O hyper-texto é uma linguagem muito simples. Um documento de hyper-texto pode ser editado com o mais simples processador de texto que tenha (serve mesmo o velho TeachText, que vem com o Mac). Mas, se o hyper-texto é precisamente isso (texto), como é que tem as figuras, os fundos, etc? Pois bem, é que o html é uma linguagem que diz ao seu browser o que fazer. Se, por exemplo, tem uma chamda a uma fotografia, a fotografia será lida e mostrada no devido local.
Outra particularidade do html é funcionar em qualquer computador. Eu fiz estas páginas num Macintosh, para serem lidas noutro Macintosh, mas também podem ler lidas num PC, numa WorkStation com o Unix, etc. O html é uma linguagem multi-plataforma.
Se tem curiosidade em ver como é o html por dentro, escolha "Document Source" no menu View do Netscape, ou um comando semelhante no browser que estiver a utilizar. Fazendo isto, poderá ver o código desta página.
Para poder ver as páginas WWW precisa, obviamente, de um programa apropriado (browser). Para mim, existem dois programas muito bons para Mac. O primeiro, o mais popular, é o Netscape. O segundo, que tem muito mais qualidade, mas menos funções, é o Cyberdog, da Apple. Ambos os programas são muito bons: além de serem browsers de WWW, permitem fazer downloads por FTP, consultar as news e mesmo ler o mail (embora os leitores de mail e news do Netcape não sejam muito bons). O Cyberdog suporta ainda ligações por telnet, coisa que o Netscape só faz com um programa separado. Aqui estão algumas diferenças entre os dois browsers:
Suporta plug-ins de origem | O suporte de plug-ins ainda está em fase de desenvolvimento, e as versões actuais são muito instáveis. Porém, suportará plug-ins (os mesmos do Netscape) no futuro. |
Não suporta OpenDoc* | Suporta OpenDoc* (aliás, o Cyberdog é um browser completamente baseado em OpenDoc) |
O suporte de Java é lento, instável e tem muitos erros. | Não vem com suporte de Java. Porém, pode puxar o MRJ - MacOS Runtime for Java (www.applejava.apple.com) da Apple, que é um componente OpenDoc que suporta Java, e que permite ao Cyberdog utilizar o Java. O MRJ tem a qualidade habitual do software da Apple, sendo uma opção muito melhor do que o Java do Netscape. Além disso, o MRJ coloca, como sempre, o Mac à frente do Windows, dando-lhe a possibilidade de correr programas em Java numa janela normal, como se fosse um programa de Mac, sem precisar de ter o browser aberto. |
O próprio browser é muito instável, e crasha com frequência, principalmente em Macs não PowerPC (nos velhos 68K). Quando as páginas têm frames, pelo menos na versão 68K, o crash é quase garantido | O browser é extremamente estável, pelo menos nos PowerMacs (PPC). Mesmo em condições críticas, como por exemplo com pouca memória, o Cyberdog aguenta-se bem. Muito raramente tem um problema ou outro nas páginas com frames, mas nada que se compare ao Netscape. Ainda não o consegui experimentar num Mac não PPC, mas parece ser igualmente estável. |
Suporta JavaScript. | Não suporta JavaScript, e penso que não há planos para o suportar num futura próximo. De qualquer maneira, com a difusão de browsers com Java, o JavaScript está a morrer. |
É feito para montes de plataformas ao mesmo tempo. A programação não é, portanto, optimizada para Mac, e a interface não é tão simples ou amigável quanto poderia ser. | É feito pela Apple apenas para Mac. O código é o melhor possível, e a interface é simples, poderosa e bonita. |
As "bookmarks" suportam apenas ficheiros na InterNet. | Os "notebooks" suportam, além dos ficheiros na InterNet, qualquer aplicação que tenha no seu disco ou no disco de um Mac ligado por AppleTalk. Assim, pode lançar uma aplicação a partir do NoteBook do Cyberdog. |
Precisa de montes de memória para funcionar (10 ou 12 megas, sem plug-ins). | Precisa de muito pouca (menos de 2500K) para si próprio. O OpenDoc ocupa um bom bocado, mas pode ser apenas lido quando se abre o Cyberdog. Além disso, qualquer programa que utilize o OpenDoc usa as mesma rotinas, que já foram lidas quando ligou o Cyberdog. Assim, as rotinas do OpenDoc podem ocupar alguns megas de RAM, mas os outros programas (desde que suportem OpenDoc, claro) ocupam muito pouca. |
É mais lento do que o Cyberdog. | É mais rápido do que o Netscape (e muito). |
Mostra apenas os tipos de ficheiros suportados internamente, ou pelos plug-ins. Todos os outros precisam de aplicações externas, e não podem ser vistos na própria janela do browser. | Mostra todos os tipos de ficheiros suportados internamente, mais os plug-ins, quando o software para suportar plug-ins estiver pronto, e aínda qualquer tipo de ficheiro suportado por qualquer componente OpenDoc que tiver no sistema. Como o OpenDoc já vem com componentes Audio e QuickTime, o Cyberdog fica praticamente igual ao Netscape no que respeita a multimedia. |
Mas você já deve estar a pensar neste momento: e a Microsoft? A Microsoft não entra no barulho? Bem, infelizmente, entra. Anda por aí o Microsoft Internet Explorer, se quiser tentar. Mas acho que não vale a pena: primeiro, este browser (pelo menos na versão Windows) já teve (e continua a ter) problemas de segurança MUITO graves, entre os quais a possibilidade de, ao entrar numa página, ficar com o disco completamente formatado, perdendo assim todos os ficheiros que tinha nele. Além disso, é tão ou mais instável que o Netscape, e não traz nada de novo excepto o ActiveX. O ActiveX é uma "tecnologia" (se assim lhe quisermos chamar) desenvolvida pela Microsoft que é uma espécie de OpenDoc. Para a malta do Windows, pode ter alguma utilidade, já que eles não podem utilizar o fabuloso OpenDoc. Mas para nós, utilizadores de Mac, é apenas lixo. Ainda por cima o ActiveX tem montes de problemas de segurança, alguns bem graves. Há ainda programas pequeninos, como o MacWeb ou o NCSA Mosaic.
Voltando aos browser a sério, estar aqui a dizer qual é que deve instalar (o Netscape ou o Cyberdog) é uma tarefa que preferia deixar de lado. Eu tenho os dois no disco. Normalmente uso o Cyberdog, já que é muito mais rápido, não crasha, etc. Se aparecer algum site com plug-ins (tipo shockwave), utilizo o Netscape e penso para mim mesmo quando é que a Apple irá lançar o suporte de plug-ins para o seu cão cyber.
Para ir buscar estes dois browsers, é simples. O Netscape está em http://home.netscape.com. A versão mais recente é a 3.0. Esta versão tem alguns inconvenientes, nomeadamente os requesitos de disco e de memória. Se o seu computador não tiver memória suficiente, pode ficar pela 2.02, que já é muito boa. Entretanto, já está em versão beta (pré-oficial) a versão 4.0.
O Cyberdog está em http://cyberdog.apple.com, dentro da Apple, claro. Puxe a versão 2.0, é a mais recente. O bicho cyber precisa ainda do OpenDoc 1.2, que está em http://opendoc.apple.com.
* O OpenDoc é a implementação de uma tecnologia chamada "software por componentes" no MacOS. A ideia disto é muito simples: em vez de ter, por exemplo, um processador de texto gigantesco, e uma folha de cálculo gigantesca, e um programa gráfico gigantesco, etc. pode ter todo esse software por pequenos componentes. Assim, por exemplo, pode ter um componente de correcção ortográfica, ou de procurar/alterar alguma coisa dentro de texto. Este componente estaria disponível em qualquer aplicação que utilizasse o OpenDoc. Desta maneira, qualquer programa pode verificar a ortografia, procurar/aletrar, etc. sem ser preciso os seus fabricantes implementarem essas funções. Isto ajuda a poupar espaço em disco (especialmente nos dicionários de correcção ortográfica), e trabalho aos programadores, já que não precisam de incluir estas funcões em todos os programas. Além disto, pode, por exemplo, utilizar o corrector ortográfico que quiser em qualquer programa, e não o que vem com o dito programa, que muitas vezes é de fraca qualidade.
O Netscape suporta, a partir da versão 2.0, os chamados plug-ins. O que são plug-ins? São ficheiros que se juntam ao próprio Netscape, e que aumentam o número de funções do programa. Pode encontrar os mais variados plug-ins: para poder ouvir som (som em tempo real, MIDI, etc...) enquanto lê as páginas, plug-ins para poder ter uma parte da página com animação, som e interacção, plug-ins para poder ver na janela do Netscape os mais variados tipos de ficheiros (desde Post-Script, até desenhos de FreeHand), etc, etc, etc... Pode encontrar muitos dos plug-ins para o Netscape na página de plug-ins desta empresa. Recomendo que, no caso de ter memória suficiente, instale pelo menos estes dois:
ShockWave - Permite ter uma parte da janela com uma secção completamente multimedia, ou seja: um mini-programa é carregado para o seu computador, e mostrado na janela do browser. Esse programa pode ter tudo: animação, janelas de texto com elevador, som, pontos onde carregar com o rato, e mesmo jogos! Pode ver também a página de exemplos.
Crescendo (útil apenas para o Netscape 2.0, porque o 3.0 já tem um plug-in equivalente) - Este plug-in serve para poder ouvir um ficheiro MIDI enquanto lê as suas páginas de WWW. Tem um painel de controlo que mostra o tempo, que permite parar a musica, ou puxá-la para a frente ou para trás.
Quer ver a sua página de Bookmarks cada vez que abre o Netscape? Já está farto de ter de andar a passear no interminável menu "Bookmarks"? Então faça assim:
file:///Hard%20Disk/System%20Folder/Preferences/Netscape/bookmarks.html
. Se não vir o dito rectângulo, escolha "Show Location" no menu "Options".
É daqueles que andam sempre a mudar de assinatura? E está farto de a fazer no Eudora, e depois de ter de a copiar para um ficheiro de texto, apagar o anterior, e configurar de novo o Netscape? Pois isso acabou! Agora pode manter a assinatura no Netscape actualizada, editando-a apenas no Eudora! Como? Veja:
E pronto! Agora, cada vez que mudar a assinatura no Eudora, a do Netscape é também actualizada automaticamente!
This page hosted by Get your own Free Home Page