O e-mail
Vamos começar pelo mais básico da INTERNET: o correio electrónico, ou e-mail, como é mais conhecido. O e-mail é um sistema de mensagens que um utilizador manda para outro ou outros utilizadores. É como as cartas, no correio normal, mas tem as vantagens de ser mais rápido, mais seguro, e de poder enviar cópias das mensagens para terceiras pessoas.
Um mail pode ser, por exemplo, uma coisa tipo isto:
From: arroz@ip.pt
To: someone@somewhere.com
Cc: theOtherGuy@whoknows.com
Bcc: theFBI@xfiles.com
Subject: Just a test...
Isto e apenas um teste. Como de costume, tem uma data de paleio que nao interessa a ninguem...
--
Enviado por Miguel Arroz - arroz@ip.pt
Visita a minha homepage em http://geocities.datacellar.net/SiliconValley/3232 |
É de notar que não usei acentos nem Ç no mail. É que os protocolos de transmissão de e-mail ainda não se entendem muito bem nessa coisa dos acentos.
Bem, vamos começar pelo principio: um email tem sempre um cabeçalho. Esse cabeçalho (o header), tem várias indicações, como o remetente da mensagem, ou o seu assunto. Tem também informação sobre o trajecto que a mensagem fez pela InterNet para chegar ao seu computador. Dentro desse cabeçalho temos:
- O campo From. Esse campo indica o endereço de email de quem enviou a mensagem (nas mensagens enviadas por si, será, obviamente, você). Não precisa de se preocupar com este campo: o software de email preenche-o automaticamente.
- O campo To. Este campo é um dos mais importantes num email. Aqui é onde você põe o(s) endereços de mail da(s) pessoa(s) a quem quer enviar o mail. Se quiser que o mail vá para mais de uma pessoa, pode separar os endereços por virgulas, por exemplo "figo@barca.es, vitor.baia@barca.es, fernando.couto@barca.es".
- O campo Cc (carbon copy). Aqui pode introduzir os emails da(s) pessoa(s) a quem quiser enviar uma cópia exacta do mail. Nunca percebi muito bem a diferença entre o campo Cc e o campo To, já que o resultado é igual. Pode, por exemplo, pôr os emails dos receptores principais (quem está realmente interessado no assunto, seja ele qual for) no campo To, e os emails dos receptores secundários (os que se poderão interessar pelo mesmo assunto, ou que estão a seguir uma discussão, ou outra coisa qualquer) no campo Cc.
- O campo Bcc (Blinded carbon copy - acho eu). Se quiser enviar a cópia do email a alguém, mas sem que os outros receptores saibam (os do campo To e Cc), este é o espaço que deve utilizar. É util para, por exempo, mandar um mail a mandar vir com alguém, e uma Bcc para outra pessoa que também não goste do tipo para ela poder seguir a conversa, ou para manter uma mail-list, tal como eu mantenho a minha. Neste caso, os receptores da mail-list não recebem a lista de endereços (que por vezes é enorme) de todos os receptores.
- O campo Subject. Este campo é o assunto da mensagem. Pode utilizá-lo para dar ao receptor uma ideia do que é o mail, antes de o ler.
Bem, o cabeçalho acabou. A seguir temos a prórpia mensagem, que pode ter o texto que quiser. No fim, há a assinatura. A assinatura é um grupo de linhas (não mais do que 4 - fica demasiado grande) que o programa de email pode acrescentar automaticamente ao fim de cada email, e que você pode editar e escrever lá o que quiser. Normalmente as assinaturas contêm o nome todo, o email e a homepage (se existir) do remetente. Poderá ainda ter uma citação - uma tradição da InterNet, que sempre existiu e sempre existirá (espero eu).
Os endereços das pessoas são contruídos assim: imagine o email mulder@mail.xfiles.pt. A parte à esquerda do @ é o nome com que nos registamos no ISP. Ou seja, o ISP, na altura de inscrição, pede-nos um "username", que é esse. A parte à direita do @ é que é mais complicado. Neste caso, quer dizer que a pessoa tem a conta de email num computador chamado mail, que está num domínio chamado xfiles, que está em Portugal (pt). Ou seja, temos toda a hierarquia de computadores e domínios, do menor para o maior, da esquerda para a direita.
Num mail, pode ainda incluir ficheiros e programas. Para isso, basta escolher o comando Attach Document do menu Message no Eudora. O ficheiro será enviado, numa codificação chamada MIME. Neste formato, pode enviar ficheiros sem ser codificados, pois o resource fork não se perde (ver página sobre descodificação). Claro que o receptor tem de ter um programa que leia MIME, por exemplo o Eudora ou o Netscape.
Em Mac, para ler e enviar e-mail, aconselho o Eudora. É um programa espectacular. Há duas versões: uma freeware e uma comercial. A freeware serve perfeitamente, mas a comercial tem mais funções. Pode fazer o download da versão freeware (o endereço está no fim da página), ler os ficheiros, e decidir se quer comprar ou não a outra.
Na configuração, não é preciso saber muito. Basta o seu endereço de mail, o POP server, o SMTP server e a sua password. Normalmente, basta isto. O POP server é o servidor onde está o seu mail. Quando o Eudora vai ver se há mail, liga-se a este servidor. O SMTP server é o computador utilizado para o envio de mail. ATENÇÃO: O POP server e o SMTP server podem ser o mesmo computador. Depois, é só meter estes valores no Eudora. Vamos então à congiguração passo a passo:
- Escolha o comando Settings... no menu Special. Aparecerá a seguinte janela:
- Selecione a primeira opção, na coluna da esquera, se não estiver já. Para isso, carregue em "Getting Started".
- Introduza, no campo POP account, o endereço da sua conta. Por exemplo, se o username (pode não ser igual ao do seu email) é ip000000, e o servidor é mail2.ip.pt, introduza ip000000@mail2.ip.pt. Deverá portanto introduzir o seu username, um @ e o server de mail (o chamado POP server).
- No campo Real Name, escreva o seu nome ou alcunha (no caso do nome, basta o primeiro e o último).
- Escolha a opcção TCP/IP no método da ligação, e desactive a opção Offline, no caso de estar activa.
- Carregue, de seguida, no segundo item da coluna da esquerda, o "Personal Information". A janela tornar-se-á semelhante a esta:
- Se o seu email for diferente do seu username da POP account (por exemplo, a sua POP account pode ser ip000000@mail2.ip.pt, e o seu email arroz@ip.pt) introduza o seu email (o endereço para onde as outras pessoas devem enviar mensagens dirigidas a si) no campo Return Address. Se a POP account (incluíndo o texto à direita do @) for exactamente igual ao seu email, não meta nada no Return Address.
- Escolha o terceiro item da coluna da esquerda, "Hosts". A janela mudará para isto:
- No campo SMTP, introduza o endereço do servidor SMTP, que é o servidor que o Eudora utilizará para enviar mails. Em alguns ISPs, como na IP, o SMTP server e o POP server poderão ser os mesmos.
- Escolha o quarto item da coluna, "Checking Mail". A janela mudará:
- Aqui pode alterar algumas opções interessantes. A primeira é no campo "Check for mail every x minutes". Se quiser que o Eudora verifique se tem mail novo de certo em certo tempo, basta activar a respectiva "checkbox", e introduzir um valor em minutos. A segunda opção importante é o "Save Password". Com esta opção, pode dizer ao Eudora para decorar a password da sua conta, assim só a tem de introduzir na primeira vez. MAS ATENÇÃO! Neste caso, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador pode ver o seu mail. Por isso, active esta opção apenas se desejar e se tem a certeza que o seu computador é inacessível a outras pessoas.
Pode percorrer as opções do Eudora, e pô-las à medida dos seus gostos. Para verificar se está tudo bem, abra primeiro uma ligação à rede (se é por modem, abra no PPP, se for directo, não precisa de fazer nada) e escolha Check Mail. O Eudora pede-lhe a password e regista-a ou não, conforme deixou o Save Password. A seguir, liga-se ao POP server, e verifica se há mensagens para si. Se houver, transfere-as. Para enviar mail, escolha New Mail..., ponha o endereço da pessoa a quem quer mandar no To:, ponha um subject qualquer, e escreva a mensagem. A seguir envie. Pode mandar uma mensagem para si mesmo, para testar. Ponha o seu próprio endereço no To:, escreva uma mensagem de teste, e envie. Passado cerca de um minuto, escolha Check Mail, e, se tudo correr bem, a sua mensagem lá está!
Não vou dizer muito mais sobre o Eudora, porque tem um manual espectacular e um auxiliar por balões impressionante!
O Eudora tem um site próprio, o http://www.eudora.com. Pode lá ir buscar as versões freeware, assim como os updaters da versão comercial. A versão freeware mais recente é a 3.1.
[ Página anterior | English version | Inicio da visita | Próxima página ]
Esta página foi feita por Miguel Arroz. Se encontrar algum problema, por favor envie-me um email!
This page hosted by Get your own Free Home Page