
Correspondência: Rua Newton Prado nº 65, São Cristóvão, Rio de Janeiro, CEP - 20930-440.
|
Créditos
Esta home page foi feita por dois associados da Coonatura, mas está aberta à colaboração de todos os interessados em ecologia, alimentação natural e agricultura orgânica. Se você tem algum texto sobre o assunto e gostaria de vê-lo publicado em nossa página, entre em contato.
Ernani Fornari - autor do livro Dicionário Prático de Ecologia, agricultor orgânico por mais de 15 anos, ex-diretor geral da Coonatura e professor de Yoga, escreveu os textos deste site.
Beatriz Martins - associada da Coonatura desde os tempos do entreposto da Pompeu Loureiro, jornalista, especializada em Internet, desenvolveu esta página e é responsável por sua manutenção.
|