RESTAURAÇÃO DO PLAYFIELD
PÁGINA 7
Gemini Home Volta ao índice Primeira página da seção Página anterior Próxima página Última página da seção
RESTAURAÇÃO DE OUTRAS ÁREAS - LIMPEZA E PREPARAÇÃO

Como foi dito anteriormente, todos os reparos no playfield foram feitos simultâneamente, como pode ser perceber nas fotos abaixo que mostram a aplicação de massa toda feita de uma vez, também todo lixamento.
Massa aplicada em todos os trechos necessários
Todos os trechos lixados
Sendo assim acompanharemos a restauração do restante das áreas danificadas como um conjunto, para ilustrar exatamente qual foi o ritmo da restauração.

As fotos seguintes mostram áreas próximas aos bumpers, que foram desgastadas pelos inúmeros impactos recebidos. Este é um problema bastante comum.
Área desgastada próxima ao bumper esquerdo
Área desgastada próxima ao bumper direito

Da mesma forma que foi descrito nas seções anteriores, a área a ser restaurada deve ser bem limpa, podendo até ser raspada com um estilete, de modo a não ficar nenhum pedaço solto, nem resíduos de borracha ou outras impurezas. O aspecto das áreas após a limpeza é mostrado abaixo.
Área do bumper esquerdo preparada
Área do bumper direito preparada
Outro trecho a ser reparado é o final do corredo direito (solta bola), onde o freqüente impacto da bola com o alvo causou um desgaste profundo.

A foto foi tirada antes da completa desmontagem e limpeza do playfield. Note as marcas de sujeira deixadas pela bola. O CIF praticamente limpou tudo e o que sobrou foi arrancado com a manta abrasiva da 3M.

Desgaste no final do corredor direito
Pressionando a superfície para avaliar o descolamento.
O defeito próximo ao bumper esquerdo é um pouco mais sério, pois apresenta um "estufamento". Isto indica que a camada superior do compensado "descolou" do resto da madeira.

Podemos perceber isso ao pressionar a área em questão.

Se não tratado o trecho começará a se delaminar em breve, dificultando a restauração.
Essa camada solta tem que ser colada novamente na madeira, caso contrário poderá apresentar problemas mais sérios no futuro.

Como não há nenhuma fissura ou rachadura aberta, tive que abrir um corte na madeira, por onde irá entrar a "cola".
Abrindo um corte para a entrada de cola
Aplicando o verniz como cola
Novamente usei como "cola" o verniz Copal, levemente diluído em aguarraz. Da mesma forma que fizemos com o delaminado, foi só tocar o pincel encharcado na abertura que a madeira "chupou" a mistura.

Cerca de 3 a 4 gotas foram o suficiente. Pra ajudar também levantei um pouco a madeira com o estilete, tomando cuidado para não quebrar.
Agora aplicamos pressão sobre a superfície a fim de garantir uma boa aderência. Usei novamente o esquema da lata de tinta equilibrada sobre uma bateria de 9 volts (pode ser qualquer outra coisa) concentrando assim todo peso em uma pequena área.
Um pequeno pedaço de papel manteiga foi colocado para evitar que o conjunto grude no playfield. Depois é mais fácil e seguro descolar o papel do que a bateria. Deixe secar bem.
Aplicando pressão sobre a área colada


PÁGINA 7
Gemini Home Volta ao índice Primeira página da seção Página anterior Próxima página Última página da seção

Esta página está otimizada para o modo hi-color 800x600 ou mais.

1