OS DEZ MANDAMENTOS ANTI-TRANCAMENTO DO WINDOWS


Para as versões Win3.x, Win95 e Win98


Read in English

Ir Para o Fim

PRIMEIRO
Não Permanecerás Em Longas Sessões de Windows
|Cool Boot |Maus Programas |Destrancando |Recursos Iniciais |Memória |Recursos Críticos |

SEGUNDO
Não Deixarás Arquivos Fragmentados Em seu Disco Rígido

TERCEIRO
Abrirás O Mínimo De Aplicativos Necessários Ao Seu Trabalho

QUARTO
Minimizarás Todas Os Aplicativos Abertos

QUINTO
Não Usarás Alt -Tab Para Selecionar Entre Aplicativos Abertos

SEXTO
Usarás O Mouse Com Cuidado

SÉTIMO
Evitarás Brincadeiras de Tela

OITAVO
Não Manterás Abertos Aplicativos Pesados Esperando Uso Posterior

NONO
Evitarás Alarmes, Avisos Na Tela, E Agendadores De Tarefas

DÉCIMO
Usarás Antivirus De Boa Qualidade

PRIMEIRO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Não permaneça em longas sessões de Windows .

"Sessão" é o período de tempo entre entrar no Windows e sair do mesmo.

"Longa" significa mais de 2 horas de atividade humana ininterrupta operando vários aplicativos diferentes.
Por Exemplo:
Para um único aplicativo como o MS Word, a sessão pode ser prolongada muito além de 2 horas, se apenas estiver sendo digitado texto .
Contudo, se estiverem sendo inseridas muitas figuras em vários documentos, que somem grande número de páginas, 2 horas talvez seja demais.
Para vários aplicativos diferentes como o MS Word e o MS Excel e sabe-lá-mais-o-que, estiver sendo operados ao mesmo tempo, uma sessão de 2 horas, sem trancamento, pode ser uma afortunada sessão, dependendo de outros fatores explicados abaixo.

COOL-BOOT

Para minimizar trancamentos por falta de recursos, execute com frequência, um rápido "Cool-Boot" (Reinício da sessão Win95/98) por meio da dica não documentada abaixo explicada.
O sistema descarregará da memória apenas o Win95/98 que retorna de novo e com toda sua capacidade de desempenho renovada para uma nova sessão.

  1. Salve seu trabalho e feche todos os aplicativos.
  2. Clicar o botão Iniciar / Desligar como para sair do Win95/98
  3. Clicar o botão de opção "Reiniciar o computador"
  4. Teclar e manter pressionada a tecla Shift
  5. Clicar o botão "Sim" e somente soltar a tecla Shift quando aparecer uma tela preta com a mensagem "O Windows está reiniciando..."

Se uma dada sessão do Windows estiver muito instável, pode acontecer do computador reiniciar normalmente, como usual, ou até, embora raramente, vir a trancar. Trancamentos sistemáticos devido ao comando "cool boot" é um sinal de que o Windows não foi instalado corretamente ou não está adequadamente configurado.

Execute um cool-boot sempre que terminar um trabalho demorado qualquer que seja sua complexidade ou um trabalho de curta duração que seja complexo (Demasiados aplicativos abertos e / ou um aplicativo pesado com grandes arquivos de trabalho criados pelo usuário).

Sempre execute um cool-boot antes de se conectar a qualquer rede e obviamente antes de se conectar a um provedor Internet.

Quem executar cool-boot diversas vezes por dia não fica livre de trancamento devido a programas que se comportam mal quando carregados mas, certamente terá muito menos trancamentos por falta de recursos do sistema

PROGRAMAS MAL COMPORTADOS
Se um programador, ao montar um programa, não seguir as regras, o programa pode se comportar de modo a não ser inteiramente compreendido pelo sistema, causando trancamentos frequentes.
Mas, nem sempre. Podem ocorrer sinais como queda no desempenho ou o ponteiro do mouse assumir aspectos não esperados ou outros sintomas na tela enquanto está sendo executado e até mesmo depois de se ter conseguido fechá-lo de alguma maneira.
Quando isto acontece salve seu trabalho, feche todos os aplicativos e execute um cool-boot como explicado acima. Em seguida retorne ao seu trabalho.

SE O SISTEMA TRANCAR
No Win95/98 se um programa mal comportado ou a falta de recursos ou qualquer coisa trancar o sistema, tecle simultaneamente Ctrl Alt Del.
Uma janela deverá aparecer (nem sempre) onde voce deve verificar quais os programas que têm entre parêntesis o comentário: "...não está respondendo".
Selecionar cada um deles, clicar o botão "Finalizar Tarefa" e esperar (às vezes, bastante tempo) uma segunda janela de confirmação a qual se deve confirmar.

A partir daí, mesmo que o sistema apareça estar normal quanto aos outros aplicativos abertos, é ALTAMENTE recomendável, salvar o que for possível, desconectar se estiver conectado a alguma rede e executar um cool-boot antes de continuar seu trabalho.

Se não houver um reinício completo após teclar simultaneamente Ctrl Alt Del, várias vezes, a única maneira de sair é pressionar o botão "RESET" ou na falta deste botão no equipamento, desligar a chave de corrente elétrica, esperar alguns segundos e ligar de novo.

PERCENTUAIS INICIAIS DOS RECURSOS DE SISTEMA
Quando o Win95/98 retorna, após um cool-boot , todos os seus usuais níveis iniciais de recursos do sistema estarão restaurados.
Estes níveis variam de sessão para sessão, de equipamento para equipamento e com a quantidade de programas que são carregados na memória na inicialização do Win95/98. Um grande número de ícones na Área de Controle (Extremo direito da Barra de Tarefas), quando o Win95/98 é aberto, reduz drasticamente estes níveis iniciais de recursos do sistema.

Níveis Iniciais Ótimos:

Recursos User
(Recursos do Usuário: Mouse, teclado, antivirus etc.).......De 90 a 95%

Recursos Kernel
(Recursos internos do Win95/98) ......................................De 90 a 95%

Recursos GDI
(Recursos Gráficos: Graphics Display Interface).................De 95 a 98%

O complemento para 100% é usado pelo próprio Win95/98 e programas carregados ao iniciar a sessão.

A opção Painel de Controle / Sistema / Desempenho exibirá como "Recursos do sistema" o menor dos valores acima num dado instante nas sessões do Win95/98.
No Win95/98 existe um pequeno utilitário que exibe cada um dos recursos separadamente e que pode ser inserido na Área de Controle (Extremo direito da Barra de Tarefas), para consulta a qualquer momento. Este utilitário, chamado de "Medidor de Recursos", pode ser inserido executando-se Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramenta de Sistemas / Medidor de Recursos.
O próprio Medidor de Recursos também consume alguns recursos, mas que justificam sua inserção na Barra de Tarefas, por permitir uma monitoração contínua do estado dos recursos de sistema, enquanto se trabalha no Win95/98.
Para usuários do Win3.xx a menor percentagem, dentre as acima apresentadas de "Recursos do sistema", poderá ser exibida clicando-se o (help) ? / Sobre, ou do Gerenciador de Programas ou do Gerenciador de Arquivos.

Como regra de polegar, execute um cool-boot , depois de salvar seu trabalho e fechar todos os aplicativos, sempre que este valor se aproximar de 30% para o Win95/98 e 35% para o Win3.xx. Em seguida retorne ao seu trabalho.

O Win3.xx não tem cool-boot: salvar seu trabalho, fechar todos os aplicativos, sair normalmente (Arquivo / Sair) do Win3.xx. Retornar ao Win3.xx digitando WIN na linha de comando do DOS e teclando Enter em seguida.
Ao sair do Win3.xx não clicar o ícone "Ir para o DOS" nem as teclas Ctrl Alt Del.

RECURSOS DO SISTEMA E MEMÓRIA FÍSICA
Recursos do sistema não têm nada a ver com a quantidade de memória física instalada, embora a falta de recursos possa restringir o uso de certas áreas da memória, produzindo eventualmente mensagens de "Falta de Memória", em computadores com memória insuficiente.
"RECURSOS DE SISTEMA" são pequenas áreas específicas da memória (Apenas 64 Kb para Win3.1x e 128 Kb para o Win95/98) que são críticas para o funcionamento do Windows. Não se deve confundir com "USO DO SISTEMA" que se refere a que componentes e periféricos (impressora, modem etc.) estão sendo usados num dado instante.

O Windows não restaura eficientemente a quantidade de recursos usados para executar programas depois que estes são fechados (descarregados da memória).
Parte destes recursos permanecem indisponíveis para o resto da sessão. Se se continua a trabalhar na mesma sessão, depois de algum tempo, os recursos atingem níveis mínimos e assim o sistema tranca, independentemente da quantidade de memória instalada ou da capacidade de espaço em disco ou de quaisquer outros meios disponíveis no micro

PERCENTUAIS CRÍTICOS DOS RECURSOS DE SISTEMA
Se todos os programas carregados na memória estão se comportando bem, o Win95/98 não trancará apenas quando os recursos estiverem totalmente utilizados. O Win95/98 já correrá perigo de trancamento sempre que a disponibilidade de

Recursos User diminui para a marca de 30% ou

Recursos Kernel diminui para a marca de 30% ou

Recursos GDI diminui para a marca de 15%.

A que for atingida primeiro, poderá provocar trancamento por falta de recursos.

Estes valores são aproximados e coletados na prática com o Win95/98 até agora pelo autor.

No Win95/98, se de alguma maneira, se chegar a obter níveis mais baixos que os acima indicados, pode-se (ou não) obter-se uma mensagem avisando para se fechar alguns aplicativos por falta de recursos, ou o sistema trancará.
Contudo, este aviso não é confiável e frequentemente o Windows tranca antes desta mensagem de aviso ter chance de ser exibida.

Valores para Win3.xx são: User=35% e GDI= 20%. (Win3.xx não tem Recursos Kernel).

Observe que quanto maiores forem estes níveis críticos pior é a situação, portanto os Recursos User e Kernel são os mais críticos. Os Recursos User e GDI (gráficos) podem ser economizados, seguindo-se estes mandamentos mas, os Recursos Kernel dependem inteiramente dos controles internos da máquina de software do Windows.

SEGUNDO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Execute o utilitário Defrag o mais frequentemente possível

Arquivos fragmentados no disco rígido reduzem sua velocidade de acesso. Esta situação pode corromper tanto os arquivos fragmentados quanto quaisquer outros e contribuir para trancamentos do sistema.
Se executado todo dia, no modo "Desfragmentação completa" sua duração é de apenas poucos minutos. (O utilitário Norton Speed Disk é melhor).

Recomenda-se executar o utilitário Defrag ou o Norton Speed Disk, pelo menos uma vez por semana, para computadores que operam sessões de no mínimo 2 horas por dia ou duas vezes por semana para aqueles que são conectados regularmente à Internet.

Se usar o Defrag ou o Norton Speed Disk estes executam uma varredura prévia para verificar pequenos erros do sistema de arquivos e avisa para que seja executado o Scandisk ou o Norton Disk Doctor se encontrar estes tipos de erro.
Contudo o Defrag e o Speed Disk não fazem pesquisa de defeitos físicos na superfície do disco rígido que o Scandisk e o Disk Doctor fazem.

Portanto, execute o Scandisk (ou o Norton Disk Doctor) sempre que recomendado pelo Defrag (ou pelo Norton Speed Disk) e pelo menos uma vez a cada 2 meses para verificar falhas na superfície magnética, que devem ser marcadas como "bad" para evitar futuro uso , em todos os discos rígidos do computador.

OBSERVAÇÃO: O surgimento de áreas consideradas ruins em disquetes é um mau sinal de que o disquete vai apresentar outros defeitos e seus arquivos devem se transferidos para um disquete novo. O surgimento em discos rígidos é um forte sinal de que está na hora de trocá-lo. Não espere muito.

Os utilitários Defrag e Scandisk podem ser executados a partir de Iniciar / Programas / Acessorios / Ferramentas de Sistema no Win95/98.

TERCEIRO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Sempre trabalhe com o mínimo de aplicativos e janelas abertos.

Também, dentro de cada aplicativo mantenha abertas apenas as janelas de documentos, planilhas, imagens etc. com as quais está realmente trabalhando.

Cada aplicativo consome em média cerca de 3% de recursos quando abertas, dependendo do seu tipo e exige mais de acordo com as operações realizadas.
Portanto, uma dúzia de aplicativos, carregados na memória, que o usuário não se importa em fechar, enquanto trabalha em apenas um, estão desnecessariamente consumindo cerca de 30% de escassos recursos.

Lembre-se de que screensavers, relógios, alarmes, som em background e facilidades similares do usuário (dificuldades para o sistema) contam como programas (aplicativos) abertos.

QUARTO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Minimize todos os aplicativos em que não está trabalhando no momento mas, precisa que estejam abertos.

Janelas maximizadas (ou de tamanho restaurado) consomem mais recursos do que janelas minimizadas. Se os aplicativos abertos estão minimizados, um número maior de aplicativos pode ser aberto sem que ocorra um trancamento.

QUINTO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Não use Alt Tab para selecionar entre aplicativos abertos.
Se voce está acostumado a usar Alt Tab para mudar de aplicativo, mantenha as janelas dos aplicativos minimizadas e então use Alt Tab mas, lembre-se de minimizar, quando terminar de trabalhar numa janela ao invés de usar Alt Tab de novo.
O Uso irrestrito de Alt-Tab "des-minimiza" aplicativos minimizados o que contraria o Quarto Mandamento.

É preferível não usar Alt Tab de modo algum. No Win95/98, tente acostumar-se a minimizar um aplicativo antes de ativar o próximo procurando-o na Barra de Tarefas. Esta barra foi projetada para este modo mais seguro de operar, permitindo verificar quais os aplicativos que estão abertos, incluindo os que se encontram minimizados.

No Win3.xx, sempre deixe uma faixa estreita sob as janelas dos aplicativos (inclusive a janela do Gerenciador de Programas) de modo a se poder, a qualquer momento, verificar quais aplicativos estão minimizados na área de trabalho e proceda como indicado acima para o Win95/98.

SEXTO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Usarás O Mouse Com Cuidado

Procure acostumar-se a mover o mouse mais lentamente pela tela, dar mais tempo entre cliques que desencadeiam ações, arrastar objetos cuidadosamente e não clicar nada quando notar que o disco rígido está numa grande atividade por conta própria.

SÉTIMO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Evite papel de parede, padrões de segundo plano,
mouses animados e curiosidades semelhantes.

Cores agradáveis da área de trabalho e leves screensavers (como os default do Windows) são aceitáveis mas, screensavers pesados e geralmente muito elaborados devem ser evitados.

OITAVO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Não mantenha aplicativos pesados abertos, esperando usá-los posteriormente
Agendas, aplicativos CAD e outros similares, muito elaborados, são consumidoras vorazes de recursos .
Abra-os quando precisar e os feche antes de abrir outros aplicativos.

NONO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Evite softwares em background.
O relógio na Área de Controle (Extremo direito da Barra de Tarefas) no Win95/98 é aceitável mas não alarmes e agendadores de tarefas que ficam residentes na memória. No Win3.xx evite relógios e alarmes.

Softwares de pré-programação de eventos como de lançamento (abertura) de um dado software ou de exibição de janelas de avisos a um determinado instante podem entrar em ação num momento infeliz de atividade da CPU e trancar seu sistema.

Outros grandes consumidores de recursos são os aplicativos do tipo Post-it que permitem encher a tela com lembretes elaborados pelo operador.

DÉCIMO MANDAMENTO ANTI-TRANCAMENTO

Use um antivirus tradicional.
Nunca tente um novo antivirus sem aconselhamento adequado. Softwares antivirus residentes têm que ser de muito boa qualidade a fim de poupar recursos e ser compatível com os requisitos dos sistema, do contrário eles podem ser responsáveis por frequentes trancamentos.

Nunca use de cada vez mais de um antivirus residente (ativo na memória e não apenas armazenado no disco rígido). Sempre desinstale o anterior antes de instalar um novo para evitar ocorrência de falsos alarmes devido à interferência mútua.

Se constatar um virus em seu micro, desligue o micro no seu interruptor de eletricidade e procure aconselhamento para remover o mesmo, caso não esteja familiarizado com esta operação.

Nunca continue a trabalhar com um micro infectado, pois além de poderem causar frequentes trancamentos, mais cedo ou mais tarde, fatalmente causarão perda de todos seus arquivos no disco rigido.

Veja também " OS DEZ MANDAMENTOS DA SEGURANÇA ANTI-VIRUS"

Visitas desde setembro de 1998


Assine o Livro de Visitas

Veja o Livro de Visitas

Esta página é patrocinada por Geocities


Obtenha gratuitamente um lugar para sua homepage.

Atualização: Jan/2000 por Gabriel de Almeida, Consultor Senior de Informática.
gab@pobox.com

.

1