WWW

A WWW (World Wide Web)

Hyper-textoA WWW é o método mais popular de navegar na Internet. Esta visita que está a ver só é possivel graças à WWW. A WWW é uma espécie de revista electrónica interactiva, ou seja: tem texto, tem figuras, pode ter técnicas multimedia (movimento, som, etc) e tem links. Os links são uma das particularidades mais interessantes da WWW. O texto que está a ver chama-se, na realidade Hyper-texto. Porquê Hyper? Porque, se carregar nos links, vai parar a outra página! O hyper-texto faz com que as páginas da WWW estejam todas interligadas entre si. Por exemplo, esta página chama-se visita4.html (o html quer dizer Hyper-text Markup Language). Foi transferida para o seu computador usando o http (hyper-text transfer protocol). Esta página tem links em baixo (no painel de controlo). Se carregar na seta para a direita, será lida a página visita5.html (na realidade a figura é um mapa: as coordenadas dos objectos vêm escritas em HTML, e quando carrega num ponto da figura, o browser vai a esse código ver para qual a nova link a seguir).

O hyper-texto é uma linguagem muito simples. Um documento de hyper-texto pode ser editado com o mais simples processador de texto que tenha (serve mesmo o velho TeachText, que vem com o Mac). Mas, se o hyper-texto é precisamente isso (texto), como é que tem as figuras, os fundos, etc? Pois bem, é que o html é uma linguagem que diz ao seu browser o que fazer. Se, por exemplo, tem uma chamda a uma fotografia, a fotografia será lida e mostrada no devido local.

Outra particularidade do html é funcionar em qualquer computador. Eu fiz estas páginas num Macintosh, para serem lidas noutro Macintosh, mas também podem ler lidas num PC, numa WorkStation com o Unix, etc. O html é uma linguagem multi-plataforma.

Se tem curiosidade em ver como é o html por dentro, escolha "Document Source" no menu View do Netscape, ou um comando semelhante no browser que estiver a utilizar. Fazendo isto, poderá ver o código desta página.

Para poder ver as páginas WWW precisa, obviamente, de um programa apropriado (browser). Para mim, existem dois programas muito bons para Mac. O primeiro, o mais popular, é o Netscape. O segundo, que tem muito mais qualidade, mas menos funções, é o Cyberdog, da Apple. Ambos os programas são muito bons: além de serem browsers de WWW, permitem fazer downloads por FTP, consultar as news e mesmo ler o mail (embora os leitores de mail e news do Netcape não sejam muito bons). O Cyberdog suporta ainda ligações por telnet, coisa que o Netscape só faz com um programa separado. Aqui estão algumas diferenças entre os dois browsers:

Netscape
Cyberdog
Suporta plug-ins de origem O suporte de plug-ins ainda está em fase de desenvolvimento, e as versões actuais são muito instáveis. Porém, suportará plug-ins (os mesmos do Netscape) no futuro.
Não suporta OpenDoc* Suporta OpenDoc* (aliás, o Cyberdog é um browser completamente baseado em OpenDoc)
O suporte de Java é lento, instável e tem muitos erros. Não vem com suporte de Java. Porém, pode puxar o MRJ - MacOS Runtime for Java (www.applejava.apple.com) da Apple, que é um componente OpenDoc que suporta Java, e que permite ao Cyberdog utilizar o Java. O MRJ tem a qualidade habitual do software da Apple, sendo uma opção muito melhor do que o Java do Netscape. Além disso, o MRJ coloca, como sempre, o Mac à frente do Windows, dando-lhe a possibilidade de correr programas em Java numa janela normal, como se fosse um programa de Mac, sem precisar de ter o browser aberto.
O próprio browser é muito instável, e crasha com frequência, principalmente em Macs não PowerPC (nos velhos 68K). Quando as páginas têm frames, pelo menos na versão 68K, o crash é quase garantido O browser é extremamente estável, pelo menos nos PowerMacs (PPC). Mesmo em condições críticas, como por exemplo com pouca memória, o Cyberdog aguenta-se bem. Muito raramente tem um problema ou outro nas páginas com frames, mas nada que se compare ao Netscape. Ainda não o consegui experimentar num Mac não PPC, mas parece ser igualmente estável.
Suporta JavaScript. Não suporta JavaScript, e penso que não há planos para o suportar num futura próximo. De qualquer maneira, com a difusão de browsers com Java, o JavaScript está a morrer.
É feito para montes de plataformas ao mesmo tempo. A programação não é, portanto, optimizada para Mac, e a interface não é tão simples ou amigável quanto poderia ser. É feito pela Apple apenas para Mac. O código é o melhor possível, e a interface é simples, poderosa e bonita.
As "bookmarks" suportam apenas ficheiros na InterNet. Os "notebooks" suportam, além dos ficheiros na InterNet, qualquer aplicação que tenha no seu disco ou no disco de um Mac ligado por AppleTalk. Assim, pode lançar uma aplicação a partir do NoteBook do Cyberdog.
Precisa de montes de memória para funcionar (10 ou 12 megas, sem plug-ins). Precisa de muito pouca (menos de 2500K) para si próprio. O OpenDoc ocupa um bom bocado, mas pode ser apenas lido quando se abre o Cyberdog. Além disso, qualquer programa que utilize o OpenDoc usa as mesma rotinas, que já foram lidas quando ligou o Cyberdog. Assim, as rotinas do OpenDoc podem ocupar alguns megas de RAM, mas os outros programas (desde que suportem OpenDoc, claro) ocupam muito pouca.
É mais lento do que o Cyberdog. É mais rápido do que o Netscape (e muito).
Mostra apenas os tipos de ficheiros suportados internamente, ou pelos plug-ins. Todos os outros precisam de aplicações externas, e não podem ser vistos na própria janela do browser. Mostra todos os tipos de ficheiros suportados internamente, mais os plug-ins, quando o software para suportar plug-ins estiver pronto, e aínda qualquer tipo de ficheiro suportado por qualquer componente OpenDoc que tiver no sistema. Como o OpenDoc já vem com componentes Audio e QuickTime, o Cyberdog fica praticamente igual ao Netscape no que respeita a multimedia.

Mas você já deve estar a pensar neste momento: e a Microsoft? A Microsoft não entra no barulho? Bem, infelizmente, entra. Anda por aí o Microsoft Internet Explorer, se quiser tentar. Mas acho que não vale a pena: primeiro, este browser (pelo menos na versão Windows) já teve (e continua a ter) problemas de segurança MUITO graves, entre os quais a possibilidade de, ao entrar numa página, ficar com o disco completamente formatado, perdendo assim todos os ficheiros que tinha nele. Além disso, é tão ou mais instável que o Netscape, e não traz nada de novo excepto o ActiveX. O ActiveX é uma "tecnologia" (se assim lhe quisermos chamar) desenvolvida pela Microsoft que é uma espécie de OpenDoc. Para a malta do Windows, pode ter alguma utilidade, já que eles não podem utilizar o fabuloso OpenDoc. Mas para nós, utilizadores de Mac, é apenas lixo. Ainda por cima o ActiveX tem montes de problemas de segurança, alguns bem graves. Há ainda programas pequeninos, como o MacWeb ou o NCSA Mosaic.

Voltando aos browser a sério, estar aqui a dizer qual é que deve instalar (o Netscape ou o Cyberdog) é uma tarefa que preferia deixar de lado. Eu tenho os dois no disco. Normalmente uso o Cyberdog, já que é muito mais rápido, não crasha, etc. Se aparecer algum site com plug-ins (tipo shockwave), utilizo o Netscape e penso para mim mesmo quando é que a Apple irá lançar o suporte de plug-ins para o seu cão cyber.

Para ir buscar estes dois browsers, é simples. O Netscape está em http://home.netscape.com. A versão mais recente é a 3.0. Esta versão tem alguns inconvenientes, nomeadamente os requesitos de disco e de memória. Se o seu computador não tiver memória suficiente, pode ficar pela 2.02, que já é muito boa. Entretanto, já está em versão beta (pré-oficial) a versão 4.0.

O Cyberdog está em http://cyberdog.apple.com, dentro da Apple, claro. Puxe a versão 2.0, é a mais recente. O bicho cyber precisa ainda do OpenDoc 1.2, que está em http://opendoc.apple.com.

* O OpenDoc é a implementação de uma tecnologia chamada "software por componentes" no MacOS. A ideia disto é muito simples: em vez de ter, por exemplo, um processador de texto gigantesco, e uma folha de cálculo gigantesca, e um programa gráfico gigantesco, etc. pode ter todo esse software por pequenos componentes. Assim, por exemplo, pode ter um componente de correcção ortográfica, ou de procurar/alterar alguma coisa dentro de texto. Este componente estaria disponível em qualquer aplicação que utilizasse o OpenDoc. Desta maneira, qualquer programa pode verificar a ortografia, procurar/aletrar, etc. sem ser preciso os seus fabricantes implementarem essas funções. Isto ajuda a poupar espaço em disco (especialmente nos dicionários de correcção ortográfica), e trabalho aos programadores, já que não precisam de incluir estas funcões em todos os programas. Além disto, pode, por exemplo, utilizar o corrector ortográfico que quiser em qualquer programa, e não o que vem com o dito programa, que muitas vezes é de fraca qualidade.


Plug-ins

O Netscape suporta, a partir da versão 2.0, os chamados plug-ins. O que são plug-ins? São ficheiros que se juntam ao próprio Netscape, e que aumentam o número de funções do programa. Pode encontrar os mais variados plug-ins: para poder ouvir som (som em tempo real, MIDI, etc...) enquanto lê as páginas, plug-ins para poder ter uma parte da página com animação, som e interacção, plug-ins para poder ver na janela do Netscape os mais variados tipos de ficheiros (desde Post-Script, até desenhos de FreeHand), etc, etc, etc... Pode encontrar muitos dos plug-ins para o Netscape na página de plug-ins desta empresa. Recomendo que, no caso de ter memória suficiente, instale pelo menos estes dois:

ShockWave - Permite ter uma parte da janela com uma secção completamente multimedia, ou seja: um mini-programa é carregado para o seu computador, e mostrado na janela do browser. Esse programa pode ter tudo: animação, janelas de texto com elevador, som, pontos onde carregar com o rato, e mesmo jogos! Pode ver também a página de exemplos.

Crescendo (útil apenas para o Netscape 2.0, porque o 3.0 já tem um plug-in equivalente) - Este plug-in serve para poder ouvir um ficheiro MIDI enquanto lê as suas páginas de WWW. Tem um painel de controlo que mostra o tempo, que permite parar a musica, ou puxá-la para a frente ou para trás.


Truques e dicas

Quer ver a sua página de Bookmarks cada vez que abre o Netscape? Já está farto de ter de andar a passear no interminável menu "Bookmarks"? Então faça assim:

E pronto! Agora, cada vez que abrir o Netscape, ou uma nova janela de browser, a sua página de bookmarks aparecerá imediatamente!


É daqueles que andam sempre a mudar de assinatura? E está farto de a fazer no Eudora, e depois de ter de a copiar para um ficheiro de texto, apagar o anterior, e configurar de novo o Netscape? Pois isso acabou! Agora pode manter a assinatura no Netscape actualizada, editando-a apenas no Eudora! Como? Veja:

E pronto! Agora, cada vez que mudar a assinatura no Eudora, a do Netscape é também actualizada automaticamente!

Painel de Controlo

[ Página anterior | English version | Inicio da visita | Próxima página ]


Esta página foi feita por Miguel Arroz. Se encontrar algum problema, por favor envie-me um email!


This page hosted by Get your own Free Home Page

1